Descobrindo o Brasil com crianças

Cachoeira Serra Azul

 

Vamos para mais uma edição de blogagem coletiva, de vários blogs de viagem em família, do grupo do Facebook, Assuntos de Blogueiros-Viajando em Família, diferente das últimas blogagens, que eram do Grupo Viagens em Família, este grupo é mais específico, só de blogueiros.

A blogagem coletiva foi uma idéia da Liliane Inglez, com o Trilhas e Cantos  e combinamos de escrever sobre as nossas 5 melhores viagens em família pelo Brasil. 

Conversei com a turma e elencamos os 5 tops, que descrevo a seguir e porque estes destinos em particular entraram na nossa lista.

Uma explanação básica, para quem não nos conhece direito: somos trilheiros, eu e o Ogro, como é mais conhecido, nos conhecemos assim e não seria diferente se nossa filha trilhasse o mesmo caminho, forçosamente ou não, coitada.

Aquário Encantado

Aquário Encantado em Nobres-MT

Por esta razão, a grande maioria dos destinos são focados no Ecoturismo, e sim, nossos destinos são na sua maioria, brasileiros. Sempre achamos que deveríamos conhecer primeiro o nosso país para depois nos aventurarmos em outras paragens.

E para corroborar esta teoria, tivemos um outro motivo de força maior, claaaro… começo de casamento, filha chegando na parada, estabilização de emprego, compra do primeiro apartamento, enfim, tudo isso, restringia nosso orçamento e ficávamos pelo país mesmo…

Nossas sugestões:

Chapada DiamantinaBA 

A razão para ser top de wish list para famílias:

Um adendo porém, que acredito ser importante: esperamos a Júlia crescer um pouquinho (ela foi com 8 anos de idade) para poder fazer as trilhas principais e aguentar o tranco, pois são caminhadas longas, exaustivas no sol quente. Não aconselho para crianças muito pequenas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cascata do Tiburtino

É um dos grandes destinos de trilheiros no Brasil (e do mundo também). Paisagens deslumbrantes, grandiosas, uma Disney do Ecoturismo. Cachoeiras imensas, como a Cachoeira do Buracão, águas mornas em todo lugar (uma delícia), pôr do sol cenográfico, grutas de diversos tipos e tamanhos com formações geológicas só vistas aqui, lagoas de água cristalina, pinturas rupestres,história,  povo caloroso e hospitaleiro, comida forte, suculenta e regional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cachoeira do Buracão

Infelizmente, achamos que encareceu um pouco, pela grande frequência de turistas, os preços se tornaram um tanto quanto abusivos…

Mas ainda assim, quem gosta de trilhas e Ecoturismo, não deve deixar de visitar este lugar.

Chapada dos Veadeiros-GO 

            Primeiro um mea culpa aqui… fica sempre naquela lista de pendências que eu deveria fazer… já visitamos duas vezes o lugar, visitaríamos uma terceira, quarta, mas tinha que organizar os lugares e escrever como fiz com a Chapada Diamantina, mas vai ficando, ficando…

 

Para família porque…

 Outro destino cobiçado de trilhas no Brasil. Fácil de chegar através de Brasília, contato com um povo diferente, alternativo, com valores bem diferentes do que nossas crianças da cidade costumam crescer. Trilhas também pesadas em alguns lugares, mas com maior oferta de passeios mais acessíveis. Águas verdes, cachoeiras inacreditáveis e os preços mais acessíveis que a Chapada Diamantina, são itens que fazem este lugar destino recomendado para toda a família.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Almécegas

Os atrativos podem ser divididos em praticamente duas localidades:

-No lado do povoado de São Jorge, o acesso para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua, a piscina de águas termais e mornas a Morada do Sol e o Salto do Rio  Raizama.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cachoeira do Rio Macaquinho

 

-No lado de Alto Paraíso, as cachoeiras Almécegas, clássicas e agende para visitar dois lugares fantásticos: a Catarata dos Couros e a Cachoeira do Vale do Rip  Macaquinho.

Passa QuatroMG

 

Entra para a nossa lista porque…

Primeiro, somos fãs de Minas Gerais.

Da comida: da fartura, do gosto, do pão de queijo, do café passado na hora; da paisagem: as montanhas de Minas, aquele friozinho de manhã, do sereno; da hospitalidade do povo mineiro: a fala mansa, a calmaria, o aconchego, o vamo chegá…coisas que só Minas Gerais é capaz de proporcionar.

Passa Quatro é pertinho de São Paulo, e têm coisas nessa cidade que agradam a todos nós.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nascente do Rio Verde

Têm trilhas e passeios ecológicos, como a Nascente do Rio Verde, a Cachoeira da Gomeira, o Ingazeiro, a Floresta Nacional de Passa Quatro e claaaro, a travessia da Serra Fina, uma das melhores (e mais puxadas) travessias do Brasil.

Têm restaurantes charmosinhos e qualquer self service vai dar de dez a zero em muito restaurante gourmet por aí. Imprescindível, a Esfiharia Monte Líbano, do seu Chico, já virou lenda. Não comi em nenhum outro lugar pão sírio e kibe cru como o deles. As empadas La Motta são igualmente maravilhosas, fica no centro da cidade e o Mauro vai preparando aos pouquinhos, na sua frente. As mais pedidas já ficam semi prontas no balcão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As paisagens de Minas

Têm passeios para as crianças: o Trem da Serra, que para na estação Manacá e depois a visita segue até a  Estação Coronel Fulgêncio . Tem o projeto Brasil Nota 10, um projeto com miniaturas em maquete, contando pedaços da história do Brasil.

Têm comprinhas: várias lojinhas com artesanato que só achamos em Minas Gerais, aquelas namoradeiras, vários formatos e tamanhos da representação do Divino Espírito Santo, queijos, baratos  e frescos, macarrão caseiro, daqueles embrulhados em papel ainda, groselha e guaraná locais.

NobresMT 

Este lugar figura aqui porque:

É um destino ainda pouco conhecido.

Todo mundo fala em Bonito, no Mato Grosso do Sul, famoso destino para família, mas nós optamos por esta região, depois de conhecermos o Pantanal Norte, que também é um tanto quanto negligenciado em relação a parte Sul.

O post está bem fraquinho, de comecinho de blog, mas acredito que dá para ter uma idéia.

Lagoa das Araras

Lagoa das Araras

Águas mornas, transparentes, próprias para flutuação e observação dos peixes da região e da flora subaquática.

Os atrativos principais são:

-A Lagoa das Araras, uma visita a esta lagoa à tarde, quando as araras estão retornando ao seus ninhos, em algazarra, com o sol se pondo e o colorido das aves valem a visita;

-A Cachoeira Serra Azul leva essa nome pelo tom da água. Bom para fazer mergulho nas águas transparentes e observar cardumes de peixe lá embaixo;

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Estivado

-O Estivado é uma área de recreação, onde pode ser encomendado refeição e depois se banhar nas águas transparentes e límpidas do lugar;

-Rio Triste, onde é feita a flutuação no rio, por mais de 1 km, as águas são transparentes e mornas, mesmo em julho, quando visitamos e dourados e piraputangas acompanham nosso trajeto;

-Aquário Encantado, também é feita flutuação, mas aqui você fica mais restrito, não segue o curso do rio, como no passeio acima.

Quando visitamos o lugar, 5 anos atrás, a cidade ainda estava se estruturando, não haviam muitos restaurantes, mas também deu um ar de novidade e descoberta, aquele lugar perdido no meio do nada. Deve estar bem diferente agora.

 

Parque Estadual de Intervales-SP 

 

            É sugestão repetida, mas não poderia deixar de estar nesta lista porque:

            Foi o começo das trilhas com a Júlia, desde 1 ano e meio de idade.

É perto de casa, têm atrativos para todos os gostos (de trilhas).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cachoeira do Arcão

Trilhas curtas, compridas, secas e molhadas (você caminha por dentro do rio) cachoeiras e grutas, de todos os tipos e tamanhos.

-Trilhas: da Caçadinha, (molhada), Autoguiada, Mirante da Anta, do Rio do Carmo, Mirante Velho;

-Cachoeiras: do Mirante, da Roda d’água, da Água Comprida, do Arcão;

-Grutas: Colorida, Fendão, Paiva, dos Meninos, Fogo, Jane Mansfield, da Santa, da Mãozinha, Luminosa;

É ponto também do birdwatching, visitantes do mundo todo chegam aqui para a observação de aves.

São três hospedagens dentro do parque, todas bem simples, cada uma num estilo diferente e atendem bem nossas necessidades.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma das hospedagens em Intervales

O restaurante fica num galpão separado, com comida caseira, farta e saborosa.

E os monitores, que se tornaram grandes amigos, antigos trabalhadores da fazenda que foi um dia Intervales, moram e viveram sempre na região, conhecem flora, fauna e caminhos como ninguém.

Outros blogs participantes desta blogagem coletiva:

1. Trilhas e Cantos:

Serra da Canastra, São Miguel do Gostoso, Rota Ecológica, Serra Catarinense e Litoral Norte de SP

2. E aí, Férias!:
Beach Park, Portobello Resort & Safari, Vassouras Eco Resort, Sul de Minas

3. Rodando pelo Ceará:

Trilha Ecológica em Icapuí, Museu Brinquedim, Piscinas Naturais em Guajiru, Guaramiranga e Engenhoca Ecoparque

4. Malas e Panelas:

Arraial d’Ajuda, Florianópolis, Cambará do Sul, Cruzeiro na costa brasileira e Gramado/Canela

5. Felipe, o pequeno viajante:

Gramado e Canela, Litoral da Bahia, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro

6. Viajando com Palavras:

Gramado, Paraty, Praia dos Carneiros, Cabo Frio, Belém

7. Viajando em familia:

Fortaleza, Caldas Novas, Foz do Iguaçu, Beto Carreiro e Salvador

8. Viagens que Sonhamos:

Gramado e Canela, Santa Catarina com Beto Carrero, litoral norte de Alagoas, Praia do Forte e Porto de Galinhas

9. Viajo Com Filhos:

Taipu de Fora, Bonito, Bombinhas, Pipa, Amazônia

10. Malas & malinhas

Morro de Sao Paulo, Chapada Diamantina, Cidades Históricas de Minas Gerais, Fortaleza e Foz do Iguaçu

11. Cantinho de Ná

Salvador, Praia de Forte, Fortaleza, Tibau do Sul e Pipa.

12. Carregando Malinhas

Gramado e Canela, Ilha Grande, Lumiar/Mury/São Pedro da Serra,  Arraial do Cabo e Vitória e Vila Velha.

13 – Viajante em Tempo Integral: 

São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado, Florianópolis, Natal

14 –  Viagem Simplesmente:

Bonito, Genipabú, Maceió, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçú.

15- Viajar hei

Gramado e Canela, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Porto Seguro, Chapada dos Veadeiros

16- Passeiorama:

Rio, Piauí, Curitiba, Maragogi, João Pessoa

17- Baianos no Polo Norte:

Salvador, Praia do Forte, Mangue Seco, Península de Maraú e Boipeba

18 – Mezzo Mondo:

Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul

19 – Vida de Viajete:

Mangue Seco, Campos do Jordão, Aracaju, Foz do Iguaçu, Gramado

20- Dicas da Rege:

Florianópolis, Gramado, Balneário Cmaboriú

21 – Para a Disney e Além:

Teresópolis, Alfenas, Itupeva, Penedo, São Paulo

23. Dias viajando por aí:

Conservatória, Campos do Jordão, Serra Gaúcha, São Miguel do Gostoso e Galinhos

24. Ir, Ver e Viver o Mundo

Pelotas, Lages e Serra Catarinense, Florianópolis, Morretes e Ilha do Mel

25. Diario de Viagem:

Governador Celso Ramos, Mariscal, Beto Carreiro, São Paulo e Foz do Iguaçu

26. Família Viagem:

Beach Park Resort (Aquiraz/CE), Curitiba (PR), Itú (SP), Olímpia (SP) e São Paulo (SP)

27 – Desempilhados:

Roteiro em São Paulo

28 – Viajando de Carro: Rosângela De Leon Veleda De Souza

Missões do RS, Foz do Iguaçu/PR, Recife/PE e Minas do Camaquã/RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

47 Comments on “Descobrindo o Brasil com crianças

  1. Demais esta sua lista!!! Também amamos destinos de natureza exuberante!! Chapada Diamantina é top na minha wishlist!! E Nobres acabou de entrar nesta listinha também!!! Um abraço!

    • Oi Liliane!
      Obrigada! Sim, sei que temos gostos bem parecidos…rsrs…
      Nobres é bem legal, principalmente porque (bom, isso na época que fomos) ainda era bem desconhecido o que dava um ar de novidade.
      Se você for, me conta como está!
      Beijos!
      Marcia

  2. Minas, Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina, tá tudo na lista! Ah, Nobres tb! Que coisa…como tem lugar, né???? A gente pensa que já viu muito, e não viu nada!!!

    • Oi Cláudia!
      E quanto mais a gente vê, mais quer continuar a ver não?
      Por isso que esse nosso bichinho viajante não para nunca!!
      Ainda bem!!
      Beijos!
      Marcia

  3. As “chapadas”estão na nossa wish list.
    Quanta beleza temos escondidas aqui no nosso país!!

    Beijão,

    Fran @ViagensqueSonhamos

  4. Pingback: Descobrindo o Brasil com Crianças - Malas e Panelas

  5. Pingback: Carregando Malinhas: 5 destinos para descobrir o Brasil com crianças | Carregando Malinhas

    • Oi Bárbara!
      Se a sua filha gostou da Chapada Diamantina, vai gostar certamente da Chapada dos Veadeiros. São paisagens , clima e condições diferentes, mas igualmente lindo!!!
      Um abraço!
      Marcia

  6. Eu AMEI o seu blog e esse post. Primeiro porque sou “nascida e criada” no ecoturismo. Sempre fiz trilhas e viagens para parques ecológicos com meu pai e irmãs. Sempre foram aventuras fantásticas e acredito que me proporcionou muitas coisas boas para a vida adulta. Quando falo que já dei a volta na Ilha Grande, em 7 dias, fazendo trilhas e acampando de forma selvagem aos 11 anos com minha família nem acredita!
    O segundo motivo, é porque, com exceção da Chapada dos Veadeiros e da Chapada Diamantina, eu não fazia ideia dos outros destinos e estou completamente apaixonada por eles!
    Gratidão por esse texto!
    Beijos!

    • Oi Aline!
      Nossa, fiquei bem feliz com esse comentário seu. Eu também fui criada assim, junto com minhas irmãs e primos, acampando e pescando… só não gostava da parte da pesca…rsrs…
      Gratidão é realmente o que eu sinto quando leio comentários assim… e de saber que não tem só a gente de malucos por aí, fazendo trilhas e levando a criançada, e que ainda por cima, é herança de família.
      Obrigada,
      Marcia

    • Oi Cláudia,
      Também já comentei em outros posts, mas essas blogagens só aumentam nossa wish list…
      E isso é ótimo, não é???? rsrs..
      Abraços!
      Marcia

  7. Adoráveis destinos. Também comecei conhecendo o Brasil, para depois me aventurar em outras paragens…rsrsr. Nosso país tem tanto a oferecer, não é mesmo? Apenas precisamos de mais incentivo ao turismo, diárias e passagens acessíveis. Grande abraço.

    • Oi Susana,
      Nossa natureza é exuberante, estrondosa, bem diferente da Europa, por exemplo, onde estivemos recentemente, um antigo sonho.
      Por isso os estrangeiros ficam absolutamente apaixonados com o que vêem por aqui. Mas infelizmente, como quase tudo em nosso país, os empresários acabam explorando os turistas, daí os valores altíssimos em diárias e passagens, e não o turismo em si, que deveria ser amplamente explorado.
      É uma pena…
      Um abraço!!
      Marcia

  8. Tenho vontade de conhecer as chapadas, mas tenho que esperar as meninas crescerem como vc mesma deu a dica. Passa Quatro nunca fui, mas está nos planos futuros, com certeza.

    • Oi Camila,
      Tem gente que faz com as crianças mais novas, com certeza, mas se forem um pouco maiores, acredito que aproveitem na sua totalidade.
      Passa Quatro é uma cidade totalmente turística, mas é uma gracinha. E dá tranquilamente para levar crianças pequenas.
      Um abraço,
      Marcia

  9. Pingback: Viajando com as crianças pelo Brasil - Cantinho de Ná

  10. Pingback: Dicas da Rege » Blog Archive viajando com crianças pelo brasil

    • Oi Natália,
      A Chapada Diamantina fomos duas vezes, mas só de escrever e comentar aqui em casa, já deu vontade de visitar novamente.
      E se você gostou de Chapada Diamantina vai gostar dos outros também, provavelmente.
      Um abraço,
      Marcia

  11. Pingback: Blogagem Coletiva: Descobrindo o Brasil com crianças | Familia Viagem

  12. Aqui só podia mesmo ter muita dica boa de natureza e destinos de aventura! Parabéns pelas fotos e pelos lugares escolhidos. Em se tratando de destinos como esses o Brasil está mesmo muito bem servido! Abraços, Carlos – Para a Disney e Além.

    • Oi Carlos Augusto!!!
      É…rsrs… acabamos puxando para o nosso lado, não tem jeito…
      E sim, apesar de ainda termos muitos problemas, o Brasil poderia ser muito mais explorado nesta área.
      Abraços!!
      Marcia

  13. A Chapada Diamantina e sonho antigo, próximo ano nosso filho do meio vai numa excursão do colégio, acho que nos demoraremos um pouco mais para irmos em família , mas esta em nossa lista. Adorei as dicas de Nobres, fiquei com muita vontade de conhecer.

  14. A Chapada Diamantina é meu próximo destino de ecoturismo a visitar, só estou aguardando uma passagem promocional e uma brecha na agenda, que está lotada de viagens no ano que vem. A dos Veadeiros fomos agora em julho e nos apaixonamos, perfeita para ir com crianças! Abraços!
    http://www.viajarhei.com

    • Oi Patrícia!
      Adorei as suas postagens sobre Veadeiros, deu uma baita saudade do lugar!
      Vocês vão gostar muito da Chapada Diamantina também, espero!
      Beijos!!

  15. Super curti o blog de vocês, já que tb somos fãs de ecoturismo.
    As chapadas encabeçaram a nossa lista por um tempo, mas depois que a pequena nasceu, elas acabaram indo para final da fila, pois acho que ela ainda está muito pequena (acabou de completar 3 anos) para encarar trilhas e afins… rs..
    Nobres, é bem parecido com Bonito, né?! Fomos pra Bonito antes da pequena chegar.
    Já os outros destinos citados por vocês, peraí que vou ali acrescentar na minha lista… rsrs…
    Bjs e boas viagens!

    • Oi Cristiane!
      Obrigada pelo comentário!
      Se são fãs de Ecoturismo vcs têm que conhecer estes lugares.
      As Chapadas, todas (ainda falta a das Mesas) são fantásticas.
      Espera a pequena crescer um pouquinho e vão conhecer, vale muito a pena!
      Beijos!

  16. oi Márcia,
    Toda vez que passo no teu blog ou no do Eder sou lembrada do tão pouco que levo meus filhos para viagens assim.
    Eu fiz muitas assim, mas depois que eles nascerão fiquei demasiadamente urbana. rs
    Agora, o que dizer de MG. Um estado que merece exclusividade de férias. Há tanto o que fazer, ver e …. comer!!!!
    bjo e vamos ver se na próxima WTM a gente se conheçe, de vez.
    Adriana
    @blogdiariodeviagem

    • Olá Rosangela!
      Obrigada pela leitura e pelo comentário.
      Pois vocês têm sorte então de morar onde nós gostamos de tirar férias!
      Um grande abraço!
      Marcia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *