Monmouthshire and Brecon Canal

Este lindo canal, coisa que não temos aqui no Brasil, nos chamou muito a atenção desde nossa visita para Brecon

Como é bem diferente, merece um post especial, porque por toda região você se depara com ele. E o mais legal é que o canal vai acompanhando a inclinação do terreno naturalmente, então em alguns vilarejos, ele está na parte de cima, no topo das colinas.

É frequentado pela população local, que usa o canal para suas caminhadas ou para passear de barco, nas locadoras de barcos espalhadas pelo caminho. Como eles dizem, é um passeio tranquilo, rural e com um toque de nostalgia, nos fazendo voltar no tempo. E vai observando fauna e flora local e pode visitar pequenos vilarejos e cidades ao longo do caminho. Foi isso que fizemos em um dos dias na região.

Um pouco de história

Retirando daqui

…”Foi celebrado o 200º aniversário do canal em 2012, que foi construída como um corredor industrial para cal, calcário, madeira, carvão e ferro e teve seu apogeu no século XIX. A seção do Mon and Brec, como eles gostam de abreviar, que corre através de todo Brecon Beacons National Park foi originalmente chamado de Brecknock and Abergavenny Canal. Principalmente abastecido com as águas do Rio Usk, que corre por 35 milhas de Brecon até Pontymoile, perto de Pontypool. A construção começou em 1795 e a seção final foi finalizada em 1812.

O canal foi construído com 30 pés (cerca de 9 metros) de largura e 4 metros de profundidade, com 100 pontes, um túnel e seis diques. Ele segue os contornos das colinas o mais próximo possível para minimizar o número de diques.

Em Brynich, logo abaixo de Brecon, um aqueduto de quatro arcos foi construído para levar o canal ao rio Usk. Há outro grande aqueduto de pedra em Gilwern, que tem apenas um arco único, mas é muito alto. Leva o canal sobre o rio Clydach.

A era mais movimentada para o canal foi o início do século XIX. Com mais de 200 milhões de libras esterlinas, foi muito caro construir, mas o investimento pareceu útil, pois era muito mais barato e mais eficiente transportar carga por água do que por via rodoviária. Em 1810, o canal levava 150 mil toneladas de carvão por ano, em barcaças carregadas por cavalos pesados.

Declínio e restauração

A chegada das ferrovias a vapor no século XIX causou um declínio acentuado ao canal.  Em 1880, o canal Brecknock e Abergavenny foi assumido pela Great Western Railway e, no início do século XX, o transporte comercial tinha quase cessado.
Ao longo do século 20, várias partes das vias navegáveis foram preenchidas para construção rodoviária. Uma campanha vigorosa de entusiastas do canal anunciou um novo amanhecer para o canal, e em 1968, começou o trabalho de restauração de Brecon para Pontymoile.

Hoje quase todo o canal é navegável. Só uma pequena parte que falta, fica além da bacia de Brecon.

Pontos para pic nic em alguns trechos do Monmouthsire and Brecon Canal

Para sua visita

A via fluvial e todo o entorno do canal são abertos ao público para caminhantes,

enquanto para a canoagem é requerida uma licença.

Como chegar

O canal corre paralelamente à  entre Brecon e Abergavenny e a A449 entre Abergavenny e Pontypool.

A sinalização no Monmouthshire and Brecon Canal

Para navegar no canal

 

Todas as embarcações que utilizam o Canal Monmouthshire e Brecon, incluindo canoas, devem ter uma British Waterways Boat License, que está incluída na adesão à British Canoe Union ou a Welsh Canoeing Association, ou pode ser comprada no Canal e River Trust (tel. 0303 040 4040, www.canalrivertrust.org.uk). Os fundos arrecadados dão suporte à manutenção do canal.

Canoas, barcos estreitos e pequenos barcos a motor podem ser contratados em diversos pontos do canal, incluindo Brecon Basin, Llangynidr, Gilwern e Goytre Wharf. Além de barcos estreitos com motores diesel convencionais, Castle Narrowboats (tel 01873 830001, ) em Gilwern tem barcos de cruzeiro elétricos e lanchas eléctricas de quatro lugares para alugar para um cruzeiro mais silencioso e ecológico.

O que fazer

Além do que eu disse lá em cima, nas 35 milhas ao longo do canal é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta, observar a vida natural, flora e fauna, fazer pic nic e existem alguns pubs pelo caminho.

Em Brecon é o começo da Taff Trail (National Cycle Route 8). A primeira parte desta longa trilha de cicloturismo e rota de caminhada, te leva a ruínas de antigos fornos.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *