Lake Louise Ski Resort

Viagem feita em setembro de 2018.

6º dia de viagem- Parque Nacional de Banff

Acordamos com muito, muito frio este dia.

Mas tão frio que decidimos não ficar nos expondo ao frio, no shelter, aquecer água e fazer café e tomar correndo para não morrermos congelados. Eu sei. É exagero, mas nós moradores de um país tropical não estamos acostumados ao frio.

Sabíamos que no Lake Louise Gondola havia a opção de tomar um café da manhã antes de subir até o alto da montanha.

Só trocamos de roupa e fomos para o Ski Resort, o outro nome do lugar (e oficial).

O lugar tem funcionamentos bem distintos no verão e no inverno.

Apesar de para nós tupiniquims estar bem frio, estávamos no verão deles.

Então, o resort não estava funcionando na sua plenitude.

No inverno, lógico, a estação de esqui está funcionando a todo vapor.

O local se volta todo para isto, com aluguel de equipamentos e aulas de ski e snowboard.

O que nós vimos que seria aqui possível de fazer nessa época era a grande possibilidade de avistamento de ursos pardos, a subida até a montanha (são 2.100 m) e algumas trilhas.

Essas são as trilhas disponíveis: https://www.skilouise.com/activities-and-events/guided-hikes.php

-Trail of the Great Bear. Aberto a partir de maio. Trajeto: 45 min.

-Trail of Ice and Fire. Aberto de Junho a Outubro.  Trajeto: 2 horas

-Trail of the Seven Wonders. Aberto de Junho a Outubro. Trajeto: 3,5 horas.

As trilhas acima descritas são pagas. Confirme se estão disponíveis e os valores antes de ir. Devem ser reservadas com antecedência aqui: guides@skilouise.com

Chegamos e estava bem vazio, quase ninguém.

Você vê cartazes, tipo calendário, com os dias onde ocorreram o avistamento dos ursos pardos (daí a probabilidade de você também conseguir ver) e também de avisos sobre como proceder em caso de avistamento/encontro.

Calendário de September 2018. No dia 06, carimbo com patinha. Acima do calendário: do lado esquerdo Lake Louise. No meio: Grizzly Bear and Wildlife Sightings Calendar. Do lado direito, foto de urso.

O calendário com a patinha de urso em dias de avistamento. Olha que bonitinho. Lake Louise Ski Resort

Compramos os tickets e pagamos só CAD$ 4,00  a mais para pegar um café de respeito, quase um brunch. Nós achamos que vale muito a pena.

O café é bem completo. Chá, café, suco, leite, iogurte, cereais, a mesa de pães, bolos, tem máquina para preparar o seu waffle, salsichas, bacon, ovos…

Ok. É café “normal” de hotel. Mas para nós, vindos do acampamento, comermos o que quiséssemos, num ambiente fechadinho e quentinho foi ótimo!!!!

Para a subida nós escolhemos a Gôndola, que é tipo uma cabine, mais fechadinha e também tinha a lift chair, aqueles banquinhos abertos, que cabem mais de uma pessoa, que você já viu em algum filme.

A subida leva cerca de 15 minutos. O caminho é bacana, todo o bosque lá embaixo, mas (acho) devido ao frio, não vimos nenhum animal….

Chegando no ponto final, fizemos uma trilha, bem pequena, o Kicking Horse Trail

Placa com fundo branco. Acima, em fundo azul, Kicking Horse Trail. Placa verde abaixo: Open. Abaixo: You are entering an alpine environment with high bear activity. Outras recomendações. Abaixo, em vermelho: Hike at your own risk

A plaquinha com as recomendações para a trilha Kicking Horse Trail. Lake Louise Ski Resort

Era um pointview, mas como outro turista nos disse, vimos um monte de nada lá de cima, porque o dia estava bem fechado.

Trilha em meio a vegetação rasteira com flores vermelhas em ambos os lados. Ao fundo, pinheiros altos. 5 Pessoas caminham na trilha, avistadas pelas costas, formando fila. Céu encoberto.

O caminho da trilha para o Kicking Horse Trail, no Lake Louise Ski Resort

O João e a Júlia resolveram seguir a trilha mais para cima e eu continuei na parte de baixo.

Fui descendo para me encontrar com eles, num ponto de encontro, perto do mirante.

Caminhava por um campo cheio de flores vermelhinhas, bonito e comecei a perceber coisinhas brancas caindo na minha frente.

Campo com flores vermelhas. Do lado esquerdo, 4 pessoas bem distantes, num terreno mais elevado. À direita, pinheiros. Céu encoberto, cinzento.

O belo campo de flores vermelhas no topo do Lake Louise Ski Resort.

Coloquei a mão, porque primeiro pensei que fosse chuva.. mas era leve demais…

Foi aí que me toquei:

-”Neve!!!!!!”

A primeira neve a gente nunca esquece!!!!

Eles também contaram da experiência deles, andando e vendo aquela coisinha branca cair e foi aí que se deram conta também que era neve.

Lá em cima então, você pode fazer algumas trilhas, ter uma visão do Lake Louise usando até aqueles “binóculos” fixos, que você vê em várias atrações turísticas e é basicamente isso.

Montanhas azuladas ao fundo e no centro da foto, lago esverdeado. Nuvens brancas cobrem o topo das montanhas. No pé da montanha, pequenas habitações e em primeiro plano, o topo de pinheiros.

A visão do mirante, no Lake Louise Ski Resort. Observe ao centro da foto, lá longe, o Lake Louise, no meio das montanhas.

Nos encontramos no mirante, olhamos o binóculos, tiramos umas fotos e descemos desta vez pela Lift Chair.

Tem muita gente que desce à pé. Não é nada tão puxado, a trilha é calçada, bem demarcada.

Quase morremos… de frio e de medo… apelidamos a lift chair de cadeirinha do terror… pelo tanto de frio e do medo de altura que passamos naquele negócio aberto, sem proteção.

Cabos suspensos, fixos por postes altos verdes, onde se alternam pendurados, cadeiras suspensas e cabines. Em algumas cadeiras, grupos de 4 e 3 pessoas em cada cadeira. Pinheiros em ambos os lados. Ao fundo, uma pequena vila, avistada ainda bem distante.

A descida do Lake Louise Ski Resort, dessa vez nas Lift Chair.

Na volta, passamos no Visitor Centre de novo, usando wi-fi e aproveitando o lugar quentinho e com wi-fi para não ficarmos tanto expostos ao frio.

Voltamos ao acampamento, jantamos e fomos dormir.

Nesta madrugada, quando o João saiu um pouco da barraca foi que se deu conta do frio que a Júlia e eles estavam sentindo. Eu estava protegida, porque estava no meio dos dois.

O acampamento tooooodo branquinho… coberto de neve!!!!

Foi uma experiência para nós três. Vimos e sentimos na pele, literalmente a neve.

Este foi o nosso último dia no Lake Louise Campground. No dia seguinte, rumaríamos para Banff, tema do próximo post da série Canadá/Banff