Cave & Basin

Este lugar, só citado na maioria dos blogs e nas fontes de pesquisas que fizemos para o nosso planejamento de viagem, foi uma grata surpresa e nos impressionou demais!!
Na nossa opinião, um dos passeios obrigatórios para quem estiver em Banff.
Dia 10
Dia 16/09- 4º dia em Banff
Domingo
Passamos quase o dia inteiro. Pensamos que fosse só uma partezinha da caverna, onde começou toda a história de Banff, mas não!!!!!
É um complexo gigante!!!
Tem museus, tem a parte natural, onde você vê a caverna, onde antigamente era a “piscina”, onde fica a fonte termal em si não pode mais se banhar.
Aí você sobe uma trilha,vê as ruínas, onde ficava o primeiro hotel, depois mais para cima você vê a fonte mesmo nascendo, lá em cima.
Na parte de baixo, tem a parte do museu e tem uma outra caminhada bem legal. T.U.D.O por essas bandas acaba virando uma trilha, com flora e fauna totalmente diferente, específica e local por conta das águas quentes da nascente lá em cima.
Um pouquinho de história
O Parque Nacional de Banff foi o primeiro parque nacional no Canadá e tudo começou com a saída de vapor de uma fenda nas rochas ao lado de uma montanha. Os povos indígenas conheciam esse local há milhares de anos, mas quando um trio de ferroviários, em 1883, notou a abertura que levava a uma grande caverna cheia de água morna rica em minerais, eles viram uma chance de ganhar dinheiro. Uma pequena estrutura foi construída para que os hóspedes pagantes pudessem vir “Pegar as águas” ou desfrutar de um banho quente.
Ao se candidatarem a títulos de propriedade, os empresários tiveram sua propriedade negada. O governo do Canadá viu isso como o primeiro passo perfeito na criação de um sistema nacional de parques. As fontes termais e 16 quilômetros quadrados ao redor do local foram considerados proibidos para venda ou assentamento. Logo os limites do parque foram ampliados. Uma cidade, uma ponte sobre o rio Bow e um hotel foram construídos para que o público pudesse acessar a caverna e a bacia.
Agora, Cave & Basin e todo o Parque Nacional de Banff são a glória do sistema de Parques Nacionais Canadenses e fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO Rocky Mountain Parks World Heritage Site.
Atividades diárias
Desde o Discovery Tours guiado, exposições especiais sazonais no deck da piscina até a Imagine a Country Exhibit, sempre há algo novo na Cave and Basin.
Tour de descoberta
Nesta atividade basicamente você visita a piscina e a caverna, mas há muito mais para ser visto. Você vai visitar o local onde os três trabalhadores ferroviários descobriram a caverna de água mineral e como a descoberta deles se tornou o berço do sistema nacional de parques do Canadá. Todo o ano.
Nós deixamos essa parte mais para a frente.
Você pode começar pela lojinha, logo na entrada.
Nossa sequência foi o que eu conto aqui embaixo, mas o passeio fica a seu critério e dou aqui um resumo do que você pode explorar por aqui:
Nós pulamos a parte da lojinha e fomos para a área interna. Painéis explicam logo na entrada sobre a origem do lugar.
Depois você passa para um grande galpão com outros inúmeros painéis e um telão separado em 4 enormes frames sobre o Banff National Park. Nos painéis você lê sobre toda a formação deste lugar e também sobre o parque. Enquanto isso, um filminho vai passando no gigantesco telão mostrando imagens do parque.
Saindo do galpão, uma grande área aberta com exposições de arte.

A área de exposição vista do segundo andar do Cave & Basin, no Parque Nacional de Banff
Nós vimos uma exposição fotográfica e uma exposição de uma artista com obras em carvão e aquarela.

A delicada obra da artista
Depois, voltamos à parte interna do prédio, para a parte da caverna em si.

A caverna original, termal, onde originou o complexo e todo o Parque Nacional de Banff
Com uma água azul surpreendente (onde não é permitido o banho nos dias de hoje), transparente, com vapor subindo e um cheiro de enxofre e sobre este poço, uma abertura na rocha, por onde os irmãos descobridores do lugar desceram a primeira vez.
Depois passamos para a parte do complexo acima, com trilhas sobre pontes, a água quente caindo em pequenas quedas, lagos aqui e ali.

Uma das fontes termais vistas na parte de cima do Complexo Cave & Basin, no Parque Nacional de Banff
Você circunda a parte interna e acessa a parte superior, por escadarias de madeira.
Passa pela fonte lá fora, também proibido para banho (claro) e chega na parte superior onde existe uma sala com exibições constantes de filmes sobre arte e aventura nas áreas protegidas do Canadá.

O poço na área externa no Cave & Basin, com formação de algas raras, existentes somente neste local. (Daí a proibição de banho)
Do lado da sala de exibições, tem um gazebo bem bonito, com um mirante, mostrando o Bow Valley e porque ele é um tesouro global.

O gazebo, com vista.
Dá a volta nessa estrutura e continua subindo, chegando à área das:
Trilhas
Mais informações aqui, do site original:

A linda vista do pântano que se forma das águas vindas das fontes termais no Cave & Basin.
Discovery Trail
Aqui correm águas mágicas. Águas para ganhar dinheiro, curar doenças e transformar em rocha. Esta pequena trilha auto-guiada te contará mais …(parte da propaganda do folheto).
Upper Boardwalk
0,4 km de trilha. Elevação: quase nenhuma.
Começamos onde arqueólogos acharam (em 1982) remanescentes da pequena construção erguida pelos irmãos McCabe e McCardell e vários artigos que haviam deslizado pela tábua do assoalho, entre os quais, um centavo de 1886, um canivete, uma tesoura e cartuchos de espingardas usados.

Montagem de estrutura de madeira, sinalizando onde foram achadas as ruínas do primeiro hotel construído em Cave & Basin, no Parque Nacional de Banff.
Vimos também a abertura na rocha onde os irmãos desceram para encontrar a caverna. Hoje existe um gradil sobre a abertura.
Você vai seguindo a trilha pelas plataformas de madeira e é bastante interessante, principalmente que estávamos sob neve, ver aquela água quente escorrendo por baixo das plataformas, subindo a fumaça e dando uma sensação de aquecimento (e estranhamento).
Passamos por uma nascente menor e no final da trilha, bem curtinha, encontramos outra fonte, onde nasce esta água termal e que vai descendo e abastece todo o complexo.

Uma cachoeira surreal, com vapor subindo, na Trilha Marsh Loop, no Cave & Basin, no Parque Nacional de Banff.
Marsh Loop
Vi num painel a explicação :”A água quente de Cave and Basin spring muda a vida rio abaixo. Esta curta trilha autoguiada mostrará a você estas mudanças.”
Marsh Loop é uma agradável trilha de 2,8 km que circunda um pântano cheio de água de fontes termais que fluem das encostas mais baixas da montanha de enxofre. O ambiente único é melhor observado abaixo da caverna e da bacia, onde espécies de plantas exóticas, como as orquídeas, prosperam.
E na parte debaixo deste complexo, um circuito de trilhas também sobre pontes e explicações em painéis sobre a fauna e flora peculiar que existe nas cercanias por conta da fonte termal.
Nós fizemos essa pequena trilha e é realmente como é descrito.

A trilha toda é feita sobre plataformas de madeira.
A trilha é feita toda sobre plataformas de madeira, então não há a degradação da fauna e da flora pela circulação dos pedestres. A vegetação observada aqui, tem uma coloração e toda característica singular do lugar. Não vimos nenhuma vegetação parecida em todas as outras áreas que visitamos por aqui.
No final, uma estrutura cercada com aberturas para observação de aves que habitam o pântano abaixo. Durante a trilha, existem também aqueles observatórios espalhados, que se assemelham a binóculos.

O observatório de árvores no final da trilha de Marsh Loop. Painéis acima das aberturas indicam as espécies de aves que podem ser observadas desta área.
Passeios de lanterna
Esse nós não fizemos, mas deixo as descrições do passeio para te inspirar: “As multidões se foram, o sol se esconde atrás da montanha e as lanternas estão acesas. É hora de confiar em seus outros sentidos e atravessar o túnel escuro no Lantern Tour da caverna e bacia no Parque Nacional de Banff. O passeio de 25 minutos é oferecido nas noites de sábado, de maio a agosto”
Trilha Sundance / Sundance Canyon
3,7 km de ida do início da trilha mais 1,6 km de loop moderado
Ganho de elevação 155 m, perda de elevação 60 m
Viagem de ida e volta de 3 horas
Também não fizemos esta trilha.
“Siga a trilha pavimentada além do local histórico nacional da caverna e da bacia. Em alguns minutos, as vistas se abrem para um panorama de montanhas do outro lado do rio Bow. Depois de uma subida suave e constante do rio, a seção pavimentada termina e uma trilha moderadamente difícil percorre um desfiladeiro cheio de água”.

Outra vista linda do final da Marsh Loop, no Cave & Basin, no Parque Nacional de Banff.
Passamos como eu falei lá em cima, praticamente o dia todo neste misto de museu, observatório de aves, de flora diferente e com trilhas. Na volta, comemos no Chaya, um japonês BBB, que foi onde matávamos saudades de comida japonesa e bater perna pela cidade de novo.
Para quando você for
Site
Endereço
311 Cave Ave, Banff, Alberta T1L 1K2
Funcionamento
-Finais de semanas e feriados: 18 Maio-17 Junho
-Diariamente entre 18 Junho e 16 Setembro
Em razão da pandemia do COVID 19, esteja sempre atento às restrições e adequações de cada site. Neste lugar, como não poderia ser diferente, existem informações específicas sobre a visita:
Pingback: Banff Upper Hot Springs - Os caminhantes