Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Johnston Canyon

Depois de visitarmos o Lake Louise Visitor Centre e ficarmos perambulando, decidimos subir para o Lake Louise  perto de 11 horas.

Tudo cheio, os estacionamentos, tudo. Descemos para o Lake Moraine também estava tudo abarrotado.  

Percebemos claramente que para visitar esses lugares teríamos que sair bem mais cedo…

Paramos no meio da estrada para pensar no que fazer, abrimos o mapa, acabamos indo para o Johnston Canyon, voltando em direção à Banff, rodando uns 30 km.

Um passeio de meio dia, mas que foi o aperitivo para o lindíssimo Parque Nacional de Banff.

Johnston Canyon

Detalhes das trilhas aqui:

http://banff.ca/index.aspx?NID=648

Tradução livre:

Passeio de meio dia

. 45 minutos para Upper Falls

.Ganho de elevação: 215 m (700 pés)

.Elevação máxima: 1645 m (5.400 pés)

.Mapas: Banff 82 O / 4; Castle Mountain 82 O / 5

-Verifique as condições da trilha antes de ir

Acesso: Siga pela Bow Valley Parkway para oeste a partir de seu trevo ao leste com a Trans-Canada Highway 17,5 km até o Johnston Canyon. A área de estacionamento fica no lado leste de Johnston Creek. Da parte de trás da área de estacionamento, siga a trilha que leva através de uma passarela para o lodge e trailhead no lado oeste do riacho.

A trilha para as cachoeiras de Johnston Canyon são a mais movimentada das Montanhas Rochosas canadenses. Quase todos os dias durante todo o verão, centenas de caminhantes seguem suas passarelas e escadarias que se precipitam em desfiladeiros até as cachoeiras Lower and Upper do desfiladeiro. Embora o cânion e sua trilha única sejam certamente dignos de uma visita, você terá que fazer a caminhada à noite ou muito cedo para evitar as hordas….”

As trilhas são auto-guiadas, quase todo o percurso é feito por passarelas de ferro, presas nas paredes do desfiladeiro e mesmo debaixo de chuva, não deu aquela sensação de insegurança pela trilha molhada, como costuma acontecer…

Cachoeira pequena, caindo entre paredes de rochas cinzentas com alguns musgos verdes. Forma-se um poço de águas verdes escuras .

Lower Falls no Johnston Canyon.

Lower Falls

Você chega a Lower Falls em 1 km mais ou menos.  Uma ponte sobre o riacho serve como um ponto de vista para a catarata e um pequeno túnel através do leito rochoso do desfiladeiro permite a passagem para um ponto de observação mais próxima. Forma-se uma pequena (ou mais extensa, dependendo do número de visitantes no momento.

De volta à trilha principal, você continua subindo o desfiladeiro por  mais passarelas e trilhas largas e bem demarcadas. . Existem muitos mirantes com vista para o canyon e uma pequena cascata.

Cachoeira de aproximadamente 10 metros, no meio de rochas cinzentas. Cai formando um poço raso, com águas cinzentas.

Upper Falls, no Johnston Canyon

Upper Falls

Na Upper Falls, há dois mirantes: o fundo das quedas é alcançado por uma trilha lateral e uma passarela que leva a uma plataforma de observação; uma subida íngreme curta na trilha principal leva você para o topo das cataratas e outra plataforma de observação, que paira sobre a garganta acima da cachoeira.

Nós não nos atrevemos, vimos a queda da passarela mesmo e voltamos para a trilha, fazendo o caminho de volta.

Tenha cuidado, pois acidentes têm sido relatados por pessoas que escalam para ficar perto do riacho e a queda no córrego, pela força e pelo volume das águas é fatal.

Ink Pots

Trilha do lado esquerdo da foto, cimentado com grade em ferro verde, acompanhando todo o caminho. Do lado direito, um rio de águas claras e volumosas. Paredes rochosas de ambos os lados e ao fundo, árvores altas.

Olha a segurança da trilha, com corredor com grade e chão bem nivelado

Uma pequena porcentagem daqueles que caminham até as Upper Falls continuam outros 3 km até os Ink Pots- sete fontes minerais frias borbulhando até a superfície nos prados abertos ao lado do Johnston Canyon Creek. Acima de Upper Falls, a trilha sobe para fora do canyon para se juntar à trilha de Moose Meadows. Em pouco mais de 2 km, desce para os prados e as nascentes, localizadas no lado direito da trilha, não muito longe do riacho.

Outro guia bem completinho:

http://www.johnstoncanyon.com/guide-johnston-canyon-trail/

Tradução livre:

…”-Trilha auto-guiada / fácil a moderada

A caminhada até Johnston Canyon é verdadeiramente espectacular em qualquer época do ano e é a caminhada mais popular em todo o Canadá. Por que é tão popular? Tem o maior valor cênico, várias vistas em cascata e fácil acesso a uma distância relativamente curta. Independentemente da sua idade ou nível de atividade, todos podem aproveitar e experimentar o Canyon. Recomenda-se acertar o início da trilha antes das 8h ou após as 18h nos meses de verão, pois você será recompensado com uma aventura na natureza muito mais íntima. Horas de pico trazem grupos de ônibus e grandes multidões de visitantes que mudam a dinâmica da caminhada significativamente. Não é chocante, mas quanto mais se eleva a trilha, o volume de visitantes diminui”…

Perguntas comuns

É acessível a cadeiras de rodas?

Na maior parte do caminho para as quedas mais baixas – no entanto, há passarelas que acomodam apenas a largura da cadeira de rodas, por isso é altamente recomendável fazer isso antes das 8h em um dia de verão ou após as 19h antes ou depois das multidões. Esta viagem de ida e volta levará aproximadamente 45 minutos e você terá algumas belas paisagens.

Posso levar meu cachorro?

Sim. O animal de estimação deve estar na coleira em todos os momentos no Parque Nacional de Banff (as multas podem ser muito caras para uma violação de animal de estimação sem coleira). Verifique se o seu cão está bem comportado, pois há muitos visitantes com cães também caminhando. Para o prazer do cão e o seu – um início antecipado (das 7h às 8h30) é altamente recomendado. Traga sacos de lixo e pelo amor da mãe natureza… NÃO os deixe na floresta ou na trilha, nem atrás de uma árvore. Por favor, note que existem muito poucos lugares para permitir o acesso do cão à beira da água do riacho, por isso leve uma garrafa de água e um pequeno recipiente para eles se hidratarem. Infelizmente, temos algumas situações trágicas no Parque a cada verão, com os animais ficando seriamente doentes ou morrendo por causa da exaustão pelo calor.

Como é a trilha no inverno e está aberta?

A trilha está aberta durante todo o ano, no entanto, uma vez que há neve na trilha, recomenda-se alugar ou comprar sapatos especiais de neve que prendem a seus sapatos para uma melhor aderência, pois a neve acumulada pode ser muito escorregadia. Pólos de esqui também são um trunfo. As cachoeiras congelam completamente e as enormes formações de gelo que se agarram às paredes são magicamente espetaculares. Às vezes você pode ver a cachoeira surgindo por trás do gelo.  Nem mesmo “Frozen” da Disney pode competir com essa mágica cena. Tenha em mente que essas trilhas não são patrulhadas durante a noite, portanto, fique na trilha e cronometre sua caminhada até a luz do dia disponível.

Existe o perigo de ursos na trilha?

Não. Enquanto a paisagem ao redor do Johnston Canyon abriga uma imensa quantidade de vida selvagem, a chance de experimentar qualquer outra vida selvagem que não seja criaturas menores da floresta é muito remota. Big Horn Sheep e Mountain Goats têm sido vistos ocasionalmente no alto das paredes do Canyon, mas a trilha é muito ocupada para os ursos e o canyon é um verdadeiro obstáculo para eles se moverem pelo vale. Dito isto, recomenda-se levar spray de urso em qualquer caminhada nos parques de montanha e evitar usar fones de ouvido ou fones de ouvido.

Melhor época do ano para ver Johnston Canyon e as cachoeiras?

Cada estação altera drasticamente o personagem do Canyon, o que é uma questão muito subjetiva.

Inverno: dezembro / abril.

Luz do dia das 7 às 18 horas. Mais pacífica. Cachoeiras maciças cobertas de gelo, escaladores de gelo subindo nas cachoeiras congeladas, deslumbrantes cores translúcidas e várias camadas de formações de gelo. Ligeiramente ocupado nos fins de semana e o ruído da trilha é serenamente tranquilo. O riacho pode ser visto e ouvido borbulhando e borbulhando sob a superfície do gelo. Sapatos especiais de gelo são recomendados e podem ser alugados ou comprados em Banff

Primavera: maio / junho

Luz do dia das 6h às 22h30. Mais dramático. O nível da água atinge o pico em meados de junho, devido à derretimento da neve do inverno, e o rugido e a força da água são intimidantes, rápidos e poderosos. A água parece agressivamente turbulenta.

Os fins de semana podem ser bastante movimentados – no meio da semana a trilha tem tráfego razoável

Verão: julho a setembro.

Luz do dia 6:00 – 21:00. Mais como um cartão postal. As cachoeiras  estão no auge da beleza e da cor, enquanto a lama escorregadia diminuiu e as piscinas em cascata verde-esmeralda contrastam com as cascatas rugindo brancas e puras. O musgo e as choupas irradiam cheiros e vegetação fresca da floresta. No entanto, a trilha está em seu pico mais movimentado para o tráfego – o início da manhã ou o início da noite são melhores para explorar.

Outono: outubro / novembro.

Duas pessoas, a primeira com capa de chuva cor de rosa, calça clara e bastão de caminhada. Atrás, outra pessoa, com capa de chuva e calça escura, descem escadaria de cimento. Ao fundo, árvores altas.

Eu e Júlia na trilha do Johnston Canyon.

Luz do dia, das 8h às 18h. Mais relaxado. Outubro explode com as cores do outono e os níveis de água estão no seu nível mais baixo do ano, então as cachoeiras são muito subjugadas. O riacho, no entanto, revela mais como as corredeiras diminuíram e você pode ver claramente a bacia do riacho de calcário. Enormes rochas glaciais de rios repousam no fundo de Johnston Creek, que são todas perfeitamente polidas, exibindo combinações de cores exclusivas e composição geológica. Volumes de tráfego muito baixos.”…

Voltamos para o acampamento, demos uma volta de carro para encontrar os chuveiros, lutamos com o chuveiro para conseguir entender como ligar e regular a temperatura, mas conseguimos tomar  um banho quente delicioso no final das contas.

Fizemos comida dentro do shelter, por causa da chuva que não parava, uma das variedades das nossas comidas liofilizadas https://oscaminhantes.com/2015/01/alimentos-liofilizados.html, relegados a um canto da mesa que ficava “sobrando” por causa da família numerosa que habitava e tomava conta  do shelter, do banheiro e da pia, daquele lado do acampamento (conto melhor láaa naquele post do acampamento do Lake Louise Campground).

Então todos os outros campistas daquele pedaço eram “obrigados” a ficar juntos. E isso proporciona encontros bem interessantes. Conhecemos um senhor, já com certa idade (penso que mais de 70 anos pelo menos), que tinha vindo de bicicleta de Canmore e rodava a região sozinho e acampando. Ele preparou sua refeição com seus apetrechos bem modestos, conversou sobre sua vida, por onde ele andou, para onde ele ia… um encontro daqueles de ficar guardados como uma das melhores memórias e experiências das nossas caminhadas.

Fomos deitar bem cedo, perto de 20h00.

One Comment on “Johnston Canyon

  1. Pingback: Lake Louise - Os caminhantes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *