Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Sítio das Andorinhas-Vale Europeu

Pessoas vestindo roupas esportivas caminham sobre riacho com água na altura dos tornozelos. Árvores em ambos os lados do riacho. As pessoas estão de costas.

Este post faz parte do roteiro feito pelo Vale Europeu, no Carnaval de 2018.

Foi o último passeio antes da volta para São Paulo. Fizemos o rapel na Cachoeira do Baú   no primeiro dia, depois o trekking para a Cruz de Pedra na Serra da Leoa , o rafting no rio Itajaí-Açú e por último este trekking levinho para fechar o feriado.

Optamos por este formato de roteiro  pois teríamos feito o rafting no dia anterior, sabíamos que era uma caminhada mais tranquila, por dentro da água, já estaríamos descansados do trekking pesado dois dias antes.

Descrição da caminhada pela operadora:

http://ativaraftingvaleeuropeu.com/caminhada-sitio-das-andorinhas/

Água formando um riacho corre sobre pedras escuras com vegetação baixa e árvores nos lados direito e esquerdo.

Trekking no Sítio das Andorinhas- Vale Europeu

“O Sítio das Andorinhas está localizado no final do Vale da Catedral, no Ribeirão Wilse, município de Ascurra, a cerca de 35 km de nossa base de operações. A entrada para o sítio é no meio de campos floridos até chegar em uma pequena casa de apoio às margens do ribeirão. Patos, marrecos e galinhas d’angola dão boas-vindas aos caminhantes. A trilha começa neste local, seguindo por campo até entrar no riacho que corre raso sobre seixos e placas de ardósia, oferecendo uma caminhada leve, mas quase todo o tempo por dentro d’água.
A paisagem demonstra a imensa riqueza da Mata Atlântica fechando-se sobre o leito do rio. Durante o caminhar, pequenas piscinas de águas lí­mpidas e paredes verticais de ardósia de vários metros de altura.
Após 40 minutos de caminhada o vale se abre sob um chão formado por seixos e paredes de formação rochosa de ardósia emoldurando um lugar absolutamente fantástico.
No final do vale, uma abertura em forma de porta de catedral com uma cachoeira interna e um pequeno lago. Hora de permanecer em silêncio para contemplar este lugar maravilhoso e mágico.
A volta é pelo mesmo caminho até a sede do sítio, onde o transporte nos espera. Os mais aventureiros podem ainda optar por um belíssimo rapel dentro da catedral natural.”

Riacho raso com águas escuras corre sobre pedras. Árvores altas e vegetação verdejante em ambos os lados. Ao fundo, distante, observa-se uma pessoa com mochila nas costas.

Trekking no Síto das Andorinhas- Vale Europeu- SC

O pessoal da Ativa Aventuras pegou a gente na Pousada onde estávamos, a Nona Rosina por volta das 8:00 horas. O sítio fica na mesma cidade, em Ascurra.

Chegamos rápido e a D. Emília e o marido S. Álvaro nos receberam em sua linda e aconchegante casa. Você percebe o carinho e o capricho em cada detalhe da casa. Nas flores, no gramado, nos cuidados com os animais, tudo.

A caminhada realmente é tranquila, conforme o descrito. Caminhamos sobre pedras pequenas, com água na altura dos tornozelos intercaladas com placas maiores que vão surgindo no trajeto. E por vezes, a água fica mais funda, na altura dos joelhos.

Árvores verdejantes, em todo o caminho deixariam o caminho mais fresco ainda, mesmo que a caminhada fosse feita com o sol a pino.

Pegamos o tempo fechado, mas acabou não chovendo durante a trilha.

Conforme o fim da trilha se aproxima, o vale vai se fechando onde duas grandes paredes de pedra se encontram,  de aproximadamente 15~20 metros de altura. Por trás destas duas paredes podemos ver uma cachoeira que forma um pequeno lago, exatamente como a descrição da operadora.

Duas paredes de pedra com cerca de 20 metros de altura com uma pequena cachoeira no encontro destas. A água que cai da cachoeira forma um pequeno lago. Três pessoas observam a cachoeira, de costas.

O final da trilha no Sítio das Andorinhas- Vale Europeu- SC

Devemos ter levado cerca de 1 hora para este percurso e o tempo equivalente para a volta, pelo mesmo caminho.

Na volta, na chegada à sede uma surpresa:  A D. Emília havia preparado um lanche, com sucos naturais e biscoitinhos doces, do tipo de sequilhos. Uma delícia!!!

Mesa de madeira antiga. Sobre esta, três jarras de vidro com sucos, três tigelas brancas com biscoitos e copos de vidro sobre bandeja branca

Lanchinho mimo no final do trekking para o Sítio das Andorinhas- Vale Europeu- SC

Fechamos com chave de ouro nossa quarta visita ao Vale Europeu!!!

Grupo de pessoas, com roupas esportivas sorriem para a foto. Duas estão sentadas sobre uma cadeira de madeira larga e com espaldar alto. As demais estão ao redor da cadeira. Estão sobre um deque de madeira. Ao fundo, observa-se um telhado de uma construção , do lado direito e do lado esquerdo árvores.

A trupe para fotinha de despedida do Sítio Andorinhas, com a D. Emília no Vale Europeu- SC

Para quando você for

Ativa Aventuras- Operadora local

Site: http://ativaraftingvaleeuropeu.com/

Nona Rosina- Pousada em Ascurra

https://www.facebook.com/nonarosina/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *