Sítio das Andorinhas-Vale Europeu

Este post faz parte do roteiro feito pelo Vale Europeu, no Carnaval de 2018.
Foi o último passeio antes da volta para São Paulo. Fizemos o rapel na Cachoeira do Baú no primeiro dia, depois o trekking para a Cruz de Pedra na Serra da Leoa , o rafting no rio Itajaí-Açú e por último este trekking levinho para fechar o feriado.
Optamos por este formato de roteiro pois teríamos feito o rafting no dia anterior, sabíamos que era uma caminhada mais tranquila, por dentro da água, já estaríamos descansados do trekking pesado dois dias antes.
Descrição da caminhada pela operadora:
http://ativaraftingvaleeuropeu.com/caminhada-sitio-das-andorinhas/

Trekking no Sítio das Andorinhas- Vale Europeu
“O Sítio das Andorinhas está localizado no final do Vale da Catedral, no Ribeirão Wilse, município de Ascurra, a cerca de 35 km de nossa base de operações. A entrada para o sítio é no meio de campos floridos até chegar em uma pequena casa de apoio às margens do ribeirão. Patos, marrecos e galinhas d’angola dão boas-vindas aos caminhantes. A trilha começa neste local, seguindo por campo até entrar no riacho que corre raso sobre seixos e placas de ardósia, oferecendo uma caminhada leve, mas quase todo o tempo por dentro d’água.
A paisagem demonstra a imensa riqueza da Mata Atlântica fechando-se sobre o leito do rio. Durante o caminhar, pequenas piscinas de águas límpidas e paredes verticais de ardósia de vários metros de altura.
Após 40 minutos de caminhada o vale se abre sob um chão formado por seixos e paredes de formação rochosa de ardósia emoldurando um lugar absolutamente fantástico.
No final do vale, uma abertura em forma de porta de catedral com uma cachoeira interna e um pequeno lago. Hora de permanecer em silêncio para contemplar este lugar maravilhoso e mágico.
A volta é pelo mesmo caminho até a sede do sítio, onde o transporte nos espera. Os mais aventureiros podem ainda optar por um belíssimo rapel dentro da catedral natural.”

Trekking no Síto das Andorinhas- Vale Europeu- SC
O pessoal da Ativa Aventuras pegou a gente na Pousada onde estávamos, a Nona Rosina por volta das 8:00 horas. O sítio fica na mesma cidade, em Ascurra.
Chegamos rápido e a D. Emília e o marido S. Álvaro nos receberam em sua linda e aconchegante casa. Você percebe o carinho e o capricho em cada detalhe da casa. Nas flores, no gramado, nos cuidados com os animais, tudo.
A caminhada realmente é tranquila, conforme o descrito. Caminhamos sobre pedras pequenas, com água na altura dos tornozelos intercaladas com placas maiores que vão surgindo no trajeto. E por vezes, a água fica mais funda, na altura dos joelhos.
Árvores verdejantes, em todo o caminho deixariam o caminho mais fresco ainda, mesmo que a caminhada fosse feita com o sol a pino.
Pegamos o tempo fechado, mas acabou não chovendo durante a trilha.
Conforme o fim da trilha se aproxima, o vale vai se fechando onde duas grandes paredes de pedra se encontram, de aproximadamente 15~20 metros de altura. Por trás destas duas paredes podemos ver uma cachoeira que forma um pequeno lago, exatamente como a descrição da operadora.

O final da trilha no Sítio das Andorinhas- Vale Europeu- SC
Devemos ter levado cerca de 1 hora para este percurso e o tempo equivalente para a volta, pelo mesmo caminho.
Na volta, na chegada à sede uma surpresa: A D. Emília havia preparado um lanche, com sucos naturais e biscoitinhos doces, do tipo de sequilhos. Uma delícia!!!

Lanchinho mimo no final do trekking para o Sítio das Andorinhas- Vale Europeu- SC
Fechamos com chave de ouro nossa quarta visita ao Vale Europeu!!!

A trupe para fotinha de despedida do Sítio Andorinhas, com a D. Emília no Vale Europeu- SC
Para quando você for
Ativa Aventuras- Operadora local
Site: http://ativaraftingvaleeuropeu.com/
Pingback: Vale Europeu-Guia Ecoturístico - Os caminhantes