Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro

#shortpost

Visita feita em fevereiro de 2021

Visitamos o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro depois de umas fotos muito bonitas que eu tinha visto e fiquei curiosa em conhecer.

Nem sabia o nome e o que encontrar exatamente, mas como não somos católicos, deixamos a visita ao Santuário da Madre Paulina, que é o que a grande maioria vem visitar em Nova Trento para seguir para este local.

cruz em tom vermelho, cercado de mata atrás e dos lados

Uma das 14 cruzes no caminho para o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento, SC

Se você quiser saber sobre o Santuário da Madre Paulina, a Silvia Oliveira, do fabuloso Matraqueando visita sempre e tem posts completos sobre o local.

Chegando em Nova Trento, as placas indicativas te levam até o morro passando por 14 cruzes, segundo esta nota https://www.instagram.com/p/CVLiix9lE3L/

AS 14 ESTAÇÕES DA VIA SACRA ESTÃO NA QUE DA ACESSO AO SANTUÁRIO DO NOSSO SENHORA DO BOM SOCORRO NO ALTO DO MORRO DA CRUZ. FORAM DOADAS POR FAMILIAS DE NOVA TRENTO. REPRESENTAM A PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ELAS MEDEM 2M DE ALTURA E PESAM 2T CADA FEITAS DE CONCRETO POR PEDREIROS DE NOVA TRENTO.

FORAM RESTAURADAS ALGUMAS VEZES NESSES 71 ANOS E A ULTIMA ACONTECEU NESTE ANO DE 2021. PARA ANO DE 2022 SERÁ COLOCADO A 15° ESTAÇÃO QUE REPRESENTA A RESSUREIÇÃO DE CRISTO.”

Um pouquinho de história

Tirando lá do site: 

As movimentações religiosas no local iniciaram em 1899, para comemorar a passagem entre os séculos XIX e XX. A ideia foi dos padres Luiz Maria Rossi e Alfredo Russel, que pretendiam dar boas-vindas ao novo século, erguendo cruzes nos montes mais altos de Nova Trento. Em apenas um ano, lá estava o projeto concretizado nos montes Barão de Charlach (1.148 metros), Lima (1.090 metros), Bela Vista (com 850 metros) e Morro da Onça, atual Morro da Cruz (525 metros).

um vão projetado com cerca de 50 metros de comprimento. ao fundo, vista de cadeia de montanhas

O grande mirante no Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento, SC

E, conforme relatos deixados em documentos históricos, a comunidade neotrentina se reuniu no topo desses montes em 31 de dezembro de 1899 e comemorou a chegada do novo ano com fogueiras, fogos de artifício e cânticos religiosos. Desta forma, a história de fé e devoção no local estava apenas começando.”

Essa parte do relato me deu até um arrepio, imagina que cena linda, no topo dos montes, as fogueiras acesas… coisa de filme. 

pequena construção com duas cruzes no topo, em tom vermelho

O outro lado do mirante, em Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento, SC

No local acontecem diversos eventos, como Feiras de Agricultura Familiar, Artesanato, além claro, das celebrações de missas.

Há uma lojinha, com diversos artigos religiosos e livros, mas estava fechado na ocasião.

A igreja, propriamente em Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento, SC

Visitamos um lugar quase que exclusivamente sozinhos, andamos pelos atrativos, vimos o Mirante lá de cima e quando descemos para a igreja, o padre veio conversar com a gente e explicar um pouco da história do lugar.

Foi ele que nos contou sobre as tochas acesas nos morros vizinhos, o que nos remeteu obviamente a outra história de tochas acesas no alto de montanhas, que eu contei lá em cima. 

Um outro mirante, em Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento, SC

O lugar é de uma beleza ímpar que transmite bastante tranquilidade e convida momentos de reflexão e relaxamento.

Como era uma quarta-feira a lojinha não estava aberta nem a lanchonete.

Vou fechar o post com o comentário que eu deixei na Comunidade do Google Maps, pois a visita tinha sido recente e a impressão que o lugar nos causou: 

“Este belo lugar oferece contemplação, serenidade e paz no coração.

Contemple a paisagem, observe as montanhas ao redor e entre em sintonia com a tranquilidade que é quebrada apenas pelo som dos ventos e dos pássaros.

Placa com fundo branco e escrito Check Point no topo. Abaixo, mapa com pontos que marcam outros check points no Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, em SC

O Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento, SC também é ponto de check point para os cicloturistas no Vale Europeu

A palavra serena e amiga do padre presente na nossa visita também trouxe um conforto e alento em dias tempestuosos.”

Para quando você for

Site

https://santuarionsbomsocorro.com.br/

Endereço

Loteamento Mário Eres

Nova Trento – SC

CEP: 88270-000

Telefone

(48) 3267-0127

Página

https://www.instagram.com/morrodacruz.nt/

One Comment on “Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro

  1. Pingback: Vale Europeu-Guia Ecoturístico - Os caminhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.