Tour Cusco- Sítios Arqueológicos

Fizemos este passeio no dia 15/07. Descemos até a Av. El Sol, logo após o café da manhã, na Municipalidad de Cusco para comprar os boletos turísticos para o passeio do City Tour e de alguns Sítios Arqueológicos.
Fizemos umas comprinhas, passamos no mercado, compramos umas frutas e chocolates, lanchamos isso e nos preparamos para o pessoal nos pegar no Hotel às 13:00 hs.
Procurando um vôo para Cusco? Clique aqui
Nossa guia foi a Angelica, infelizmente não sabemos o nome inteiro, excelente guia, deixava todo mundo atento à sua explicação, clara, bem feita e envolvente. Tenho que dizer para vocês terem uma idéia que o João achava meio chato estes passeios, mas da maneira como foi conduzido este, ele mudou completamente de idéia e agora acha que é um passeio obrigatório.
![]() |
A última ceia em versão Cusqueña- na Catedral de Cusco Foto de Mafer Producciones |
A primeira parada foi na Catedral de Cusco, que eu e a Júlia havíamos entrado logo nos primeiros dias, nos surpreendemos com o visual mas a explicação que a Angelica deu ofereceu uma visão totalmente diferente do que simplesmente olhar a construção. Também foi a primeira vez que fizemos um passeio com aqueles fones de ouvido, então o que a Angelica ia falando,mesmo estando longe, ouvíamos direitinho e recomendamos o passeio desta forma. A entrada não está incluída no boleto turístico.
![]() |
Foto de Mafer Producciones |
A Catedral foi construída no sítio do palácio do Inca Viracocha, tem vários quadros da Escuela Cusqueña, que mesclava elementos da pintura espanhola com elementos locais, mestiços e os artistas incorporavam elementos da cultura andina às pinturas.
São impressionantes ainda o trabalho de entalhe em madeira, o altar confeccionado em prata e todo o interior dourado da Catedral.
Hotéis em Cusco? Clique aqui
Qoricancha ou Templo do Sol |
Depois fomos a Qoricancha (Templo del Sol) & Santo Domingo.
A entrada também não está incluída no boleto.
O Convento de Santo Domingo foi construído sobre o Templo do Sol dos Incas. Neste lugar, podemos ver a alvenaria original, ainda intacta, mesmo depois dos terremotos que a cidade sofre a cada 300 anos. Vi fotos que mostram que o Inti Raymi começa por este Templo, na época do solstício de inverno no hemisfério sul. Deve ser um espetáculo deslumbrante…
Sacsayhuamán foto de Mafer Producciones |
Voltamos ao ônibus e seguimos para as famosas ruínas de Sacsayhuamán A 2 km de Cusco. A Angélica explica que apesar de ser uma área enorme, apenas uma pequena parte do complexo original permanece neste local que não se sabe se era um local religioso ou um tipo de fortaleza. Todo o restante do lindo complexo estaria… lá embaixo, em Cusco, na construção da cidade. Dizem que no layout com forma de puma da capital Sacsayhuamán forma a cabeça do animal e o zigue zague das paredes os dentes
![]() |
Tambomachay foto de Mafer Producciones |
Seguimos em seguida para Tambomachay, um local talvez dedicado a cerimônias de água e adoração, onde a água flui por sistema de aquedutos e canais, e segundo a Angélica explicou, engenheiros mediram o volume de água dos dois canais paralelos e ainda hoje, tanto tempo depois, continua exatamente o mesmo, sinal da superior arquitetura inca.
Outros passeios por Cusco? Veja mais opções aqui
![]() |
Q’ Enko foto de Mafer Producciones |
Já escurecendo, passamos rapidamente por Q’Enko, um local onde os Incas construíram um altar em forma de caverna e que alguns dizem que a mesa de pedra no interior desta caverna era usada para sacrifícios de animais, onde podemos chegar. Lá do alto, já anoitecendo, pudemos ter uma vista bonita de Cusco à noite.
A representação de Qoricancha |
Já retornando à Cusco, um rapaz sobe no ônibus vendendo um DVD com fotos, música e um guia virtual de Machu Picchu entre outros, e acabamos comprando porque não é permitido tirar fotos de dentro da Catedral ou do Museu Inca. As fotos utilizadas neste post destes locais são deste DVD e pertencem a: Mafer Producciones, que disseram ter autorização dos locais para a publicação e divulgação das fotos, por isso estamos utilizando-as aqui.
Desembarcamos na Plaza de Armas e jantamos de novo na Tratoria Adriano, de novo Pollo Saltado e a Júlia foi de Trutas ao Limão e voltamos para o Hotel descansar.
Veja outros posts sobre o Peru
Oi!! ahh,Cusco deve ser mesmo um lugar incrivel! Confesso que tenho mais curiosidade na cidade em si do que nas ruinas de MP,sabia?? pode isso??rsrs
Bjs e uma otima semana!! 🙂
Oi Ana!
Desculpe o atraso, a semana passada foi um negócio e graças ao bom serviço da Vivo, estou sem internet em casa, desde segunda-feira.
Estou “burlando” o sistema e escrevendo do trabalho…feio!!!
Cusco(assim como todas as outras cidades ao redor), acabei de escrever ontem, merecem uma visita demorada, e lógico, se possível, de manhãzinha ou de tardezinha, quando as hordas de turistas ainda não invadiram as ruas.
Achei MP linda, cênica, mas como eu te falei, aquele monte de gente, realmente, tira qualquer atmosfera mágica, não só de lá, mas de qualquer lugar, não é?
Bjos,
Marcia
ai que vontade de voltar ao Peru!
Oi Cris e Sérgio!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
O Peru é apaixonante mesmo!!!
Abraços,
Marcia
Pingback: Vale Sagrado dos Incas- Peru | Os caminhantes
Pingback: Museu Inca- Cusco | Os caminhantes
Pingback: O terceiro dia da Trilha de Salkantay
Pingback: Conhecendo Cusco
Pingback: Chegando em Cusco
Pingback: O segundo dia da Trilha de Salkantay
Pingback: O começo da trilha de Salkantay
Pingback: Peru- Cusco e Trilha de Salkantay
Pingback: Machu Pichu e Huayna Pichu
Pingback: O útlimo dia da Trilha de Salkantay