Floresta Nacional de Ibura

Se você acha que Sergipe é só mar e praia, nós procuramos um pouquinho de verde e achamos esta Floresta Nacional, pertinho de Aracaju e contamos (bem tristes) sobre o que poderia ser uma grande área de visitação, de educação ambiental e agora abandonada.

O portal de entrada da Floresta Nacional do Ibura, em Sergipe

História

…”A Floresta Nacional do Ibura está localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, e conta com uma área de 144 hectares. Foi criada  em 19 de setembro de 2005, com o objetivo de promover o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais.
O Ibura compreende riquezas naturais e culturais exuberantes: um ecossistema que agrega mata atlântica, restinga, mangues, e áreas úmidas.”… Retirado daqui:  .http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/ecoturismo-na-floresta-nacional-do-ibura-como-potencial-fomento-de-sociedades-sustentaveis.pdf

A área atualmente é administrada pelo ICMBIO e pelo IBAMA, porém já passou por várias fases:

 

Não encontrei atualmente muita coisa da Floresta Nacional, mas nos arquivos da ICMBIO, achei a história do lugar, que copio aqui as partes principais e é uma pena que esteja abandonada agora:

 

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/plano-de-manejo/DCOM_ICMBio_plano_de_manejo_Flona_do_Ibura_volume_I_diagnostico.pdf

Maquinário existente na Floresta Nacional do Ibura- SE

…”Como área pública, já teve várias destinações, a mais antiga registrada no início do século passado, em 1917, quando a área foi adquirida pelo Estado de Sergipe para instalação do Posto Zootécnico, para apoiar o desenvolvimento da pecuária em Sergipe. Passados 16 anos, em 1933, ocorre uma nova destinação à área ao criar o “Horto Florestal de Ibura”, administrado pelo Estado. Em 1972, a área foi doada ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

Na ocasião da doação, foi criado o Posto de Fomento Florestal Roberto da Costa Barros, que teve como missão proteger os recursos florestais existentes na área e contribuir com o  desenvolvimento da silvicultura no Estado, por meio da produção de mudas de essências florestais, frutíferas e ornamentais.

Nas décadas de 60 e 70, o Horto foi largamente utilizado como uma das maiores atrações de lazer de Sergipe, principalmente pela população que morava nas proximidades. Constituia-se em um balneário da região, com piscinas, quiosques, área de lazer com infraestrutura para piqueniques, escola, moradia para os funcionários mais graduados, serviço de serraria e banhos de piscina.

A antiga área onde eram cultivadas as mudas e sementes. Floresta Nacional do Ibura- SE

Em 2004, deu-se o início da negociação e dos estudos para que a área tivesse uma destinação que melhor se enquadrasse nas categorias de Unidades de Conservação do SNUC. Após estudos elaborados por uma equipe multidisciplinar composta por Técnicos do IBAMA, da EMBRAPA, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da  Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro , a melhor alternativa técnica encontrada para a área foi sua destinação a uma Unidade de Conservação da Natureza de Uso Sustentável. Levado a uma Consulta Pública na sede do Município de Nossa Senhora do Socorro ocasião em que a população manifestou-se favorável à Criação da Floresta Nacional do Ibura.”…

O nome Ibura pode ter origem em tribos indígenas que habitavam a região, da língua tupi que significa “água que arrebenta”, possivelmente em decorrência de fontes de água existentes na localidade.

A Floresta Nacional do Ibura situa-se sobre o aquífero Sapucari, um dos maiores do nordeste brasileiro, contribuindo assim para sua conservação. É importante ainda, enquanto manancial para captação d’água para abastecer a região metropolitana de Aracaju.

Este triste poço, com água parada e um pobre jacaré abandonado neste tanque. Floresta Nacional do Ibura-SE

Nossa frustrada visita

Como não havia ninguém na portaria fomos entrando e chegamos em uma segunda habitação, com alguns maquinários antigos, sem identificação. A hipótese mais provável, segundo o que eu li, é que o Ibura era uma fazenda produtora de madeira.

Continuamos pela estrada de terra e identificamos o que denominamos como a convenção de coqueiros. Bem embaixo dos coqueiros um tanque circular, com uma placa que avisava sobre a existência de jacarés e havia um pobre animal lá, jogado no lodo, abandonado, sabe se lá a quanto tempo. Completamente desnecessário e inaceitável , tratando-se de um Parque Nacional.

Essa situação já nos deixou bem revoltados e prosseguimos mais um pouco.

Floresta Nacional do Ibura-SE

Uma série de outras edificações que não entendi o propósito, mas nas pesquisas feitas e fotos vistas, era a área utilizada para a produção de mudas e essências florestais, que serviam para recuparação de áreas degradadas e matas ciliares. A produção de mudas funcionou até 2009, quando o então presidente da ICMBIO determinou a paralisação da produção.

Depois das edificações uma outra casa e paramos porque a estrada estava bloqueada.

Um guarda parque saiu da casa e disse que não estavam abertos, que o parque só abria de segunda à sexta somente.

Decepcionados tiramos algumas fotos e fomos embora em busca de outro parque.

Para quando você for

Site

http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2224-flona-do-ibura

Endereço

 Rodovia BR 101, Km 85, Nossa Senhora do Socorro,SE. CEP: 49.160-000.
Você terá que ir praticamente até a cidade de Laranjeiras e fazer o retorno. Praticamente chegando à cidade, você já vê o portal de entrada.

Telefone  

 (79) 3279-1818.

E-mail    

flonaibura.se@icmbio.gov.br
     

Visitação: Ainda não está implantada, anteriormente era realizada quando solicitada por escolas da região. (Cheque antes de ir).

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *