Brecon Beacons

Nossa próxima escala depois da viagem para Glastonbury,  foi o País de Gales .

E confesso que foi muito, muito difícil decidir o que ver, pois as coisas lindas para se ver por lá são inúmeras! Aquele lugar que entra na lista dos que PRECISAM ser visitados mais de uma vez.

Ficamos com a visita a região de Brecon Beacons, um Parque Nacional no País de Gales, com grandes picos, verdes vales, cachoeiras, cavernas, castelos e vilas antigas escondidas.

        Primeiro preciso contar porque incluímos essa parte do Reino Unido na nossa viagem. Fomos primeiro para Glastonbury, minha terra de sonhos, topo da minha bucket list. E o final a gente sabia que tinha que passar por Londres, claaaro e terminar por Paris, nosso ponto de chegada.  Mas… ficava faltando algo mais verde, mais ecológico e o Ogro iria surtar se não passasse por algo assim nessa viagem.

IMG_5693

Waterfall Country- Pontneddfechan

Algumas curiosidades do Brecon Beacons National Park

-Ele cobre 1.346 quilômetros quadrados, cobrindo quatro cadeias de montanhas;

-São 1.983 quilômetros de trilhas;

-Cerca de 33.000 pessoas moram no Parque Nacional e Brecon é a maior cidade, com 7.500 habitantes;

-Mais de 4,2 milhões de visitantes são esperados no Parque, por ano;

-É o reduto de um tipo especial de pôneis, os Welsh Mountain Ponies;

-A maior concentração de cachoeiras em uma pequena área no Reino Unido fica em Ystradfellte e Pontneddfechan- lar de alguns alguns musgos e samambaias mais raros do País de Gales;

-O Parque ainda abriga dois renomados festivais: O Hay-on-Way Literature Festival em maio e o Brecon Jazz Festival, em agosto.

-Aqui fica o Monmouthshire & Brecon Canal, (a foto lá da capa)

DSC06113

Abergavenny Castle

-Fforest FAwr Geopark- engloba o primeiro Europeu e Geopark Global da Unesco, dentro de seus limites. A história das rochas locais revela uma terra alagada por antigos mares, erguida pela colisão de continentes, que sofreu intempéries de um céu tropical e esculpida por geleiras poderosas.

-Os Centros de Visitantes do Parque Nacional são um ponto ideal para explorar o Parque Nacional e  Fforest Fawr Geopark, com displays, publicações e um staff preparado para dar informações completas, recomendações e avisos. Ficam em Llandovery, Brecon (em Libanus), Abergavenny e Pontneddfechan.

Veja aqui  todos os Centros de Visitantes.

Os Centros de Visitantes maiores ficam nas seguintes cidades e escolhemos uma destas entradas para visitar as atrações do Parque:

DSC06078

-Abergavenny:  (Y Fenni) –esses nomes impronunciáveis são em galês

-Brecon: (Aberhonddu)-uma cidade maior, onde se iniciam as Taff Trail e o Usk Valley Walk; Para visitar o ponto mais alto, e o segundo mais alto, o Pen Y Fan e Corn Du

-Brynaman: Para visitar Black Mountain (singular), na fronteira oeste do Parque;

-Llandovery:(Llanymddyfri): para visitar o Usk Reservoir

-Pontneddfechan- onde fica o Waterfalls Centre

-Talgarth: aqui ficam as Black Mountains (plural), no nordeste do Parque.

-Eles se orgulham de ser um International Dark Sky Reserve, do site…” On a clear night in the Brecon Beacons, you can see the Milky Way, major constellations, bright nebulas and even meteor showers. It’s enough to make anyone starry eyed.”

Aqui um vídeo bem legal que eles colocaram para você ter uma ideia de como é o céu estrelado à noite, em Brecon Beacons:

Link 

Para saber mais: www.breconbeacons.org

IMG_5723

Uma das cachoeiras em Pontneddfechan

Como chegar ao Parque Nacional de Brecon Beacons

Por transporte público

 

O site da Traveline Cymru (tel 0871 200 22 33, ) traz todas as rotas e horários.

Trem

Existem trens de hora em hora para Abergavenny na linha Cardiff-Manchester e conexões fáceis de outras cidades. Por exemplo, de London Paddington para Abergavenny leva só duas horas.

Existem trens para Merthyr Tydfil de Cardiff e Pontypridd a cada meia hora, levando uma hora de viagem.

 

Para horários e taxas, consulte aqui, na National Rail Enquiries. (tel 08457 484950, )

Coach

Podem fazer a viagem para Abergavenny, Cardiff, Neath ou Swansea com  National Express  ou para  Cardiff ou Swansea com  Megabus.. Ambas companhias podem levar bicicletas se devidamente embaladas.

Ônibus

Existem ônibus regulares para o Parque Nacional diariamente. O T4 de Cardiff para Newtown via Brecon. O X63 sai de Swansea de Brecon. Para detalhes veja:  daily buses. 

De Carro

O Brecon Beacons National Park é de fácil acesso pela M4, M50 e A40. Mas, reforço que dirigir na mão inglesa pra nós é bem difícil de acostumar. Veja este route planner bem legal.

Aeroporto

O aeroporto mais perto do Brecon Beacons National Park é o Cardiff International Airport, que está há apenas uma hora.

Se você chegar de London Gatwick, Heathrow or qualquer aeroporto regional, é fácil continuar sua jornada por trem ou pela estrada. Veja o site da Traveline Cymru (tel +44 871 200 22 33, ).

IMG_5663

o Canal em Brecon

        Bom, acho que não preciso dar mais explicações né?

        Ao longo dos posts dos lugares, vou contando mais detalhes dos lugares por onde passamos, suas peculiaridades e o que tem para se ver em cada um deles.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *