Santa Cruz da Conceição-Guia da Cidade

Santa Cruz da Conceição é uma cidadezinha do interior paulista, distante 200 km da capital, que fica na região das conhecidas cuestas, perto de Analândia, Brotas e Itirapina.
Conhecemos a cidade no feriado de 09 de julho. E que estamos voltando neste feriado de 07 de setembro de tão legal que foi a visita!!!
A cidade pertence também ao Circuito Serra do Itaqueri e (grata surpresa!!!!), do Circuito Caminho da Paz (explico melhor sobre os dois roteiros mais abaixo).
Foi uma experiência muito gratificante!!!! Várias coisas novas aconteceram nesta cidade:
1-nossa primeira viagem com bike para complementar o lazer. Contamos um pouquinho sobre este novo projeto aqui
2-experimentamos uma casa nova (foi a primeira experiência AirbnB dos compadres Thiago e Lizanda),que até então tinham receio de alugar hospedagem por estes meios;
3- e também o começo de um novo projeto de trilha de longa travessia para os dois meninos de casa.
Como foi nossa experiência

A Bella Casa do Rafael, que alugamos pelo AirBnb em Santa Cruz da Conceição
Nos hospedamos na Bella Casa do Rafael pelo Airbnb, uma experiência excelente e que vamos repetir.
Logo no primeiro dia, de manhã, na sexta-feira, chegamos e experimentamos a Padaria da Paula. Uma padaria bem sortida e com iguarias saborosas.Tomamos nosso café da manhã lá. Eles têm vários várias opções de pães, ou salgadinhos bem frescos e gostosos também. Os pães doces também são bem gostosos e os compadres levaram um pouco para a trilha do dia seguinte.

A Padaria da Paula, no centro da cidade de Santa Cruz da Conceição.
Ficamos fazendo hora no centro, andamos no centro, pela praça, com os clássicos coreto e igrejinha, muito bem cuidados e preservados. Precisávamos esperar o anfitrião chegar para abrir a casa. O check in, marcado oficialmente para após às 14 horas, mas o Rafael abriu uma exceção e combinamos a entrada para às 10 horas.
Passamos também no mercadinho local, comprar umas coisas que não havíamos trazido de casa.
Depois de nos instalarmos voltamos para o centro da cidade para o restaurante indicado, o Casa e Comida. A Júlia que está na vibe vegetariana momentaneamente, teve uma boa opção aqui. Foram vários pratos possíveis para ela, diferente de outros lugares que andamos visitando. Ela não passou fome e necessidade nenhuma !!! Os pratos são muito bem feitos, saborosos e frescos. Existe a opção de quilo, aproximadamente r$ 50,00 o quilo e a opção self-service por 28,90. Aqui em casa, só o Volde aproveitou. Nós optamos pelo quilo
À tarde fomos dar um passeio de bike pela primeira vez, eu e João. Fizemos uma volta quase completa no lago. Só não foi possível dar a volta completa totalmente porque você tem que pegar um trecho de terra e a gente realmente não sabia qual era o ponto de volta, então a gente foi e voltou pelo mesmo trajeto, pelo asfalto.

O lago, grande atrativo da cidade de Santa Cruz da Conceição
Chegamos na casa e logo saímos de carro, para percorrer o trajeto e descobrir o ponto de volta, depois que acaba o asfalto e também para marcar a quilometragem rodada. Fizemos 8 km nesta brincadeira.
O lago é a grande atração do local e todos recomendaram que a gente visse o pôr do sol da lagoa. A tardezinha, depois da volta da bike (e de carro) voltamos para a lagoa do lado oposto onde estávamos hospedados, perto da região da quadra de areia.

O pôr do sol no lago de Santa Cruz da Conceição. Foto de Thiago Benedicto.
O pôr do sol realmente vale a pena, ótimo também para exercer a arte da fotografia e parece ser um ato comum por que os moradores locais também foram chegando, aos poucos, para fazer a mesma coisa.
No dia seguinte, sábado, conhecendo o trajeto todo, João e Thiago fizeram o trajeto a pé, passando pelas áreas de cultivo. Nessa temporada (não sei dizer se durante o restante do ano outros plantios são feitos) a colheita de cana.

Amanhecendo nos campos de Santa Cruz da Conceição. Foto de Thiago Benedicto.
Saíram bem cedinho de manhã antes do amanhecer, por volta das 5h00 da manhã, justamente para pegar o amanhecer tirar algumas fotos e também para aproveitar o treino mais fresco. Aliás, o clima na região é assim: durante o dia bem quente!!! deu até para pegar uma corzinha… mas depois que o sol se põe fica extremamente gelado!!! A impressão que eu sempre tenho é que perto da água sempre é mais gelado. A amplitude térmica foi bem grande. Fizemos um festival mexicano (mais ou menos) em casa mesmo, com guaca mole e chilli vegetariano. Mas como estava muito frio, comemos bem rapidinho e nos recolhemos logo.

Lindo amanhecer em Santa Cruz da Conceição. Foto de Thiago Benedicto.
Depois da caminhada dos meninos, rumamos para Analândia para conhecer um pouquinho da região. Eu e João conhecíamos somente o Morro do Cuscuzeiro há mais de 25 anos atrás… nem Júlia era projeto… onde fizemos um rapel com um grupo de sobrevivência na selva que eu tinha conhecido na época. nem deve existir mais… Faça um post específico de Analândia depois. (não tenho certeza ainda. Não achamos tão interessante assim, neste retorno).
Como tomamos um café super reforçado, ofertado pela Júlia, conseguimos segurar a fome até mais tarde e acabamos voltando para almoçar no Casa e Comida lá em Santa Cruz da Conceição mesmo.
À noite tentamos visitar a Pizzaria Tuia, que foi indicação do nosso anfitrião porém quando eu mandei mensagem, fui informada que já estava lotado mas conseguimos pedir a pizza online mesmo via WhatsApp e ir retirar no local.

Pizzaria Tuia ao anoitecer, em Santa Cruz da Conceição.
Nos surpreendemos bastante com o local. Não sei se foi o clima, as luzes da noite, mas um local bem aprazível dentro de uma fazenda e também com a pizza saborosa que pedimos. Na próxima visita vamos fazer a reserva com antecedência, para desfrutar de mais essa experiência. Depois contamos como foi.
Domingo foi a volta depois do café da manhã, mas já saímos de lá com a reserva pronta para o próximo feriado. Temos ainda, algumas coisas a descobrir.
Sabemos que provavelmente em setembro a região talvez esteja um pouco mais cheia por conta do aquecimento, o enfraquecimento da pandemia, o maior número de pessoas vacinadas e por ser calor. Como a moça simpática que nos atendeu no posto de gasolina explicou, as pessoas vão para lá para usar o lago mesmo. Então esportes aquáticos, stand up paddle, caiaque, jet ski e até para brincar na areia da prainha.
Foi uma grata surpresa e ainda voltaremos para desfrutarmos, descobrir outras experiências que a cidade nos oferece. É uma cidade ainda fora do mapa do turismo massivo,não tem aglomeração como a gente encontrou em Analândia.
Santa Cruz da Conceição mantém aquele ar de cidade de interior onde todos se conhecem, se cumprimentam, param para olhar os forasteiros, perguntam de onde somos e onde vamos ficar….rsrsrs… até deduzem o endereço da sua estadia!!!!
Nós gostamos bastante disso e estamos em busca de mais lugares como esses nas nossas próximas saídas.
Mais informações
Retirando daqui:
https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/SP/1095/santa-cruz-da-conceicao
…”Santa Cruz da Conceição, no Estado de São Paulo, a 178 km da capital, é um dos municípios turísticos, do Circuito da Serra do Itaqueri. A represa Dr. Euclides Morelli, batizado de Prainha, por causa da faixa de areia para banhistas, o grande espelho d água atrai turistas e também moradores. Em 1836, no lugar da atual Matriz, onde se formava uma encruzilhada da estrada de Pirassununga com a de Rio Claro, foi colocada uma Cruz e no ano seguinte era construído um pequeno rancho. A Primeira missa na povoação foi celebrada em 3 de maio de 1843 em uma pequena capela construída provisoriamente e em 16 de maio de 1870 era lançada a primeira pedra da Igreja Matriz.”…
Difícil encontrar, porque normalmente os sites das prefeituras são bem ruins, mas este site da própria Prefeitura da cidade tem bastante informações:
https://comuturscc.wixsite.com/turismoscc
O que fazer
-REPRESA EUCLIDES MORELLI
Av. Ver. Carlos Ravanini Sobrinho
-BARRAGEM – PREFEITO JOSÉ GANÉO FILHO
Avenida Victorino Tessari, s/nº
-CENTRO DE LAZER DO TRABALHADOR
Avenida Victorino Tessari, s/nº
-CONTEMPLAÇÃO DO PÔR DO SOL
-ATIVIDADES NÁUTICAS
-PISCINA DE ÁGUAS CORRENTES
Centro de Lazer do Trabalhador
-CAMPING MUNICIPAL
Rua Carlos Ganéo nº1910 – Santa Julieta
Horário de Funcionamento: 24 horas
Atendimento: De terça-feira à quinta-feira das 07h00 às 22h00.
Nós passamos em frente mas está desativado, provavelmente por conta da pandemia.
Informações sobre outros atrativos na região
Circuito Serra do Itaqueri
https://www.guiadoturismobrasil.com/roteiro/52/circuito-serra-do-itaqueri
…”O Circuito Serra do Itaqueri é formada pelo conjunto de 13 cidades. Um dos destinos mais deslumbrantes com cenários turísticos atraentes e de fácil acesso à natureza
O Circuito Serra do Itaqueri – Associação de Desenvolvimento do Turismo da Região, é uma das mais belas no Estado de São Paulo, guarda belezas naturais surpreendentes, com uma natureza convidativa às grandes emoções, devido aos inúmeros esportes de aventura possíveis de se praticar, dentre eles: rapel, cascading, hiking, passeios náuticos, pesca esportiva, rafting, floating, cachoeiras, tirolesa, canyoning, camping, mountain bike e motocross. As ações da ADTURSI são voltadas para o esporte, turismo, sustentabilidade, inclusão social, meio ambiente, educação, saúde entre outras, a atividade social econômica do turismo que possibilita essa interatividade multidisciplinar.
A área de atuação em especial é a Serra do Itaqueri que é formada pelo conjunto de 13 cidades (Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Corumbataí, Charqueada, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro, São Pedro, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra e Torrinha).
Haja vista a posição geográfica e tendência a essa magnífica formação geológica e abundancia dos recursos naturais e meio ambiente, para a prática do turismo ecológico – turismo rural – turismo de aventura , turismo saúde, terapêuticos e estéticos, como o turismo hidrotermal, o turismo de bem-estar e o turismo de águas. Somente nestas atividades nos inserimos como um dos melhores destinos do Brasil. E ainda, Cultura, História, Gastronomia tendo em vista a possibilidade ao turismo tecnológico de São Carlos”…
Dentro do site, você encontra
Roteiros pré formatados:
https://serradoitaqueri.com.br/roteiros/
Cidades do Roteiro ANALÂNDIA, BROTAS, ITIRAPINA, CHARQUEADA, CORUMBATAÍ, LIMEIRA, PIRACICABA, SANTA MARIA DA SERRA, TORRINHA
E também descobrimos porquê vimos tantos bikers e um novo vislumbre de roteiro. Um mundo a ser descoberto, bem organizado, com direito a mapa, passaporte, sinalização e carimbos. Tudo o que nós queremos experimentar.

Mais uma foto do amanhecer em Santa Cruz da Conceição. Foto de Thiago Benedicto
Circuito Caminho da Paz
http://www.circuitocaminhodapaz.com.br/
http://www.circuitocaminhodapaz.com.br/regiaoTuristica.html
…”Região Turisticas Histórias e Vales
A Região Turística Histórias e Vales está localizada na região central do Estado de São Paulo e é composta pelos seguintes municípios:
Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Cruz das Palmeiras, São Carlos e Tambaú. Possui uma população estimada em cerca de 600.000 habitantes. A criação da região tem por objetivo criar uma rede de informações turística aonde os municípios poderão se interagir com o objetivo de desenvolver o turismo regional com a criação de roteiros integrados, gerando emprego e renda, e colocando os municípios envolvidos definitivamente como opções de turismo no interior de Estado de São Paulo.
Além dos municípios da RT Histórias e Vales, participam do Circuito Caminho da Paz, 2 municípios da Serra do Itaqueri, Corumbataí e Itirapina”…
http://www.circuitocaminhodapaz.com.br/passaport.html
Informações gerais
O cadastramento será nos pontos determinados no município, após o preenchimento da ficha de identificação o peregrino receberá o seu passaporte, em cada localidade que passar independente de fazer o pernoite ou não deverá ser carimbado o passaporte. Não será emitido passaporte para menores de 15 anos, entre 15 e 17 anos somente acompanhado por um responsável maior de idade que irá assinar um termo de responsabilidade.
Sinalização:
A sinalização é feita por setas amarelas em postes, mourões estacas de madeiras e placas. Este tipo de sinalização é universal, pois independente da nacionalidade do peregrino ele sabe que este tipo de sinalização foi feito para ele, e ele só muda de direção quando outra placa ou seta indicar alteração de rota. A sinalização do caminho é no sentido anti-horário.
Manutenção do caminho:
A manutenção do caminho será de responsabilidade de cada município, manterá a sinalização instalada para o deslocamento dos seus usuários (caminhantes ou ciclistas). A manutenção será da divisa com o município que estiver antes e depois dele, dentro da área territorial. Percurso urbano O percurso dentro da parte urbana das cidades é seguindo a sinalização urbana de trânsito de uma maneira que os ciclistas que tiver carro de apoio poderão pedalar tranquilo, pois não será usada nenhuma rua na contra mão, sendo assim o apoio estará sempre junto.
Informações:
A informação será no Departamento de Turismo de cada cidade, onde todos poderão se informar durante a semana, quando o peregrino estiver percorrendo o caminho será nos pontos de carimbo. Os usuários terão a disposição o site www.circuitocaminhodapaz.com.br e páginas do facebook de cada cidade para fazer perguntas, colocar comentários, fazer relatos e postar fotos do caminho.
Mais informações sobre o Circuito:
Cidades integrantes e informações mais detalhadas: http://www.circuitocaminhodapaz.com.br/cidades.html
Relação de Hotéis, Pousadas e Pontos de Apoio do Caminho:
http://www.circuitocaminhodapaz.com.br/hospedagem.html
Para quando você for
Como chegar
O melhor acesso saindo de São Paulo é pela Rodovia Bandeirantes.
O Google Maps indica Bandeirantes e depois a SP 050 (mas é uma reta só) seguindo as placas em direção a Campinas, depois Limeira e Leme.
Na região de Leme, placas indicativas te levarão para Santa Cruz da Conceição.
Onde Ficar
HOTEL MARINA DO LAGO
Av. Rodolfo Morelli, n°2016 – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 97124-0437
NOVOTEL
Rua Prefeito Laerte Ganeo, n°323 – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 99741-9943
Onde Comer
Retirando daqui:
https://comuturscc.wixsite.com/turismoscc/onde-comer
Restaurantes
Ranchão do Zé Carlão
Rodovia Ver. Gumercindo Brull – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 99152-0260
Fazenda Santa Cândida Moquem , S/N – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 99686-6726
Nós pedimos e fomos buscar a pizza aqui. Pedimos 6 sabores, mas a que vale destaque (para nós) é a surpreendente pizza de tilápia.
A beleza e peculiaridade do local vai valer uma reserva e uma visita na nossa próxima incursão para a cidade.
Restaurante Casa & Comida
Rua: Jorge Tibiriça, em frente à Praça Central – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 3567-1693
Nosso restaurante escolhido para a hora do almoço.
Boa oferta de pratos, boa variedade, comida caseira, fresca e bem feita.
Boa opção inclusive para vegetarianos, com boas opções.
Boa Massa – Pizzaria
Rua: Jorge Tibiriça, em frente à Praça Central – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 3567-0606
Rodovia Gumercindo Brull – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 99672-9019
Restaurante Pau Torto
Rodovia SP 225 km 66 a esquerda – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19)99707-8920
Restaurante da Anita
Av. Vereador Carlos Ravaninni – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19)99729-1698
Restaurante Tessari
Av. Vereador Carlos Ravaninni – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19)99693-3249
Passamos na frente e conversamos com o simpático proprietário na nossa volta ao lago, de bike. Vamos experimentar na nossa próxima visita.
Serve refeição e também lanches. Começa a funcionar mais perto do horário de jantar, por volta das 18h00.
Bares e Lanchonetes
Padaria da Paula
Rua Dr. Jorge Tibiriçá n°947 Centro – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 3567-1277
Tomamos café da manhã no primeiro dia aqui. É bem concorrida, o funcionário fica controlando a entrada das pessoas, para não ocorrer aglomeração.
No mercado você encontra até pão francês e pão doce, mas a variedade da padaria aqui é maior.
Armazém III
Rua Ver. João Kock Sobrinho n°183 Centro – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 3567-0655
Hamburgueria Hamburguer com H
Rua: Pedro Leite, em frente à praça central – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 97172-0322
Doze Beer
Av. Ver. Carlos Ravanini Sobrinho n°138, Centro – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 3567-0618
Bar do Archangelo
Carlos Ganéo n°1317, Santa Julieta- Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 3567-1459
Sorveterias
Sorveteria Expresso Gelado
- Pedro Leite n°364, Centro – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 99844-2220
Ponto do Açaí
- Ver. Carlos Albers Júnior – Centro – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: ((19) 99559-2647
Experimentamos esse açaí. Muito bom. Tem sabores diferentes de açaí (nem sabia que açaí tinha sabores diferentes) e também sorvetes. Tem bastante acompanhamentos, como diversas frutas frescas.
Sorveteria do Décio
Rua Vereador João Koch Sobrinho n°415, Centro – Santa Cruz da Conceição/SP
Telefone: (19) 99390-7573
Visita nos arredores
O Parque Estadual Porto Ferreira, na cidade vizinha, é uma boa pedida para um passeio tranquilo, percorrendo uma trilha fácil com atrativos peculiares: árvores gigantes!!!
Pingback: Parque Estadual Porto Ferreira - Os caminhantes
Pingback: Pizzaria Tuia-Fazenda Santa Candida - Os caminhantes
Pingback: Engenho Ginga da Terra - Os caminhantes
Pingback: Antiquário Santa Cruz - Os caminhantes