Vale Europeu- Santa Catarina

Cada vez que eu ouço as pessoas falando em  viajar para Santa Catarina, mais da metade, (muuuuitoo mais) falam em Florianópolis e no máximo Bombinhas, ambas cidades na costa litorânea do Estado.

Já estivemos também, como todo bom turista, mas o que nos traz de volta para estas terras é o Vale Europeu, que tem tudo o que a gente gosta…muito antes dele ser “batizado” assim.

Trilhas e mais trilhas, inúmeras cachoeiras, o sossego das cidades locais, ainda não afetadas e contaminadas pelo turismo massificado, a hospitalidade do povo, generoso e ainda que em solo brasileiro, preservando muito ainda da sua tradição, a culinária, tanto italiana quanto alemã, as duas maiores colonizações presentes por aqui. E mais uma vez (a quarta para mim) retornamos para Santa Catarina no feriado do Carnaval de 2018.

Esse é um post índice, vou colocar muitos trechos de textos dos guias (identificados abaixo)  sobre o Circuito do Vale Europeu mesclados com nossa experiências (focadas no ecoturismo) de modo mais geral, só para você ter uma ideia do que fazer por aqui e atualizando conforme for postando as nossas experiências.

https://circuitovaleeuropeu.com.br/

https://circuitovaleeuropeu.com.br/municipios-integrantes/

Posts completos sobre cada cidade, bem detalhado, você encontra aqui, no ótimo Vida de Turista, do Thiago Busarello, que nasceu e mora na região e esmiuçou cada cidade da região do Vale do Itajaí: http://www.vidadeturista.com/destinos/medio-vale-do-itajai-sc.html

-Apiúna

http://guiasc.tur.br/item/detalhes/codItem/661

-Atrativos Principais:

-Vale do Baú: onde fica a cachoeira do mesmo nome, com 35 metros de queda livre. Fizemos o rapel aqui. http://ativaraftingvaleeuropeu.com/rapel-bau/

Rapel na Cachoeira do Baú- Apiúna- Vale Europeu- Santa Catarina

-O Morro da Cruz tem 350 metros de altura, no seu topo uma visão para o cânion do Rio Itajaí-Açú e também para a cachoeira Santa Luzia, com 100 metros de altura. A trilha de subida pode durar entre 40 minutos e 1 hora

O rio Itajaí-Açú é considerado o melhor rio do Brasil para a prática de Rafting, principalmente pelos vários níveis de corredeiras que oferece (corredeiras de classe II, III, IV e V) e pela facilidade de acesso (o rio fica às margens da rodovia BR 470). Nas outras três visitas anteriores, também fizemos o rafting e desta vez não poderíamos deixar de fazer:  http://ativaraftingvaleeuropeu.com/rafting-aventura/

Ascurra

http://www.ascurra.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2580

-Atrativos principais:

-Colégio São Paulo

A história do colégio remonta ao ano de 1916, com a chegada dos salesianos à cidade e em 1922 foram iniciadas a construção do prédio, prosseguindo a expansão nas décadas de 1940 e 1950, com a construção da capela, dormitórios, sala de estudos, cozinha e refeitórios.

Os alunos do Colégio procedem de nove municípios da região, sendo um dos cartões postais da cidade, por sua arquitetura original;

http://www.ascurra.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2574

Cruz de Pedra- Ascurra- Vale Europeu- Santa Catarina

-Cruz de Pedra (Fenda Geológica)
Leva este nome porque na junção das montanhas se forma um canyon e dele resulta o formato de uma cruz. É uma fenda geológica na Serra da Leoa, e seu acesso se dá pelo morro do 80. Indicado para pessoas com um preparo físico razoável, não é para iniciantes, além de haver a necessidade de se contratar um guia e verificar valores e disponibilidade de visitação por ser uma propriedade particular.
Horário de funcionamento: De Quarta a Domingo, das 08:00 ás 18:00 horas. Entrada com autorização , que pode ser retirada no Nona Rosina Cama & Café , na Av. Brasília 525, Centro.
E-mail: andreia@possamai.ind.br
Site: www.facebook.com/pg/nonarosina/about/?ref=page_internal

Telefone: (47) 99911-1952

Trekking no Sítio das Andorinhas-Ascurra-Vale Europeu-Santa Catarina

-Salto das Andorinhas
É uma cachoeira que possui uma queda d’água por entre as rochas, semelhantes a uma gruta. Esta gruta serve de domínio a uma espécie de andorinha que habita a região.
Horário de funcionamento: A visitação não é guiada, e os horários como feriados, finais de semana são agendados apenas no período das 09:00 as 16:00hs.
E-mail: alvaro.moser@senior.com.br
Endereço: Estrada Geral do Ilse Grande, s/nº (fundos) próximo a Capela Santa Terezinha. – Ilse

Ficamos hospedados na cidade, nesta quarta visita, na pousada Nona Rosina, aí em cima. Uma graça de Pousada, mas a cidade não é muito estruturada ainda para o turismo…

-Benedito Novo

http://beneditonovo.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/14697

-Big Mountain Adventure Park – K2000
A maior tirolesa das Américas localizada entre os municípios de Benedito Novo e Rodeio, com dois quilômetros de extensão, é o “brinquedo” que atrai muitos turistas e moradores da região.
Horário de funcionamento: Abertos de segunda à domingo. No restaurante das 10 às 23 horas. Tirolesa das 8 às 18 horas (com condições climatológicas).
Site: bigmountain.com.br
Telefone: (47) 8459-5062 ou (47) 3717-0569
Endereço: Estrada Geral Alta Liberdade, 6800 Quadra A

-Doutor Pedrinho

http://www.doutorpedrinho.sc.gov.br/turismo/item/Atrativos/

-Atrativos Principais:

-A Cachoeira Paulista, no Alto Capivari, possui 40 metros de queda d’água e uma paisagem fascinante. Localizada em um ambiente de natureza ímpar, oferece serviços de alimentação e hospedagem, contando com 2 chalés para receber seus visitante…
Telefone: (47)991964998
Rodovia Municipal DPE 465 s/n°

Estive lá nas três vezes anteriores. Numa delas, em 1997, fizemos a trilha, subimos o morro lateral e almoçamos um dos almoços mais maravilhosos que já experimentamos!

Comida italiana, caseira, um nhocão recheado delicioso e mais um monte de comida caseira, feito no forno a lenha e comemos num galpão rústico. Não tenho ideia de como está hoje…

-Cânion do Caixão

Em 1996, era um trilha recém descoberta pela Igaruana (os primórdios da Ativa Aventuras), https://ativaaventuras.com.br/atividades/canion-do-caixa%CC%83o-vale-do-capivari-doutor-pedrinho/, fizemos novamente em 1997 e em 2003. Caminhamos pelo leito do rio o tempo todo, com um cânion pequeno, de uns 10 metros de altura, mas bem bonito.

Em 2003 ficamos hospedados na Bella Pousada , recém inaugurada na época, com tudo cheirando a novinho, até a madeira da construção. Hospitalidade ímpar e uma vista panorâmica da cidade lá do alto da colina.

-Indaial

-Atrativos principais:

-Pontes:

http://www.indaial.sc.gov.br/turismo/pontos-turisticos.php?c=43

-Ponte de Madeira Coberta do Encano
Ponte em estrutura de madeira foi feita com encaixes, pinos e parafusos. A primeira ponte, diferente da atual, foi construída em 1955 usando canela e peroba extraídas da mata do Ribeirão Espinho.

-Vale do Ribeirão Encano
Ao longo do caminho pode-se encontrar: ribeirão de águas claras e propícias ao banho, muitas flores e árvores, belas propriedades rurais com destaque para a arquitetura enxaimel, ruas de chão batido e uma linda Ponte de Madeira Coberta, tudo isso emoldurado pelo verde preservado.

-Pomerode

http://www.pomerode.sc.gov.br/AtrativosTuristicos.asp?lang=en

…”Torgelowerplatz
Quando se fala em tradição alemã, Pomerode surge como um destino no Brasil. Nesse cenário, a cidade reina absoluta. Situada no “Vale Europeu”, ela foi beneficiada por trazer cultura, música, dança e uma variada gastronomia.
E nessa passagem pela cidade não há como deixar de realizar um passeio com os carros de mola puxados a cavalo, com decoração típica. Impossível é não ceder às tentações da culinária local. Aproveite para apreciar as delícias da mesa, como as cucas, doces, o chope artesanal e o famoso marreco recheado.
Os costumes e a tradição permanecem com a presença de seis grupos folclóricos, que resgatam a cultura e mantém viva as danças típicas dos antepassados.  Além da coreografia e a beleza dos trajes dos grupos, a cultura é vivenciada por meio dos 16 Clubes de Caça e Tiro, que preservam as tradições através das festas de Rei e Rainha das Sociedades, como nas demais comemorações”…

Nós não conhecemos ainda, infelizmente, mas você vai achar ótimos posts sobre a cidade aqui no blog da querida Silvia Oliveira, do Matraqueando: https://www.matraqueando.com.br/category/brasil/santa-catarina/pomerode

-Rio dos Cedros

http://riodoscedros.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/1222

-Atrativos principais:

-Cachoeira e Gruta do Índio
Para chegar até a misteriosa Cachoeira e Gruta, que no passado servia de abrigo a indígenas do local, são 50km desde o centro da cidade. O roteiro é encantador e deve ser programado com antecedência, para aproveitar todas as belas paisagens até chegar a simpática propriedade rural da família Kohlbeck.
Para chegar a Cachoeira e Gruta do Índio (que tem mais de 25 metros de queda livre e belos paredões de pedra), deve-se seguir à Região dos Lagos, em direção ao Lago Pinhal, quase na divisa de Rio Negrinho com Alta Pedra Preta. É ideal para um passeio em família ou com amigos.

Horário de funcionamento: Finais de semana com agendamento via e-mail.
E-mail: neilabonette38@hotmail.com
Telefone: 47 4052-9590 ou 47 8890-5388

-Rodeio

http://rodeio.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/15592

-Caminho dos Anjos – Picol Paradis
…”Vale a pena subir o morro do Ipiranga apreciando o “Caminho dos Anjos” que é também passagem para quem faz o Circuito de Bike e Mochileiros. Ser recebido de braços abertos pela réplica do Cristo Redentor de nove metros. Criado pelo agricultor Sr. Paulo Notari, que se diz ser o homem mais feliz do mundo por poder construir e viver num pequeno paraíso e deixar um marco seu na história de sua família e de Rodeio.”

Nessa última visita, passamos por Rodeio só para jantar. http://business.google.com/website/restauranteechoperiacamineto/ Como eu falei lá em cima, a cidade de Ascurra não tem muita estrutura ainda para o turismo…nossas opções para hospedagem era Ascurra ou Rodeio, mas a hospedagem em Rodeio não deu retorno logo, por isso optamos por ficar em Ascurra.

-Timbó

http://www.guiasc.tur.br/santa-catarina/atrativos/timbo

Inúmeros roteiros, para todos os gostos e bolsos:

-Mochileiros

-Cicloturismo

-Turismo rural

-Roteiros de charme

-Roteiro religioso

-Observação de aves

-Turismo de Aventura

-Passeio de trem

O site é auto explicativo e  você tem vários roteiros prontos. Vi o de mochileiros por exemplo (que é o nosso maior interesse)  e lá tem a rota com o percurso completo, com as cidades integrantes , o dia a dia, por cidade, completo, inclusive com planilha com todas as indicações da trilha, distâncias e direções e ainda o plano altimétrico. É só clicar no dia (ou na cidade de interesse que o site traz todas as informações.

Como era a quarta visita na região, resolvemos mesclar os passeios para apresentar a região aos amigos que visitavam pela primeira vez. 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *