Pausa… porque eu preciso parar….

#crônicas

Para este mês de maio não consegui escrever Retrospectiva….

Porque voltei a trabalhar normalmente, todos os dias, a despeito da quarentena sou da Saúde, então não temos como fazer home office ou teletrabalho….

Sou do grupo de risco, sou hipertensa…consegui me afastar por Decreto da Prefeitura logo no início da pandemia, mas depois,  esse decreto foi revogado…

Pobre de mim??? 

Não….

Como dizem… quem mandou escolher esta área?

A vida é feita de escolhas… e cada um que arque com as consequências das suas escolhas….

É assim, né????? 

Bem vindo ao mundo real…

Como conversava com uma colega semana passada, no mundo todo os profissionais da saúde são reverenciados… ou batem palmas nas sacadas dos prédios… já vi isso por aqui também… pela televisão ou ouvi bem no comecinho da pandemia, lá para março… hoje as coisas já entraram no “novo normal”. 

Minhas colegas que moram perto do serviço, ou mesmo quando se deslocam para ir ao mercado ou coisa assim, vestidas de branco levam olhares estranhos ou levam na cara mesmo um:

-”SAI CORONA”!!!! 

E o povo (normalmente molecada) saem rindo….e te digo que não é só a molecada não….

Ah!!! então, como eu conversava com uma colega… estamos cansadas.. não queria palmas, nem às vezes reconhecimento… queria uma parte em empatia… uma parte em respeito… uma parte em folga (ou direito à), porque nossas folgas, férias e todas as concessões de descanso (inclusive acabei de saber que até os pontos facultativos que a Prefeitura deu foram revogados) até o final de ano, aparentemente….

Não temos condições de trabalho tão adequadas, não temos EPI (Equipamentos de Proteção Individual) suficientes ou adequados, não temos como garantir a nossa segurança efetivamente. Todos que estamos lá na linha de frente. E nem é por falta de tentativa nossa ou da chefia imediata… simplesmente as coisas são assim… e não é porque somos órgão público… tenho certeza que na rede particular as coisas não estão tão diferentes assim….

 

SIM… mas que raio tudo isso tem a ver com tudo isso aqui no blog?????

Porque, é mais uma das minhas manias de precisar compartilhar e dar satisfação por aqui…

Porque vejo toda a tristeza que este momento está trazendo para todos… porque vejo amigos queridos, parentes, amigos de amigos e parentes de amigos morrendo… todos os dias….

Porque vejo tanto ódio, tanta intolerância, tanto descontrole e destemperamento….

Porque vejo loucuras, insanidades e leviandades feitas em nome da política e da economia e não conseguimos fazer absolutamente nada…

Sou da Saúde (repetindo). 32 anos de carteira assinada trabalhando na área.Mas estou dentro de uma farmácia desde os 10 anos de idade…42 anos trabalhando com a saúde dos outros…. e que na verdade, fico me questionando se era mesmo o que eu deveria ter feito. Quando os próprios interessados mesmo (os pacientes) às vezes não parecem se importar….

Serviço público, SUS, políticas públicas de saúde, protocolos e estudos de segurança… Não consigo mais ouvir o noticiário com os absurdos proclamados….Não dá. Simplesmente não dá. Nem para descrever. 

E agora, para completar também (o cerne deste blog) o meio ambiente, as caminhadas, a preservação ambiental, as áreas protegidas….Não dá para pensar em trilha, vendo uma parte do cerrado sendo literalmente assassinado agora neste exato momento…

Porque vejo discursos de ódio, de racismo e de certo ou errado não levando a lugar nenhum…

 

Sei que somos (e estamos) dentro de uma bolha, segura e protegida. 

E olha que estou bem fisicamente, mentalmente e financeiramente.. pelo menos penso….tenho a minha família aqui comigo, estamos seguros, com os empregos garantidos, tenho a Júlia aqui, dentro de casa protegida e perto, para caso ela ficar doente, poder ser encaminhada para o hospital. 

 

Não vejo com simpatia (me dá até um certo incômodo, a bem da verdade quando vejo) pessoas e marcas compartilhando e postando coisas como se nada estivesse acontecendo. Não posso ser mais um destes…

Alguns defendem que é a maneira de tentarmos passar “mais leve” por tudo isso, para dar um “Up”, para dar uma levantada no astral e tudo o mais, nessa mesma vibe.

Alguns posts subiram nestes tempos porque estavam programados assim no meu pretenso “calendário editorial”. 

E te pergunto… que planejamento e programação????

Para que???  Tudo isto caiu por terra  neste momento. 

Tenho (e gostaria) de escrever e gravar mais podcasts, por exemplo…

Mas não consigo. 

Penso que neste momento, o melhor a fazer é ficar retraidinha por aqui, me voltando para dentro, tentando planejar e pensar em alguma coisa para quando tudo isso passar. 

Simplesmente acho que agora, é no mínimo, uma falta de sensibilidade, de empatia e de responsabilidade ficar falando de viagens, passeios com tantas coisas ruins acontecendo a nossa volta. 

Não faz nenhum sentido, a meu ver….

Não é uma despedida, mas uma pausa. 

E também um desabafo e ainda, uma explicação da minha sumida, que espero ser bem rápida.

 

Um até breve e fiquem bem por aí, da melhor forma que puderem!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *