Pontneddfechan- Waterfall Country

           Pontneddfechan, um dos povoados que fazem parte do chamado Waterfall Country, este lugar lindo, de nome difícil é uma das entradas para o Brecon Beacons National Park.

         Chegar a este lugar foi como sempre, uma peregrinação. Mas estava na lista de desejos quando começamos a roteirizar a viagem para o País de Gales.

        Pedimos informações na lojinha em Gilwern, onde estávamos, a Spar  onde sempre perguntávamos como chegar nos lugares. O casal estava sempre disposto a nos atender e dar informações, uma simpatia.

       Mas desta vez, eles não conseguiram nos ajudar… um senhor no ponto de ônibus explicou então, que deveríamos seguir a viagem de trem. Como não entendemos o trajeto, decidimos então ir até Abergavenny e de lá ver o que a gente conseguia.

      Explicamos para o moço da bilheteria na estação de trem, que falou que nos deixaria pertinho de onde precisávamos chegar… e assim ele nos cobrou a viagem para a estação de Neath.

A estação de Neath

     Chegando em Neath, nos indicaram o ônibus que chegaria em Pontneddfechan o X55, onde o motorista muito solícito parou e indicou a estrada que deveríamos pegar para chegar na portaria do Parque.  Nossa peregrinação começou por volta das 8h30 em Gilwern, pegamos o trem em Abergavenny às 10h13, chegamos em Neath às 11h43, pegamos o ônibus das 12h50, andamos cerca de 1,5 km e chegamos na portaria do Parque às 14h15.

     Como um carro (ou melhor como saber dirigir na mão inglesa) fez falta nessa viagem.

     Considerando o adiantado da hora, nossa visita foi muito rápida nesse lugar (infelizmente).

   Começamos pelo Centro de Visitantes, super estruturado, bem bonitinho, que soube que está permanentemente fechado. Mas as trilhas ainda continuam lá.

Chegando no Centro de Visitantes (que hoje não existe mais) em Pontneddfechan, no País de Gales

    Fizemos uma trilha curtinha, cerca de 1 hora, tranquila, toda estruturada, com plaquinhas no caminho, com escadinhas, parecia trilha de fadas (como eles chamam) só até a primeira cachoeira, a Sgwd Gwladus, a Lady Falls, que faz parte da trilha de Elidir Trail.

A entrada para a Elidir Trail

O caminho tranquilo até a Sgwd Gwladus-Lady Falls, em Pontneddfechan

 

Mais um pedacinho da trilha até a Sgwd Gwladus, a Lady Falls 

Fez um dia bonito, com sol, mas só o João se atreveu a entrar na água.

As trilhas

As distâncias mostradas são em milhas, ida e volta. Retirado daqui http://www.breconbeacons.org/waterfall-country-walking-trails

Four Falls Trail

Distância

5.5 miles

Grau

Intenso

Início da trilha

Gwaun Hepste ou Estacionamento em  Cwm Porth

Essa trilha conduz a Sgwd Clun-Gwyn, Sgwd Isaf Clun-Gwyn, Sgwd y Pannwr e Sgwd-yr-Eira no River Mellte no coração da  Waterfall Country.

Quando você se aproximar de Sgwd Clun-Gwyn, guie-se pelo barulho da queda d’água até alcançá-las.

No caminho da Elidir Trail em Pontneddfechan

Elidir trail: reino das fadas nas margens do Nedd

Distância

1.3 miles para Sgwd Gwladus, 1.2 miles para Pont Melin-Fach

Grau

Leve e depois  moderado

Início

Povoado de Pontneddfechan  (ou estacionamento de Pont Melin-Fach)

Dizem que a entrada para o reino de fadas pode estar em algum lugar ao longo da trilha de Elidir, do lado direito do rio Pyrddin para Sgwd Gwladus, a Lady Falls.

Trilha tranquilinha até a Sgwd Gwladus-Lady Falls, em Pontneddfechan

Para continuar, volte para a ponte e continue à esquerda ao longo das margens do Nedd Fechan para chegar a Sgwd-y-Bedol (as quedas Horseshoe), em forma de vários níveis em bordas semi-circulares. Rio acima, cascatas da água sobre Sgwd Ddwli Isaf e Sgwd Ddwli Uchaf (o Lower e Upper Gushing Falls). A partir daqui, você pode continuar para a área de piquenique em Pont Melin-Fach ou voltar para  Pontneddfechan.

Nós só chegamos até aqui, na Sgwd Gwladus, a Lady Falls, em Pontneddfechan

The Powder Trail trail

Distância

1.5 miles

Grau

Bem moderada

Início da Trilha

Estacionamento em Dinas Rock – vire à direita sobre a ponte e à direita novamente até o painel de boas vindas para a trilha

No desfiladeiro na extremidade de Pontneddfechan estão os restos de Gunpowder Works de Glyn-Neath. Neste lugar histórico, podemos ter ideia de como era a vida dos homens e mulheres que trabalhavam no comércio perigoso de fabricação de pólvora. A caminhada leva você através de um cenário arborizado com o rio Mellte correndo abaixo.

Sgwd-yr-Eira  

Distância

2 miles

Grau

Intesno

Início da Trilha

Estacionamento de Dinas Rock

Esta trilha leva a famosa Sgwd-yr-Eira, a Snow Waterfalls.

Na volta, mesma peregrinação, corremos contra o tempo para pegar o último ônibus para Gilwern, o das 20h35, em Abergavenny.

Para quando você for

Site: http://www.breconbeacons.org/waterfall-country-walking-trails

Como Chegar

De carro

Para Glyn-Neath, siga a sinalização na B4242 para Pontneddfechan. No povoado, siga direto na Dinas Road, para o estacionamento em Dinas Rock, ou vire à esquerda e dirija ladeira acima para o estacionamento em Pont Melin-Fach. Há também um estacionamento em Gwaun Hepste perto de Ystradfellte e um pequeno estacionamento em Cwm Porth.

Por transporte público

Nós seguimos de trem até Neath e pegamos o ônibus X55. Peça para o motorista deixá-lo no povoado de Pontneddfechan. (Cheque antes- linhas de ônibus podem ser alteradas).  

Os outros povoados que também compõem o Waterfall Country são Ystradfellte e Penderyn.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *