Museu do Café

Este é um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos e aproveitamos uma ida obrigatória para a cidade para passar por este lugar.
O museu foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o Brasil, e em março de 2009 foi declarado patrimônio pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A visita já vale pelo belo edifício, onde foi a Antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922, como parte dos festejos do centenário da Independência do Brasil.
Tem em seus destaques pinturas e um vitral de Benedicto Calixto.

O vitral de Benedicto Calixto, no Museu do Café
O Salão dos Leilões, onde aconteciam as negociações que determinavam as cotações diárias dos sacos de café, que aconteceram neste lugar até 1950, quando foi transferido para a cidade de São Paulo. Na nossa visita estava em reparos, não deu para ver. Segundo o site, o cadeiral foi entregue recentemente, no dia 08/07/16, depois do trabalho de restauro.
Visitamos a Exposição Temporária: ”Café patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”
Na primeira parte, chamada Da Planta à Xícara”, conta a “evolução” do café, desde o pé, onde as plantas ficam acondicionadas dentro de uma estufa e representações, passando pelo processo de secagem e moagem, até estar pronta para o consumo.

A exposição temporária, Da Planta à Xícara, no Museu do Café
Na sala seguinte, toda fechada por cortinas pretas, assistimos um vídeo, “Mãos do café”. O elemento surpresa, as bonitas fotos, a ambientação e narrativa, foram bem legais.

Parte do vídeo “As mãos do Café”, no Museu do Café
Na parte sobre a “História do Café” painéis grandes e coloridos contam sobre a origem do café em outros continentes, a expansão do café no Brasil entre outras curiosidade
Na ala seguinte “Praça de Santos”, …”o projeto mapeou fontes para a história do comércio do café em Santos, no período de 1850 a 1986 – do início da supremacia do café como produto de exportação ao fechamento oficial da Bolsa de Café. Os pesquisadores do Museu buscaram na cidade toda a documentação textual, plantas, mapas, fotografias, filmes, objetos, maquinário, mobiliário e as próprias edificações relacionadas ao tema, bem como pessoas ligadas ao universo para coleta de depoimentos de história oral.”…retirado daqui. O resultado, uma das alas mais interessantes, traz a narrativa em áudio dos trabalhadores da época da seguinte forma: embaixo de um painel explicativo e com fotos mostrando sobre cada função, funcionários que trabalharam contam como era o serviço, o que faziam, quais eram as dificuldades, trazendo mais vida àquele painel. Demoramos um tempão nessa ala, pois o João ouviu TODOS os áudios.

Na “Praça de Santos”, no Museu do Café

Aqui, o aparelho, com os fones e o depoimento de trabalhadores da época no Museu do Café
Depois, a ala de Artes e Ofícios, mostrando partes da história do edifício da bolsa de café e seus detalhes de arquitetura.
Depois da exposição (que levamos bem umas duas horas para percorrer), passamos para dar uma espiada no Centro de Preservação, Pesquisa e Referência, uma sala bem grande, com diversas publicações e documentos sobre o café e sua história. Vi depois que é necessário agendamento para você fazer a sua pesquisa.

Centro de Preservação, Pesquisa e Referência, no Museu do Café
E claro, não podíamos deixar de dar uma olhada na Cafeteria, depois da saída do Museu. É pequena, você pode tomar um café e adquirir vários produtos relacionados a história do café, desde pacotes de café de diversas regiões do Brasil (os pacotes de 250g estavam custando R$ 27,00) até xícaras, livros, aventais.

A entrada da Cafeteria, no Museu do Café
Se você planeja uma visita a Santos, não deixe de incluir este lindo passeio na sua programação. E preciso contar uma coisa: o site e o museu são ambos coisa de primeiro mundo, dá gosto de ver e visitar!
Planeje sua viagem com a gente
Reserve sua hospedagem no Booking
Reserve seu vôo na Mundi
Reserve seu seguro viagem na Real Seguro Viagem
Alugue seu carro com a Rental Cars
Horário de Funcionamento:
Museu do Café
-De terça a sábado: das 9 às 17 h
-Domingo: das 10 às 17 h
-Aberto às segundas, de novembro até março
-Para agendamento de grupos (mínimo de 10 visitantes e com 15 dias de antecedência)
(de terça a sexta-feira, das 14 às 18h): (13) 3213-1756
Para agendamentos
Cafeteria do Museu
–De segunda a sábado: das 9 às 18 h
-Domingo: das 10 às 18 h
Como chegar
.Endereço: Rua XV de Novembro, 95- Centro Histórico- Santos-SP
.Fone: (13) 3213-1750
.Email: museudocafe@museudocafe.org.br
O Museu do Café está situado em uma região de fácil acesso no Centro de Santos. Próximo dos terminais rodoviário e marítimo de passageiros da Concais, é possível chegar ao museu de diversas formas. Clique aqui no mapa disponibilizado pelo Site do Museu.
Pingback: Sugestões de destinos para fazer de carro - Os caminhantes