Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Vale Europeu- Santa Catarina

Cada vez que eu ouço as pessoas falando em  viajar para Santa Catarina, mais da metade, (muuuuitoo mais) falam em Florianópolis e no máximo Bombinhas, ambas cidades na costa litorânea do Estado.

Já estivemos também, como todo bom turista, mas o que nos traz de volta para estas terras é o Vale Europeu, que tem tudo o que a gente gosta…muito antes dele ser “batizado” assim.

Trilhas e mais trilhas, inúmeras cachoeiras, o sossego das cidades locais, ainda não afetadas e contaminadas pelo turismo massificado, a hospitalidade do povo, generoso e ainda que em solo brasileiro, preservando muito ainda da sua tradição, a culinária, tanto italiana quanto alemã, as duas maiores colonizações presentes por aqui. E mais uma vez (a quarta para mim) retornamos para Santa Catarina no feriado do Carnaval de 2018.

Esse é um post índice, vou colocar muitos trechos de textos dos guias (identificados abaixo)  sobre o Circuito do Vale Europeu mesclados com nossa experiências (focadas no ecoturismo) de modo mais geral, só para você ter uma ideia do que fazer por aqui e atualizando conforme for postando as nossas experiências.

https://circuitovaleeuropeu.com.br/

https://circuitovaleeuropeu.com.br/municipios-integrantes/

Posts completos sobre cada cidade, bem detalhado, você encontra aqui, no ótimo Vida de Turista, do Thiago Busarello, que nasceu e mora na região e esmiuçou cada cidade da região do Vale do Itajaí: http://www.vidadeturista.com/destinos/medio-vale-do-itajai-sc.html

-Apiúna

http://guiasc.tur.br/item/detalhes/codItem/661

-Atrativos Principais:

-Vale do Baú: onde fica a cachoeira do mesmo nome, com 35 metros de queda livre. Fizemos o rapel aqui. http://ativaraftingvaleeuropeu.com/rapel-bau/

Rapel na Cachoeira do Baú- Apiúna- Vale Europeu- Santa Catarina

-O Morro da Cruz tem 350 metros de altura, no seu topo uma visão para o cânion do Rio Itajaí-Açú e também para a cachoeira Santa Luzia, com 100 metros de altura. A trilha de subida pode durar entre 40 minutos e 1 hora

O rio Itajaí-Açú é considerado o melhor rio do Brasil para a prática de Rafting, principalmente pelos vários níveis de corredeiras que oferece (corredeiras de classe II, III, IV e V) e pela facilidade de acesso (o rio fica às margens da rodovia BR 470). Nas outras três visitas anteriores, também fizemos o rafting e desta vez não poderíamos deixar de fazer:  http://ativaraftingvaleeuropeu.com/rafting-aventura/

Ascurra

http://www.ascurra.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2580

-Atrativos principais:

-Colégio São Paulo

A história do colégio remonta ao ano de 1916, com a chegada dos salesianos à cidade e em 1922 foram iniciadas a construção do prédio, prosseguindo a expansão nas décadas de 1940 e 1950, com a construção da capela, dormitórios, sala de estudos, cozinha e refeitórios.

Os alunos do Colégio procedem de nove municípios da região, sendo um dos cartões postais da cidade, por sua arquitetura original;

http://www.ascurra.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2574

Cruz de Pedra- Ascurra- Vale Europeu- Santa Catarina

-Cruz de Pedra (Fenda Geológica)
Leva este nome porque na junção das montanhas se forma um canyon e dele resulta o formato de uma cruz. É uma fenda geológica na Serra da Leoa, e seu acesso se dá pelo morro do 80. Indicado para pessoas com um preparo físico razoável, não é para iniciantes, além de haver a necessidade de se contratar um guia e verificar valores e disponibilidade de visitação por ser uma propriedade particular.
Horário de funcionamento: De Quarta a Domingo, das 08:00 ás 18:00 horas. Entrada com autorização , que pode ser retirada no Nona Rosina Cama & Café , na Av. Brasília 525, Centro.
E-mail: andreia@possamai.ind.br
Site: www.facebook.com/pg/nonarosina/about/?ref=page_internal

Telefone: (47) 99911-1952

Trekking no Sítio das Andorinhas-Ascurra-Vale Europeu-Santa Catarina

-Salto das Andorinhas
É uma cachoeira que possui uma queda d’água por entre as rochas, semelhantes a uma gruta. Esta gruta serve de domínio a uma espécie de andorinha que habita a região.
Horário de funcionamento: A visitação não é guiada, e os horários como feriados, finais de semana são agendados apenas no período das 09:00 as 16:00hs.
E-mail: alvaro.moser@senior.com.br
Endereço: Estrada Geral do Ilse Grande, s/nº (fundos) próximo a Capela Santa Terezinha. – Ilse

Ficamos hospedados na cidade, nesta quarta visita, na pousada Nona Rosina, aí em cima. Uma graça de Pousada, mas a cidade não é muito estruturada ainda para o turismo…

-Benedito Novo

http://beneditonovo.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/14697

-Big Mountain Adventure Park – K2000
A maior tirolesa das Américas localizada entre os municípios de Benedito Novo e Rodeio, com dois quilômetros de extensão, é o “brinquedo” que atrai muitos turistas e moradores da região.
Horário de funcionamento: Abertos de segunda à domingo. No restaurante das 10 às 23 horas. Tirolesa das 8 às 18 horas (com condições climatológicas).
Site: bigmountain.com.br
Telefone: (47) 8459-5062 ou (47) 3717-0569
Endereço: Estrada Geral Alta Liberdade, 6800 Quadra A

-Doutor Pedrinho

http://www.doutorpedrinho.sc.gov.br/turismo/item/Atrativos/

-Atrativos Principais:

-A Cachoeira Paulista, no Alto Capivari, possui 40 metros de queda d’água e uma paisagem fascinante. Localizada em um ambiente de natureza ímpar, oferece serviços de alimentação e hospedagem, contando com 2 chalés para receber seus visitante…
Telefone: (47)991964998
Rodovia Municipal DPE 465 s/n°

Estive lá nas três vezes anteriores. Numa delas, em 1997, fizemos a trilha, subimos o morro lateral e almoçamos um dos almoços mais maravilhosos que já experimentamos!

Comida italiana, caseira, um nhocão recheado delicioso e mais um monte de comida caseira, feito no forno a lenha e comemos num galpão rústico. Não tenho ideia de como está hoje…

-Cânion do Caixão

Em 1996, era um trilha recém descoberta pela Igaruana (os primórdios da Ativa Aventuras), https://ativaaventuras.com.br/atividades/canion-do-caixa%CC%83o-vale-do-capivari-doutor-pedrinho/, fizemos novamente em 1997 e em 2003. Caminhamos pelo leito do rio o tempo todo, com um cânion pequeno, de uns 10 metros de altura, mas bem bonito.

Em 2003 ficamos hospedados na Bella Pousada , recém inaugurada na época, com tudo cheirando a novinho, até a madeira da construção. Hospitalidade ímpar e uma vista panorâmica da cidade lá do alto da colina.

-Indaial

-Atrativos principais:

-Pontes:

http://www.indaial.sc.gov.br/turismo/pontos-turisticos.php?c=43

-Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte em estrutura de madeira foi feita com encaixes, pinos e parafusos. A primeira ponte, diferente da atual, foi construída em 1955 usando canela e peroba extraídas da mata do Ribeirão Espinho.

-Vale do Ribeirão Encano
Ao longo do caminho pode-se encontrar: ribeirão de águas claras e propícias ao banho, muitas flores e árvores, belas propriedades rurais com destaque para a arquitetura enxaimel, ruas de chão batido e uma linda Ponte de Madeira Coberta, tudo isso emoldurado pelo verde preservado.

-Pomerode

http://www.pomerode.sc.gov.br/AtrativosTuristicos.asp?lang=en

…”Torgelowerplatz
Quando se fala em tradição alemã, Pomerode surge como um destino no Brasil. Nesse cenário, a cidade reina absoluta. Situada no “Vale Europeu”, ela foi beneficiada por trazer cultura, música, dança e uma variada gastronomia.
E nessa passagem pela cidade não há como deixar de realizar um passeio com os carros de mola puxados a cavalo, com decoração típica. Impossível é não ceder às tentações da culinária local. Aproveite para apreciar as delícias da mesa, como as cucas, doces, o chope artesanal e o famoso marreco recheado.
Os costumes e a tradição permanecem com a presença de seis grupos folclóricos, que resgatam a cultura e mantém viva as danças típicas dos antepassados.  Além da coreografia e a beleza dos trajes dos grupos, a cultura é vivenciada por meio dos 16 Clubes de Caça e Tiro, que preservam as tradições através das festas de Rei e Rainha das Sociedades, como nas demais comemorações”…

Nós não conhecemos ainda, infelizmente, mas você vai achar ótimos posts sobre a cidade aqui no blog da querida Silvia Oliveira, do Matraqueando: https://www.matraqueando.com.br/category/brasil/santa-catarina/pomerode

-Rio dos Cedros

http://riodoscedros.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/1222

-Atrativos principais:

-Cachoeira e Gruta do Índio
Para chegar até a misteriosa Cachoeira e Gruta, que no passado servia de abrigo a indígenas do local, são 50km desde o centro da cidade. O roteiro é encantador e deve ser programado com antecedência, para aproveitar todas as belas paisagens até chegar a simpática propriedade rural da família Kohlbeck.
Para chegar a Cachoeira e Gruta do Índio (que tem mais de 25 metros de queda livre e belos paredões de pedra), deve-se seguir à Região dos Lagos, em direção ao Lago Pinhal, quase na divisa de Rio Negrinho com Alta Pedra Preta. É ideal para um passeio em família ou com amigos.

Horário de funcionamento: Finais de semana com agendamento via e-mail.
E-mail: neilabonette38@hotmail.com
Telefone: 47 4052-9590 ou 47 8890-5388

-Rodeio

http://rodeio.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/15592

-Caminho dos Anjos – Picol Paradis
…”Vale a pena subir o morro do Ipiranga apreciando o “Caminho dos Anjos” que é também passagem para quem faz o Circuito de Bike e Mochileiros. Ser recebido de braços abertos pela réplica do Cristo Redentor de nove metros. Criado pelo agricultor Sr. Paulo Notari, que se diz ser o homem mais feliz do mundo por poder construir e viver num pequeno paraíso e deixar um marco seu na história de sua família e de Rodeio.”

Nessa última visita, passamos por Rodeio só para jantar. http://business.google.com/website/restauranteechoperiacamineto/ Como eu falei lá em cima, a cidade de Ascurra não tem muita estrutura ainda para o turismo…nossas opções para hospedagem era Ascurra ou Rodeio, mas a hospedagem em Rodeio não deu retorno logo, por isso optamos por ficar em Ascurra.

-Timbó

http://www.guiasc.tur.br/santa-catarina/atrativos/timbo

Inúmeros roteiros, para todos os gostos e bolsos:

-Mochileiros

-Cicloturismo

-Turismo rural

-Roteiros de charme

-Roteiro religioso

-Observação de aves

-Turismo de Aventura

-Passeio de trem

O site é auto explicativo e  você tem vários roteiros prontos. Vi o de mochileiros por exemplo (que é o nosso maior interesse)  e lá tem a rota com o percurso completo, com as cidades integrantes , o dia a dia, por cidade, completo, inclusive com planilha com todas as indicações da trilha, distâncias e direções e ainda o plano altimétrico. É só clicar no dia (ou na cidade de interesse que o site traz todas as informações.

Como era a quarta visita na região, resolvemos mesclar os passeios para apresentar a região aos amigos que visitavam pela primeira vez. 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

One Comment on “Vale Europeu- Santa Catarina

  1. Pingback: Nosso roteiro para o Vale Europeu-SC - Os caminhantes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *