Lake Louise

O Lake Louise é junto com o Lake Moraine a atração que faz o Parque Nacional de Banff ser conhecido no mundo inteiro pelos lagos de cores que figuram no Instagram com as hashtags #nofilter, com verdes e azuis indescritíveis, sem filtro e sem photoshops.
Junto com os clichês que não tem como não deixar de falar quando descrevemos, com o lago azul turquesa, verde esmeralda, o azul profundo do céu, as montanhas emoldurando sua beleza, blablabla….
E igualmente com os clichês chegam as hordas e multidões de turistas.
Parabéns, você também será mais um deles a se embasbacar com a beleza cênica do lugar.
O nome é uma homenagem à quarta filha da rainha Vitória (que também emprestou nome à província).

Lake Louise, no Parque Nacional de Banff.
Acordamos tarde, estava menos pior que o primeiro dia no acampamento Lake Louise, quando visitamos o Johnston Canyon, mas ainda assim frio e chovendo leve.
Já havíamos entendido que deveríamos chegar cedo para conseguir estacionar o carro.
Mas, o estacionamento estava cheio, mesmo chegando mais cedo que no dia anterior e os guardas disseram que deveríamos pegar o shuttle bus.
Descemos até o estacionamento da Great Divide (que eu não tinha ideia do que se tratava até procurar para escrever aqui: https://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/continental-divide) uma plaquinha que marca “uma cordilheira ou limite natural de terreno elevado que separa as bacias de drenagem de um continente” e de lá atravessamos a rodovia e pegamos uma trilha bem pequena, no máximo 1 km e fomos até o Lake Louise.

O Fairmont Chateau Lake Louise, no Parque Nacional de Banff
Estava bem cheio, com bastante gente. Um dia claro bem claro e bonito que rendeu boas fotos.

O outro lado da margem do Lake Louise. Parque Nacional de Banff
Fomos só até o outro lado da margem do lago, onde forma-se uma prainha.
Foi uma caminhadinha só. Porque não dá para chamar de trilha. Eles denominam de Lake Louise Lakeshore, 2 km de ida e a mesma distância de volta, pela margem direita do lago. A trilha não tem elevação nenhuma e é acessível.
Como diz um amigo meu, dá para fazer de chinelo (tirando o frio, claro).
De lá é que começam as trilhas, mas não subimos, porque achamos que mesmo com a beleza do lugar, seria a mesma visão do lago, só que mais de cima, do lado esquerdo ou do direito. Sabíamos que o final da trilha seria na famosa Casa de Chá, Lake Agnes Teahouse http://www.lakeagnesteahouse.com/ mas também o caixa não estava assim muito propício (já tinha visto os preços das iguarias antes) e consideramos que não valeria a pena.

Turistas em canoa no Lake Louise. Parque Nacional de Banff
Também vimos turistas andando de canoa, mas não optamos pelo passeio. Segundo o Guia Lonely Planet o aluguel de canoa sai por hora CAD$ 45,00.
É… viagens são feitas de escolhas…
Lógico que entramos no Fairmont Chateau Lake Louise, um luxo, porque ele é aberto para visitação pública. E é de graça… olhar não custa nada (por enquanto neste lugar).
Trilhas
-Lakeshore Trail (1,5 km one way)
-Do Chateau Lake Louise
Mais curta mas mais difícil 3,4 km. Vai do Lago Mirror até Lake Agnes Tea House- andar mais 1,6 km até o mirante Big Beehive e chegar até Place of Six Glacier
-Do Chateau Lake Louise pela beira do Lago (5,6 km de ida)
-Consolation Laketrail-6 km ida e volta

O interior do Fairmont Chateau Lake Louise
Fairmont Chateau Lake Louise
https://www.fairmont.com/lake-louise/
Este opulento hotel nas margens do Lake Louise foi construído pela Canadian Pacific Railway, em 1890 e reformado em 1925 e 2004.
Coisa que a gente só vê em filme.
Fiz uma brincadeirinha e vi quanto ficava uma diária básica no hotel.
Achei disponibilidade só para daqui a dois meses.
Uma diária para dois adultos, custariam módicos CAD$ 654,00.
Pesquisa feita em Agosto de 2019.
Circulamos onde era permitido lá dentro, olhamos as lojinhas, tiramos bastante fotos e foi só.
Passamos umas 2h30, quase 3 horas no lugar e quando estávamos descendo para o acampamento nos surpreendemos com vagas no estacionamento para o Lake Moraine e resolvemos entrar rápido, para não perder a oportunidade.
Mas conto como foi a visita em outro post…
Para mais passeios em Banff com nosso parceiro Get Your Guide
Pingback: Lake Moraine - Os caminhantes