Pousada Numeidumato-Munhoz

#ap

Como o nome diz, a Pousada Numeidumato  fica…. escondida no meio do mato, como todas as Pousadas que visitamos em Munhoz, esta pequena cidade mineira, que faz parte do Circuito Serras Verdes e que têm inúmeros atrativos: o clima frio de montanha, as inúmeras cachoeiras e as corredeiras, os mirantes do alto das imensas pedras, cavernas ainda inexploradas e a produção rural, perfeita para o turismo rural. Nós fomos e contamos um pouco sobre a região nos próximos posts.

Cachoeira na Pousada Numeidumato-Munhoz- MG

Aqui, a descrição da proprietária, Elisabeth Fontanella,que nos acolheu com carinho:

…“ SOBRE O LOCAL:

Nosso espaço é muito tranquilo e bem reservado. O espaço é amplo e temos apenas 3 unidades para receber hóspedes, então o máximo que conseguimos receber ao mesmo tempo são 3 casais ou famílias. Todos os apartamentos tem banheiros privativos.

O espaço fica na área rural e está localizado dentro do Sítio Tertulia. Estamos a 6km do centro da cidade de Munhoz, o acesso é por estrada de terra em condições boas. Nós residimos no local, aqui é nossa casa. Temos 900 m de margem de rio, trilhas na mata, cachoeira, praia natural onde é possível tomar banho (inclusive crianças)* só quando chove é que o rio não fica adequado ao banho devido ao barro na água, represa, quadra poliesportiva (tênis, volei e futebol), mesas de jogos (pebolin, carteado e sinuca/bilhar), tudo incluso na diária. Os serviços são prestados por mim e pelo meu marido, nossa proposta de trabalho é abrir a nossa casa para as pessoas, que gostam da natureza poderem desfrutar do que temos e vivenciar um pouco da vida no campo. Esperamos compartilhar nosso espaço com pessoas que amem a natureza e apreciem uma vida simples e plena.”…

A casa principal na Pousada Numeidumato- Munhoz- MG

A Beth nos contou de toda a trajetória, de ter o sítio no começo para uso como lazer da família, da decisão de sair de São Paulo, com o marido e os 5 filhos (entre adolescentes e crianças), de transformar o lugar primeiro para receber somente para refeições (nós ouvimos falar do Sítio Tertúlia a primeira vez em 2011, quando visitamos Senador Amaral, pelo Almeida, da Ilha do Sol ) até hoje assumindo a pasta da Secretaria de Turismo da cidade.

Sensação de estar em casa. Pousada Numeidumato- Munhoz- MG

E você sente isso mesmo… em cada pedacinho, o sossego e a tranquilidade, mas ao mesmo tempo aquela efervescência que deve ter havido com crianças correndo por toda a parte e a história e a memória do lugar sendo construída e transformada agora pelos hóspedes e amigos que visitam (e retornam constantemente), ora procurando a comida, ora procurando o silêncio, o descanso ou como nós, um novo lugar para descobrir (e voltar várias vezes).

Suíte Rio- Pousada Numeidumato- Munhoz- MG

Mais um pouquinho da Beth, explicando como funcionam as refeições:  

…”Nosso objetivo é que o hóspede tenha o máximo de liberdade para usufruir do nosso espaço. Então aqui o hóspede é convidado a usar nossa estrutura e preparar suas próprias refeições. Pode trazer o alimento e bebida que quiser.

Disponibilizamos toda infraestrutura (cozinha com fogão e forno a gás, 2 fogões a lenha, geladeira , churrasqueira, forno a lenha para pizza, pratos talheres e demais utensílios de cozinha. A cozinha fica no salão social e de refeições e é compartilhada por todos os hóspedes. A cozinha compartilhada é utilizada por quem quiser usar.

Fogão à lenha na cozinha da Pousada Numeidumato- Munhoz- MG

Cada hóspede tem sua individualidade respeitada pra fazer o que quiser na cozinha compartilhada. Quem quiser ainda pode trazer churrasqueira de camping e aproveitar nosso espaço externo para preparar um churrasco ao ar livre. Também temos um pequeno cardápio com opções de pratos que preparamos na hora, disponível apenas para o jantar e um bar com bebidas e porções.

O pagamento dos itens consumidos pode ser em dinheiro ou com os cartões de crédito: VISA, MASTERCARD, DINNERS, AMERICAN EXPRESS, HIPERCARD, AURA. Não aceitamos cheque.”….

Café da manhã na Pousada Numeidumato-Munhoz-MG

Nós tomamos o café da manhã nos três dias em que estivemos hospedados. Na chegada, a Beth já nos esperava com um cafezinho pronto, com pães caseiros e bolo. Nos outros dias (sábado e domingo), tomamos o café no salão principal. Além de pães caseiros, pão de queijo, manteiga, geléia, queijo, bolo, iogurte e suco natural compõe o farto café da manhã.

O café e o leite ficam esquentando no fogão à lenha e a  frigideira de ferro posta estrategicamente sobre a chapa quente para você fritar seus ovos, derreter o queijo fresco ou chapear seu pão com manteiga (e o que a sua imaginação mandar, como diz a Beth) é mais um toque de aconchego, como se você estivesse em cas (se bem que, infelizmente,eu não tenho um fogão a lenha em casa).

Caldo de abóbora com carne seca da Pousada Numeidumato-Munhoz-MG

À noite, depois de andando o dia inteiro, pedimos os caldos de abóbora com carne seca na primeira noite e de mandioquinha com calabresa na segunda noite. O caldo foi suficiente para nós três, e vem acompanhado de pãezinhos caseiros.

Mas na última noite, o pessoal da Munhoz Radical foi até a Pousada especialmente para comer a Panceta a pururuca com alho assado, especialidade da casa e que vimos depois a foto postada na página da Pousada e o cheiro, que invadia nosso quarto (ficamos no quarto anexo à casa principal) nos deixou com água na boca!!!

#ap

Escolhemos visitar Munhoz pelo interesse despertado pelo apelo do Ecoturismo e do Turismo Rural. Na visita descobrimos um mundo a ser descoberto, ainda bem rústico mas por isso mesmo autêntico e espontâneo.

Esta é a primeira postagem da série sobre a cidade de Munhoz e recebemos o apoio da proprietária da Pousada Numeidumato para nossa estadia. As informações contidas em todas as postagens (nesta e as que seguirão) são as nossas reais sensações e impressões.

Para quando você for:

Site

http://www.numeidumato.com.br/pt-br/

Página

https://www.facebook.com/numeidumato/

Telefones

Telefone: 35 99747 8893

Whatsapp 35 99725 5368

Horários

Café da manhã das 8:00h às 10:00h

Jantar servido no salão social ás 20:00h (o pedido deve ser feito até as 18:00h)

Não servem almoço (você pode utilizar a cozinha comunitária);

Aceitam apenas Cartão de Crédito. Não aceitam cheques.

Você tem que prestar atenção nesse pórtico à direita na estrada, para identificar a entrada da Pousada Numeidumato- Munhoz-MG

Como chegar

Orientações da Beth:

Segue abaixo a rota para chegar até a Pousada Numeidumato:

– GPS’s não chegam até aqui. O único que chega sem erro é o Google Maps. Siga as orientações abaixo e FAÇA DOWNLOAD DA ÁREA OFF-LINE PARA CHEGAR, conforme orientação.

1)  Localize POUSADA NUMEIDUMATO no Google Maps (no celular) pelo link – https://goo.gl/maps/WY5MusyiPF82

2) Abra o menu e escolha ÁREAS OFF-LINE

3) Clique em + para adicionar a área off line e fazer download do local (isso é preciso pois aqui não tem sinal de celular)

4) Volte ao menu e clique em COMEÇAR A DIRIGIR

O Maps irá criar automaticamente a sua Rota para chegar até aqui.

Preciso dizer que no  meu celular jurássico o Google Maps não funcionou…

Vou explicar como eu me achei:

-Saindo do centro de Munhoz, siga as placas em direção ao Bairro do Ribeirão Fundo;

-Depois que o asfalto acaba e começa a estrada de terra, marque 4 km;

-Você vai encontrar uma entrada à esquerda, com uma placa escrito Sítio Tertúlia, marcando 1,4 km;

-Depois dessa distância, você encontra uma pequena entrada (bem acentuada) para a direita, com um pequeno pórtico. O que sempre me indicava a entrada era a pilha de lenhas na estrada. (Mas lógico que isso não é indicação que se dê… isso serve até alguém resolver retirar a pilha de lenhas).

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

2 Comments on “Pousada Numeidumato-Munhoz

  1. Pingback: Pousada Campos Místicos- Munhoz - Os caminhantes

  2. Pingback: Vivências em Munhoz - Os caminhantes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *