Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Como acampar no Parque Nacional de Banff

Na nossa visita ao Canadá   em Setembro do ano passado, já sabíamos que para as cidades de Toronto e Vancouver utilizaríamos as cotações e hospedagens  tradicionais. A saber: Booking e AirBnB.

Pesquisei também em Banff, mas já sabia que seria mais caro e mais difícil achar vaga, porque apesar de não ser altíssima temporada (verão), ainda estaríamos chegando na época do finalzinho de verão e vagas ainda estariam difíceis e  valores ainda estariam mais altos.

Se achava vaga, em qualquer pousada/hostel/hospedaria ou eram bem caros ou eram quartos e banheiros coletivos. Pensamos então, para baratear um pouco a brincadeira, nas opções de acampamento. Se fosse para usar banheiro coletivo pelo menos poderíamos dormir isolados, nós três.

E foi o que fizemos. A primeira estadia, em Lake Louise foi em barraca mesmo e para um conforto um pouco maior, em Banff, escolhemos aquelas tendas com cobertura de lona (canvas) que já havíamos visto (e que era um sonho de consumo usar um desses uma vez na vida) pesquisando um roteiro que (ainda) não saiu, para Yosemite Park. O que eles chamam, nos parques do Canadá de Otentiks.

Pesquisei nesses links alguma coisa, mas ainda assim, não foi o suficiente para conseguirmos os detalhes  para nossa parte de acampamento na viagem.

Este aqui está bem completo: 

http://outsidebrazil.com/2017/06/09/dicas-de-como-acampar-nos-parques-nacionais-canada/

http://gradlifeaucanada.blogspot.com.br/2015/06/acampando-num-parque-provincial-ou.html

O Site do Parks Canadá, com brochuras prontas, que são essenciais para o planejamento dos passeios e do que fazer:

-Para o Parque Nacional de Banff

https://www.pc.gc.ca/en/pn-np/ab/banff

-Este aqui é para as trilhas na região do Lake Louise e região

https://www.pc.gc.ca/en/pn-np/ab/banff/activ/randonee-hiking/lakelouise

-e para a própria  reserva:

https://reservation.pc.gc.ca/Home.aspx?gccf=true

Dicas básicas

1-Reservas

Se você vai nos meses mais concorridos a reserva é altamente recomendada, pois os campings podem estar completamente cheios. As datas variam de acampamento para acampamento  https://reservation.pc.gc.ca/Banff, mas regra geral, os acampamentos de verão começam no começo de maio, com todos os campings abertos do meio para o final de Junho. As demandas mais altas vão de Junho a Setembro com Julho e Agosto sendo os meses mais concorridos.

No Site, você vai colocando os filtros que quiser (ou estiverem disponíveis).

-Finding a site:

.o tipo de reserva (reservation type), que podem ser as seguintes opções  (clique no pontinho de interrogação para detalhes):

O que vai ditar a sua reserva é o tipo de acampamento que você escolher e claro, se este vai estar disponível. Basicamente o que é diferente é o frontcountry camping, o backcountry camping, onde no primeiro você fica do ladinho do carro e o outro você tem que ou deixar o carro bem longe ou enfrentar uma caminhada ou remada para chegar ao local do camping;

.data de chegada, número de noites ou a data de partida;

.selecionar o parque ou o camping;

.selecionar o equipamento (barraca e van ou trailer e motorhome-com o respectivo tamanho);

-selecionar party size (quantos veículos e pessoas por reserva: 1-4 persons 16 years of age or older. A camping party can have one vehicle and trailer. Either one (but not both) may be an RV. Max party size is 8 persons (children under the age of 16 included).

-dependendo do site escolhido, você pode ir adicionando mais filtros à sua escolha;

Mais detalhes:

http://www.env.gov.bc.ca/bcparks/fees/

2-Registro no GCKey

Você tem que fazer um cadastro no My Parks Reservation Account

 https://clegc-gckey.gc.ca/j/eng/l  para finalizar a reserva. Isso significa fazer o pagamento da reserva.

 

3-Adquirir um Pass

Os campistas precisam ter algumas autorizações:

-O National Park Entry Permit- o Parks Canada Discovery Pass, para todos aqueles que adentrarem o Parque Nacional. Vale por um ano.

-Camping Permit

-Fire Permit (se você quiser ter fogo no seu acampamento). Nós não pegamos mas se você não for no alto verão, acho um detalhe bem importante. Pegamos uma temporada atípica de neve e ter um foguinho amigo faria toda a diferença. São permitidos dentro do horário correto, apenas dentro do recipiente feito de metal que existe no acampamento escolhido e com a madeira que você pega nas pilhas existentes dentro do acampamento. Não são permitidos a queima de comida ou lixo.

Regras gerais dos acampamentos em Banff National Park

-Hora de silêncio: 23:00 às 07:00 h

-Uso do Gerador: 9:00 às 10:30 e 17:00 às 19:00 h

-Não são permitidas fogueiras: 23:00 às 07:00 h

-Não é permitido álcool: 23:00 às 07:00. Durante os finais de semana prolongados no verão, são completamente proibidos a posse e o consumo de álcool em todos os campings.

-O lixo deve ser jogado no lugar correto e manter o local do acampamento limpo o tempo todo (lembre-se, aqui a vida selvagem inclui ursos, pumas, lobos e coiotes, o que significa que manter o local com comida exposta e lixo pode atrair esses animais e trazer risco para você e outros campistas).

Por esta razão, todos os campings possuem recipientes próprios, específicos para lixo e armazenamento de comidas que devem ficar fora das barracas/tendas à prova de animais. Desrespeitar estas regras podem ter sérias consequências.

Todos os alimentos ou qualquer coisa que tenha cheiro e possa atrair os animais devem ser armazenados no carro, trailer ou motor home ou nos lockers destinados para tal.

-Outra coisa importante é cuidar da segurança das crianças. Lembre-se: nós estamos invadindo o espaço dos animais, e não o contrário. Os animais podem se sentir curiosos e atraídos pelas crianças ou então atacá-las. Mantenha as crianças sempre por perto, ao alcance dos olhos, não deixe elas largadas e brincando sozinhas perto de grama alta  ou arbustos densos, onde o ataque pode não ser percebido a tempo.

-Não alimentar os animais;

-Não se aproximar dos animais;

-Pets devem estar em coleiras o tempo todo.

-Horário de check-in: Depois das 14:00 h

-Horário de check-out: 11:00 h

-Tempo de estadia máxima permitida: 14 noites

-Os campings só são permitidos na área designada;

-Os veículos e barracas devem ficar nas áreas designadas, na área pavimentada, não sobre a vegetação;

-Nada pode ser amarrado às árvores . Postes ou estacas devem ser utilizados para tal fim.

-Para pescar, é requerido um passe, o national park fishing;

Importante: Os que violarem as regras podem ser chamados para comparecer a um tribunal e podem pagar multas acima de CAD 25.000,00.

A fiscalização é efetiva. Encontramos os guarda-parques circulando o tempo todo nos dois lugares.

Nossos campings escolhidos

O primeiro foi um campground em Lake Louise, que é separado em dois campings, um é só para barracas e outro é só para RVs.

https://www.pc.gc.ca/en/pn-np/ab/banff/activ/camping/lltent?utm_source=gmb&utm_medium=lakelouis

Barraca azul com detalhes em laranja no meio de um bosque. Ao fundo, mesa de madeira com bancos e um carro preto.

Nosso acampamento no Lake Louise Campground, no Parque Nacional de Banff, Canadá

Para quatro noites em barraca pagamos CAD 120,00.

Fica a 60 km de Banff, um quilômetro do Lake Louise Village e a quatro quilômetros do lago em si. A localização é bem bonita, ficamos na beira do Bow River, têm trilhas internas e ficamos no meio dos bosques.

Barracão de madeira, sem portas no meio de um bosque. Ele está do lado direito de uma caminho pavimentado.

O shelter do Lake Louise Campground, no Parque Nacional de Banff. Canadá.

Espalhados pelo camping todo, existem abrigos para cozinhar, com forno a lenha (que nós não tivemos a habilidade e paciência para acender), pia para pegar água e lavar a louça  e logo ao lado sanitários masculino e feminino. Os chuveiros estão instalados no setor L.

Construção em cimento, com janelas de vidro emolduradas por esquadrias verdes e telhado verde. No meio da construção, uma chaminé. Árvores altas ao fundo.

O banheiro do Lake Louise Campground, no Parque Nacional de Banff, Canadá.

Entre um campsite e outro existe um espaço razoável o que dá uma relativa privacidade.

Quando você chega, recebe um mapinha e vai para o setor reservado. Cada campsite tem uma mesa e bancos conjugados de madeira. Aqui, os alimentos têm que ser armazenados dentro do carro.

Tem um anfiteatro também, entre o Setor A e M, para eventuais apresentações.

Uma curiosidade deste acampamento, é que ele é todo cercado por uma cerca elétrica, então animais de pequeno porte conseguem ultrapassar a cerca, já os grandes são bloqueados. Isso nos deu uma certa segurança (principalmente para a Júlia, que morre de medo do ataque dos ursos.

Como chegar

Da Trans-Canada Highway (Hwy#1) saia em direção a Lake Louise: direto em linha reta até uma parada de 4 vias, vire à esquerda na 2ª parada de 4 vias. Siga a estrada até a entrada do Lake Louise Campground.

Cabana em lona e madeira, no meio de um bosque coberto de neve

Nossa tenda no Tunnel Mountain Campground II,no Parque Nacional de Banff, Canadá

O segundo foi para a cidade de Banff, o Tunnel Mountain Campground Village II.

https://www.pc.gc.ca/en/pn-np/ab/banff/activ/camping/tunnel2

Para cinco noites em tenda pagamos CAD 600,00.

Construção em madeira verde clara, com portas verdes e esquadrias brancas nas janelas.Neve cobrindo o telhado. Árvores altas na frente e atrás da construção.

O banheiro do Tunnel Mountain Campground II, no Parque Nacional de Banff, no Canadá

Aqui também estão disponíveis os abrigos para cozinha, os chuveiros e sanitários, os recipientes específicos para armazenar comida e os de lixo. No básico é bem semelhante.

O que  fez a diferença foi a tenda. Ela é feita em lona, mas um tipo impermeável.

Construção em madeira verde clara, sem portas e com janelas com pequenos quadrados em vidros, com esquadrias brancas. Uma chaminé bem no meio do telhado. O telhado está coberto de neve. Árvores altas ao redor da construção, também cobertas de neve.

O abrigo para cozinhar no Tunnel Mountain Campground II, no Parque Nacional de Banff, Canadá

Dentro da tenda, existe uma mesa de madeira com 4 cadeiras, uma grande estrutura de madeira onde podem ser acomodados 4 pessoas e mais uma estrutura que forma tipo um beliche, onde podem ser abrigadas mais 2 pessoas. Grandes colchões em espuma, com revestimento impermeável e bem importante: um aquecedor interno.

As portas e janelas são de vidro, o que oferece uma vista bacana do ambiente externo. Por fora ela também é toda bonitinha, tem cerquinha de madeira e dois bancos de madeira para você apreciar a paisagem e ficar lá sentadinho. Que simplesmente não deu para fazer isso por causa da neve que pegamos.  Cada site (neste caso) têm mesa e cadeira de madeira na área externa, um locker para armazenar alimento particular, um botijão de gás onde você acopla uma churrasqueira (que também é fornecido) e também um fire pit para a fogueira.

Metade de mesa de madeira e bancos no primeiro plano. Ao fundo, container de ferro, do lado esquerdo. Do lado direito um botijão de gás e um tipo de pedestal de ferro sobre o botijão de gás. Tudo está branco, coberto de neve.

Os “acessórios” que estão incluídos no serviço da tenda. Uma mesa externa com bancos de madeira, um local para armazenamento de alimentos . Uma churrasqueira (que está dentro deste armário de ferro), um botijão de gás para acender a churrasqueira.

Digo aqui que o conforto é diferente. Você não deita mais direto no chão, está abrigado dentro de uma estrutura, pode ficar de pé e até fazer alguma atividade nos banquinhos.

Como chegar

-Vindo do leste pela rodovia Trans- Canada Highway: Pegue a primeira saída para Banff. Fique na faixa da esquerda. Vire à esquerda no sinal de parada – permaneça na faixa da esquerda por 1 km – vire à esquerda na Tunnel Mountain Road no Rocky Mountain Resort. 4.5 km para Tunnel Mountain Village II e Trailer Court – para entrar, vire à direita – ficar na pista da esquerda para se registrar.

-Vindo do oeste na rodovia Trans-Canada Highway: Pegue a terceira saída para Banff. Junte-se à direita – fique na faixa da esquerda por 1 km – vire à esquerda na Tunnel Mountain Road no Rocky Mountain Resort. 4.5 km para Tunnel Mountain Village II e Tribunal de Trailer – para entrar virar à direita – ficar na pista da esquerda para se registrar.

Serviços adicionais

Entrei em contato com o pessoal do Parque, do Centro de Visitantes de Lake Louise  e eles indicaram uma loja em Banff que faz o aluguel, não só de barracas, mas de todos os equipamentos. Aqui em casa a teimosia do marido preferiu levar a barraca de qualquer jeito, mas depois se arrependeu.

Já combinamos que na próxima, alugamos a barraca por lá e levamos só o sleeping bag de casa.

-Para aluguel de equipamentos: a Bactrax http://www.snowtips-bactrax.com/summerrentals.html

Na minha reserva (que eu cancelei depois) ficou para 4 dias, uma barraca para três pessoas: $46 + GST = $48.30CAD.

Vou contar como foram nossas estadias mais detalhadamente nos posts dentro dos roteiros de dia a dia que fizemos. 

One Comment on “Como acampar no Parque Nacional de Banff

  1. Pingback: Lake Louise Campground - Os caminhantes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *