Cachoeira do Rio Vermelho-Sto. Amaro da Imperatriz

Viagem feita em fevereiro 2022

#shortpost

A Cachoeira do Rio Vermelho, junto com o Morro do Cambirela são os atrativos naturais mais conhecidos dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que fica em Santo Amaro da Imperatriz.

Na ocasião que visitamos o parque, em fevereiro de 2022 todos desaconselharam fazer a subida ao Morro do Cambirela pela grande incidência de cobras e também por causa do calor na região.

Um calor abafado, sufocante e que tornaria a subida muito mais penosa. 

Nós fizemos a visita com o Nilton que é da Apuama Rafting , uma das operadoras locais.

Fomos com o carro dele e deixamos o nosso no estacionamento da agência, apesar da nossa hospedagem ficar no meio do caminho, pois precisávamos preencher a ficha para o passeio. 

O maior percurso, como ele mesmo disse, foi feito de carro. Imaginei na ocasião que foi bom não termos ido com nosso veículo próprio, porque a estrada não é tão boa quando chega no finalzinho, quase chegando na cachoeira. 

Depois do ponto onde deixamos o carro devemos caminhar cerca de 2 Km.

A trilha tem bastante subida e descida e é bastante acidentada, não sendo acessível de forma nenhuma para cadeirantes ou para quem tem algum problema na locomoção de alguma forma  ou dependa de muletas.

Demos muita sorte nessa nossa visita, pois decidimos fazer a trilha numa sexta-feira para escapar do feriado prolongado do Carnaval, que iniciaria no dia seguinte.

 Resultado: estivemos só nós dois mais o guia na cachoeira, sendo que durante o final de semana (estávamos hospedados no caminho para cachoeira, como eu já citei) vimos formando fila de carro subindo e descendo para a visitação ao local tão famoso.

 Escapamos da horda de visitantes e tivemos a cachoeira e o poço inteirinhos somente para a gente no horário e no tempo que quisemos. 

Se você tiver essa disponibilidade, fica a dica aqui. Procure visitar os lugares mais concorridos durante a semana. 

Cachoeira com aproximadamente 70 m de altura cai formando um poço grande, com águas escuras.

A visão frontal da Cachoeira do Rio Vermelho, em Santo Amaro da Imperatriz-SC

A primeira cachoeira é imensa: tem 70m de altura aproximadamente e forma um poço muito grande e fundo.

Na sua queda, na beirada forma-se um lageado onde é possível um banho mas depois fica bem fundo, segundo o Nilton, com cerca de 15 m de profundidade .João aproveitou e nadou até a queda d’água.

Seguindo para frente, logo depois do poço, passamos por um maciço de rochas e podemos visualizar por cima mesmo, a segunda cachoeira que é menor  e tem cerca de 30 m de altura.

Poço formado por cachoeira, com águas escuras. Vegetação abundante ao fundo

O segundo poço que se forma na Cachoeira do Rio Vermelho, em Santo Amaro da Imperatriz-SC

 O guia nos informou ainda que existe uma terceira cachoeira, menor, após a queda da segunda, mas não descemos para visitar. Muitas pessoas aproveitam o sossego lá embaixo, para acampar durante o final de semana.

Apesar de ser um ponto onde percebemos que a população local utiliza como uma área de lazer, digamos, como se fosse uma piscina, aos finais de semana ir com um guia foi imprescindível para que conseguíssemos atravessar os pontos onde fosse menos perigoso, também durante a trilha para escolhermos os melhores pontos de subida ou descida e ainda para acertar o local de acesso à cachoeira. 

Cachoeira do Rio Vermelho, em Santo Amaro da Imperatriz-SC

A trilha custa junto com a Apuama Rafting R$ 120,00 por pessoa, mas tem o serviço do guia e também do deslocamento do automóvel pela agência, sem você precisar utilizar o seu veículo. Vale muito a visita mas reforço que se puder evitar os finais de semana e feriados onde fica muito cheio, sua visita será muito mais proveitosa.

Para quando você for

Agências que oferecem o passeio

Apuama Rafting 

Tartarugas Turismo de Aventura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.