Sítio Begalke

O Sítio Begalke é um atrativo onde você pode contratar o serviço de day use.

A proprietária oferece em tempos normais, fora as restrições impostas pela pandemia do Covid 19, refeições com agendamento prévio que não foi o nosso caso. Vi fotos postadas antes da pandemia e parece ser bem gostoso!!!!

Você encontra cinco quedas d’água de diferentes níveis. O ingresso custa modestos r$ 15,00 por pessoa e r$ 6,00 a criança. No salão de recepção você pode usufruir dos sanitários antes de começar a sua visita.

A proprietária Cris, explica para você como você vai fazer a visita e quais os procedimentos. 

Atualizando em Setembro de 2021:infelizmente este atrativo foi fechado recentemente. Decidi deixar o post para que outros visitantes (ou possíveis empreendedores se interessem pelo local e quem sabe, possam reabri-lo em breve). 

Segundo o próprio anúncio, o tempo médio de visitação é de cerca de uma hora (até para evitar a aglomeração), mas como estávamos só nós quatro no dia, ela deixou bem livre para que nós usufruíssemos no tempo que a gente quisesse. 

Ela leva você até o começo da trilha sinalizada por bandeirolas vermelhas e que te levam até as quedas d’água.

A primeira Cachoeira, da Antiga Usina (sempre tinha ouvido falar e desta vez foi possível visitar)  não é possível visualizar logo de início segundo ela mesmo explicou você precisa atravessar o lageado na margem oposta para poder visualizar a queda.

Pessoa caminha sobre lajeado de pedra, com água até o tornozelo. Ao fundo, poço com água escura e pequena cachoeira. Vegetação abundante por todos os lados.

A primeira cachoeira, no Sítio Begalke, da Antiga Usina, em Benedito Novo

 

O poço é bem fundo, chegando a medir por vezes 19 m de profundidade em alguns locais ou às vezes até 10 m.  De qualquer forma é bastante fundo e não aconselhável para quem não sabe nadar obviamente.

Porém depois do grande poço, formam-se lajeados bem grandes onde você pode desfrutar de vários poços para banho.

Seguindo a  trilha em seguida,  fica a Cachoeira do Buraco que como o nome diz, esconde um buraco não muito largo. Segundo ela, com aproximadamente 1 metro, mas que depois forma um buraco muito fundo, muito perigoso para banho para quem não conhece e ela desaconselha o banho para quem está sem o condutor.

Depois desse ponto, segundo ela mesmo explicou, você acha que a trilha acabou mas não é o final da trilha.

Seguem-se as  marcação das cordas e a trilha continua à esquerda levando a mais outras cachoeiras.

Logo em seguida alcançamos a Cachoeira da Escada.

Cascata com água sob o sol, com vegetação abundante por todos os lados.

Cachoeira da Escada, no Sítio Begalke, em Benedito Novo- SC

Como  o nome diz,  são degraus altos,  por onde a água cai e forma um abismo.  Impossível de chegar perto. Não é possível o banho nesta cachoeira, pela proximidade do abismo logo em seguida.

Você volta para a trilha principal e segue para o final da trilha.

A Cachoeira da Fenda forma-se no vértice dos dois paredões de aproximadamente 30 m de altura. Forma-se um pequeno poço de cerca de 1 m de altura e lá em cima você pode ver frestas do Sol entrando pela fenda formando um cenário surreal.

Pequena água cai no encontro de dois paredões de rochas, formando um vértice. Acima, uma clareira se forma, mostrando a vegetação acima.

Cachoeira da Fenda, no Sítio Begalke, em Benedito Novo-SC

Se você descer deste ponto (o que nós achamos um pouco perigoso) você alcança então a última cachoeira da propriedade que é a Cachoeira do Paredão.

Cachoeira do Paredão, no Sítio Begalke, em Benedito Novo-SC

Voltamos desse ponto para o primeiro poço na cachoeira da antiga usina para usufruir um pouco mais do local com banho e comendo um lanchinho.

Acabamos ficando realmente muito mais do que o tempo médio porque o lugar é uma delícia, a natureza exuberante, poços bastante preservados e principalmente sem aglomeração.

Vale muito a visita quando você estiver em Benedito Novo. 

Para quando você for

*Avisando novamente: no momento da publicação deste post o atrativo estava fechando. Cheque antes de ir

Acabamos de saber em uma postagem do Instagram que infelizmente o local encerrou suas atividades. (Em Final de Agosto de 2021)

Fiquei em dúvida se colocaria o post no ar, mas resolvi publicar, porque pode ficar como incentivo para futuros empreendedores e também para deixar registrado como essa experiência foi boa e divertida para nós. 

Endereço: 

Estrada Geral Liberdade, s/n Ribeirão Zinco, Benedito Novo – SC, 89124-000

Horário de funcionamento

Somente sábado e domingo, das  09:00 às 17:00

Já falei lá em cima, mas estão fechados no momento. 

Se informe antes de ir. 

Telefone:

 (47) 99787-2394

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *