Pousada Numeidumato-Munhoz

#ap

Como o nome diz, a Pousada Numeidumato  fica…. escondida no meio do mato, como todas as Pousadas que visitamos em Munhoz, esta pequena cidade mineira, que faz parte do Circuito Serras Verdes e que têm inúmeros atrativos: o clima frio de montanha, as inúmeras cachoeiras e as corredeiras, os mirantes do alto das imensas pedras, cavernas ainda inexploradas e a produção rural, perfeita para o turismo rural. Nós fomos e contamos um pouco sobre a região nos próximos posts.

Cachoeira na Pousada Numeidumato-Munhoz- MG

Aqui, a descrição da proprietária, Elisabeth Fontanella,que nos acolheu com carinho:

…“ SOBRE O LOCAL:

Nosso espaço é muito tranquilo e bem reservado. O espaço é amplo e temos apenas 3 unidades para receber hóspedes, então o máximo que conseguimos receber ao mesmo tempo são 3 casais ou famílias. Todos os apartamentos tem banheiros privativos.

O espaço fica na área rural e está localizado dentro do Sítio Tertulia. Estamos a 6km do centro da cidade de Munhoz, o acesso é por estrada de terra em condições boas. Nós residimos no local, aqui é nossa casa. Temos 900 m de margem de rio, trilhas na mata, cachoeira, praia natural onde é possível tomar banho (inclusive crianças)* só quando chove é que o rio não fica adequado ao banho devido ao barro na água, represa, quadra poliesportiva (tênis, volei e futebol), mesas de jogos (pebolin, carteado e sinuca/bilhar), tudo incluso na diária. Os serviços são prestados por mim e pelo meu marido, nossa proposta de trabalho é abrir a nossa casa para as pessoas, que gostam da natureza poderem desfrutar do que temos e vivenciar um pouco da vida no campo. Esperamos compartilhar nosso espaço com pessoas que amem a natureza e apreciem uma vida simples e plena.”…

A casa principal na Pousada Numeidumato- Munhoz- MG

A Beth nos contou de toda a trajetória, de ter o sítio no começo para uso como lazer da família, da decisão de sair de São Paulo, com o marido e os 5 filhos (entre adolescentes e crianças), de transformar o lugar primeiro para receber somente para refeições (nós ouvimos falar do Sítio Tertúlia a primeira vez em 2011, quando visitamos Senador Amaral, pelo Almeida, da Ilha do Sol ) até hoje assumindo a pasta da Secretaria de Turismo da cidade.

Sensação de estar em casa. Pousada Numeidumato- Munhoz- MG

E você sente isso mesmo… em cada pedacinho, o sossego e a tranquilidade, mas ao mesmo tempo aquela efervescência que deve ter havido com crianças correndo por toda a parte e a história e a memória do lugar sendo construída e transformada agora pelos hóspedes e amigos que visitam (e retornam constantemente), ora procurando a comida, ora procurando o silêncio, o descanso ou como nós, um novo lugar para descobrir (e voltar várias vezes).

Suíte Rio- Pousada Numeidumato- Munhoz- MG

Mais um pouquinho da Beth, explicando como funcionam as refeições:  

…”Nosso objetivo é que o hóspede tenha o máximo de liberdade para usufruir do nosso espaço. Então aqui o hóspede é convidado a usar nossa estrutura e preparar suas próprias refeições. Pode trazer o alimento e bebida que quiser.

Disponibilizamos toda infraestrutura (cozinha com fogão e forno a gás, 2 fogões a lenha, geladeira , churrasqueira, forno a lenha para pizza, pratos talheres e demais utensílios de cozinha. A cozinha fica no salão social e de refeições e é compartilhada por todos os hóspedes. A cozinha compartilhada é utilizada por quem quiser usar.

Fogão à lenha na cozinha da Pousada Numeidumato- Munhoz- MG

Cada hóspede tem sua individualidade respeitada pra fazer o que quiser na cozinha compartilhada. Quem quiser ainda pode trazer churrasqueira de camping e aproveitar nosso espaço externo para preparar um churrasco ao ar livre. Também temos um pequeno cardápio com opções de pratos que preparamos na hora, disponível apenas para o jantar e um bar com bebidas e porções.

O pagamento dos itens consumidos pode ser em dinheiro ou com os cartões de crédito: VISA, MASTERCARD, DINNERS, AMERICAN EXPRESS, HIPERCARD, AURA. Não aceitamos cheque.”….

Café da manhã na Pousada Numeidumato-Munhoz-MG

Nós tomamos o café da manhã nos três dias em que estivemos hospedados. Na chegada, a Beth já nos esperava com um cafezinho pronto, com pães caseiros e bolo. Nos outros dias (sábado e domingo), tomamos o café no salão principal. Além de pães caseiros, pão de queijo, manteiga, geléia, queijo, bolo, iogurte e suco natural compõe o farto café da manhã.

O café e o leite ficam esquentando no fogão à lenha e a  frigideira de ferro posta estrategicamente sobre a chapa quente para você fritar seus ovos, derreter o queijo fresco ou chapear seu pão com manteiga (e o que a sua imaginação mandar, como diz a Beth) é mais um toque de aconchego, como se você estivesse em cas (se bem que, infelizmente,eu não tenho um fogão a lenha em casa).

Caldo de abóbora com carne seca da Pousada Numeidumato-Munhoz-MG

À noite, depois de andando o dia inteiro, pedimos os caldos de abóbora com carne seca na primeira noite e de mandioquinha com calabresa na segunda noite. O caldo foi suficiente para nós três, e vem acompanhado de pãezinhos caseiros.

Mas na última noite, o pessoal da Munhoz Radical foi até a Pousada especialmente para comer a Panceta a pururuca com alho assado, especialidade da casa e que vimos depois a foto postada na página da Pousada e o cheiro, que invadia nosso quarto (ficamos no quarto anexo à casa principal) nos deixou com água na boca!!!

#ap

Escolhemos visitar Munhoz pelo interesse despertado pelo apelo do Ecoturismo e do Turismo Rural. Na visita descobrimos um mundo a ser descoberto, ainda bem rústico mas por isso mesmo autêntico e espontâneo.

Esta é a primeira postagem da série sobre a cidade de Munhoz e recebemos o apoio da proprietária da Pousada Numeidumato para nossa estadia. As informações contidas em todas as postagens (nesta e as que seguirão) são as nossas reais sensações e impressões.

Para quando você for:

Site

http://www.numeidumato.com.br/pt-br/

Página

https://www.facebook.com/numeidumato/

Telefones

Telefone: 35 99747 8893

Whatsapp 35 99725 5368

Horários

Café da manhã das 8:00h às 10:00h

Jantar servido no salão social ás 20:00h (o pedido deve ser feito até as 18:00h)

Não servem almoço (você pode utilizar a cozinha comunitária);

Aceitam apenas Cartão de Crédito. Não aceitam cheques.

Você tem que prestar atenção nesse pórtico à direita na estrada, para identificar a entrada da Pousada Numeidumato- Munhoz-MG

Como chegar

Orientações da Beth:

Segue abaixo a rota para chegar até a Pousada Numeidumato:

– GPS’s não chegam até aqui. O único que chega sem erro é o Google Maps. Siga as orientações abaixo e FAÇA DOWNLOAD DA ÁREA OFF-LINE PARA CHEGAR, conforme orientação.

1)  Localize POUSADA NUMEIDUMATO no Google Maps (no celular) pelo link – https://goo.gl/maps/WY5MusyiPF82

2) Abra o menu e escolha ÁREAS OFF-LINE

3) Clique em + para adicionar a área off line e fazer download do local (isso é preciso pois aqui não tem sinal de celular)

4) Volte ao menu e clique em COMEÇAR A DIRIGIR

O Maps irá criar automaticamente a sua Rota para chegar até aqui.

Preciso dizer que no  meu celular jurássico o Google Maps não funcionou…

Vou explicar como eu me achei:

-Saindo do centro de Munhoz, siga as placas em direção ao Bairro do Ribeirão Fundo;

-Depois que o asfalto acaba e começa a estrada de terra, marque 4 km;

-Você vai encontrar uma entrada à esquerda, com uma placa escrito Sítio Tertúlia, marcando 1,4 km;

-Depois dessa distância, você encontra uma pequena entrada (bem acentuada) para a direita, com um pequeno pórtico. O que sempre me indicava a entrada era a pilha de lenhas na estrada. (Mas lógico que isso não é indicação que se dê… isso serve até alguém resolver retirar a pilha de lenhas).

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

One Comment on “Pousada Numeidumato-Munhoz

  1. Pingback: Pousada Campos Místicos- Munhoz - Os caminhantes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *