Blogagem coletiva- As nossas 5 melhores viagens em família

Cartão 2012

Estamos participando mais uma vez, da série de blogagens coletivas, do Grupo do Facebook, Viagens em Família, 

            A proposta agora, é elencar os 5 destinos que mais marcaram a nossa família e também servir de inspiração/sugestão para outras famílias.

            Só para lembrar que fugimos um pouquinho do lugar comum em escolher os nossos destinos e já fomos taxados de loucos e irresponsáveis, pois nos sentimos melhor na natureza, mas isso não nos impede de ficarmos igualmente loucos em um outlet de Orlando, soltando a franga e o bicho consumista que existe adormecido em cada um de nós.

Ruínas de igatu (Trilha Igatu- Andaraí)

            Nos conhecemos, eu e o Ogro em viagens de Ecoturismo, há quase 20 anos atrás (credo!!!) então nossa inclinação natural sempre foi buscar viagens desse estilo. Do namoro, para o casamento e para a chegada da Júlia, foi tudo muito rápido. Viajamos solteiros por 3 anos, mas engravidei depois de 3 meses de casada, então entendemos a fase de casamento com 3 pessoas desde o começo, não tivemos a fase do casamento só nós dois antes e depois, a Júlia.

            Daí, obviamente, as viagens que mais nos marcaram foram esse estilo de viagem. Também coloquei aqui, as que mais marcaram nossas vidas, de uma forma ou de outra, não levando em conta se são nacionais ou internacionais, o custo da viagem ou glamour/status. Porque, afinal, a vida não é feita disto e sim, da soma das experiências que tivemos e as que estão por vir.

 1-Parque Estadual de Intervales

Pois é, sempre falo desse lugar, mas para nós, foi um divisor de águas.

Descobrimos o Parque através de uma colega enfermeira que nas horas vagas escrevia um Guia de Parques Estaduais, que me deu a dica e que foi a prima do Ogro, jornalista que fez a revisão do texto. As coincidências da vida, que nos levaram a este lugar que nos despedimos todas as vezes falando: “Tchau casa, até a volta”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cachoeira do Arcão

            Por que nos marcou?

            Começamos, quando a Júlia era pequena, fazer como todo mundo faz, frequentando hotéis fazenda ou pousadinhas de charme, para tentar nos adequar ao que seria esperado com um bebê, mas confesso que em duas ou três viagens já estávamos quase desistindo de viajar, quando descobrimos o lugar.

            Existem trilhas de todos os tipos, das mais curtas, próprias para fazer com criança, até travessias, de 14 km. Grutas, onde ela foi iniciada, no começo com medo e agora, quando vamos, não pode deixar de entrar em uma, se não o passeio não foi completo. Cachoeiras, de fácil acesso ou nem tanto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Trilha da Caçadinha

            Além disso, um grande diferencial, os monitores, a grande maioria funcionários remanescentes da antiga Fazenda de Intervales, antes contratados para o corte do palmito juçara e depois, através de treinamentos e do próprio conhecimento adquirido in loco, convivendo no mato o tempo todo, reconhecer todos os caminhos, a fauna e flora local, descrevendo com profissionalismo e simplicidade cada recanto que visitamos.

            Já passamos por fases e fases do restaurante. Uma confusão entre licitações, aberturas e fechamentos, (coisas da administração pública) mas acabamos driblando a situação e continuamos a frequentar o parque mesmo em época de fechamento do restaurante. Falei com o pessoal no mês passado e o restaurante está aberto novamente. Para quem está planejando sua visita, corrão, antes que o restaurante feche de novo. Experimentamos em novembro a comidinha do Jairo (um antigo monitor) e está aprovadíssimo!!!

 2-Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

            Não tenho post deste lugar, foi feito há muito tempo atrás, quando a Júlia tinha 4 anos de idade e eu nem sonhava em ter um blog.

scan0002

A última caminhada com a Júlia sendo carregada

            Por que é marcante para nós?

            Um lugar nem tão longe de São Paulo, mas a logística foi errada. Pensamos que seria melhor dirigir até uma parte mais ao sul, perto da ilha, mas que encurtasse a distância do trajeto de barco e ficamos quadrados quando chegamos até o destino final.

            Mas isso não foi o marcante, porque isso acontece em muuuitos lugares que visitamos.   

            Inventamos de fazer uma trilha bem comprida, de 24 quilômetros ida e volta e na época o João carregava a Júlia praticamente o tempo todo, então a distância da trilha não importava tanto, pois ele estava carregando ela. Só que esta maledita, tinha uma travessia de praia, (caminhada, na areia…FOFA….), uma transposição de uma pequena montanha, mais outra travessia de praia inteira, para outra subida de montanha para encontrar a droga de cachoeira no meio da segunda montanha.

scan0004

Tanto sofrimento para ver essa Cachoeira da Laje

            Na ida, beleza, tudo ok. Na volta, os idiotas dos monitores simplesmente nos esqueceram e seguiram com metade do grupo por barco e nós 3 mais a turma dos nossos fiéis amigos da família Maruoka foram deixados para trás.

            O que nos marcou aqui: a solidariedade e o carinho de toda a família, revezando o carregamento da Júlia e no final, ninguém aguentando mais, na chuva e no escuro, tivemos que descer a Júlia da cadeirinha e foi a estreia dela caminhando sozinha na trilha de volta.

 3-Chapada Diamantina 

Gruta da Pratinha

 

            Visitamos a Chapada duas vezes. Uma em 1996, só nós e outra em 2008, com a Júlia, com 8 anos de idade.

            A sugestão aqui, foi da própria Júlia e por que marcou a família?

            Além de todos os passeios, aquele visual incrível, o pôr de sol de filme, aquela água cor de ferrugem e morninha e segundo ela, pelo fato de começar aqui a saga das caminhadas longas, saindo de manhã e voltando à tardezinha, super cansada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cachoeira do Buracão

            Aqui, se iniciava o “treinamento” para as travessias que acabamos nos preparando sem querer. Nos anos seguintes, foram as outras duas Chapadas, a de Veadeiros em 2009 (nós já havíamos visitado mas fizemos questão de apresentar à Júlia) e Guimarães em 2010.

 4-Patagônia Chilena- Parque Torres Del Paine

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

            Era um sonho que acalentávamos há muito tempo, eu e o Ogro, mas para haver um aproveitamento melhor da viagem, não fizemos como todo mundo dizia para fazermos, só nós dois. Esperamos a Júlia crescer até ela poder nos acompanhar. Já falei, nunca viajamos sozinhos, desde que a Júlia nasceu. Aqui, ela tinha 11 anos de idade, na época da viagem.

            Por que foi marcante?

            A primeira trilhona internacional. O primeiro acampamento dos dois. Eu cresci acampando com a minha família, desde os 6 anos de idade, não era tanta novidade por causa do acampamento, mas… carregar a tralha toda nas costas, é outra coisa completamente diferente.

            O planejamento feito assim, louca e descabeçadamente. Planejamos a coisa toda na segunda quinzena de novembro para viajarmos na virada do ano.

            Equipamentos tudo errado, tudo pesado e sem preparo. Baixávamos na Decathlon e íamos comprando o que dava na telha, para ainda estarmos comprando coisas há dois dias de viajar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mirador Torres

            Mas chegando lá, aprendizado para uma vida inteira: a confraternização que rola nas trilhas com todos os caminhantes. A grande diversidade de países por metro quadrado. A conversa que rola solta entre todos, de onde você é, me empresta o isqueiro, você quer este restinho de arroz que sobrou. Ter a noção de compartilhar. O banheiro (lógico que coletivo nos acampamentos), têm fila, e não é só seu. Aprender a ser rápido, prático, organizado e conciso. Mesmo acabados depois de percorrer a trilha de um ponto de acampamento até outro, saber que vamos chegar e vamos preparar a nossa comida e ainda ter o espírito de se deliciar com uma sopa de letrinhas.

            E mesmo cercado de gente o tempo todo, ficarmos sozinhos, só nós 3 ou só com os nossos pensamentos mesmo. E dar força um para o outro. Falta pouco, vamos descansar um pouco, você vai conseguir.

 5- Peru- Trilha de Salkantay e todas as localidades que visitamos

            Um dos meus sonhos de vida era conhecer Machu Picchu. Emoção e glória na chegada, mas um pouquinho decepcionante na saída.

            Por que nos marcou?

            Visitei um dos meus sonhos de vida e descobri que às vezes o que projetamos não é o que encontramos, assim como encontramos lugares que não esperávamos nada e nos surpreendem.

            Mas em compensação, todo o resto da viagem foi também uma lição de vida.

DSCN1842

Subindo para o Salkantay

            O primeiro acampamento (o W em Torres Del Paine) foi pesado, sofrido e esse, com toda a estrutura correta tiraríamos de letra certo? Teríamos carregadores, o pesado iria com os cavalos, o que a gente teria que fazer era só andar… mas ninguém contou foi com o efeito da altitude.

            Me deparei com uma total falta de ar e no segundo dia mais pesado, o guia não perguntou, ele simplesmente mandou eu subir no cavalo, que eu não ia aguentar e ver sua filha e seu marido penando para subir a montanha foi doído… mas saber que os papéis inverteram no meio da trilha, e o Ogro, arfando, cansado, quase chorando na subida, e a Júlia dando a maior força: “Vai pai, você consegue, vamos parar, descansar… vai, vamos mais um pouquinho” foi revelador. De como a idade vai chegando e tomando conta de mansinho da gente, de como os filhos vão crescendo, os papéis se invertendo…

            Também vimos um povo simples, alegre, que têm orgulho da sua origem, da sua história, do seu país, crianças estudando a base de luz de velas ou lanternas no quintal, felizes da vida. Um exemplo.

 

Leia aqui mais participantes desta edição do Blogagem Coletiva:

 

1 – Felipe, o pequeno viajante – Claudia Rodrigues – http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2015/02/melhores-viagens-em-familia.html#more

 

2- Bebê Piccolo – Kelly Resende: http://bebepiccolo.blogspot.com.br/2015/02/blogagem-coletiva-as-nossas-5-melhores.html

 

3- Viagens que Sonhamos – Francine Agnoletto

http://www.viagensquesonhamos.com.br/2015/02/5-destinos-para-viajar-em-familia.html

 

4- Mosaicos do Sul – Claudia Bins – http://mosaicosdosul.blogspot.com.br/2015/02/blogagem-coletiva-as-nossas-5-melhores.html

 

5 – Viajando com Pimpolhos – Sut-Mie Guibert: http://viajandocompimpolhos.com/2015/02/22/blogagem-coletiva-5-melhores-viagens-em-familia/

 

6 – Vida de Turista – Thiago Busarello – http://www.vidadeturista.com/artigos/5-melhores-viagens-em-familia.html

 

7 – Gosto e Pronto – Debora Segnini http://www.gostoepronto.com/2015/02/as-nossas-5-melhores-viagens-em-familia/

 

8 – Viajando com Palavras – Thyl Guerra: http://viajandocompalavras.com/2015/02/22/blogagem-coletiva-melhores-viagens-familia/

 

9 – Viajando em Família – Débora Galizia: http://viajandoemfamilia.com.br/as-cinco-melhores-viagens-em-familia-cruzeiro-disney-orlando-cancun-california-e-paris/

 

10 – Trilhas e Cantos – Liliane Inglez – http://trilhasecantos.blogspot.com.br/2015/02/as-melhores-viagens-em-familia.html

 

11 – Pezinho na Estrada – Anna Karla Moura Ramos – http://pezinhonaestrada.com/2015/02/22/blogagem-coletiva-top-five/

 

12- Mamãe Tagarela – As Melhores Viagens de Pititico – http://www.mamaetagarela.com/as-melhores-viagens-de-pititico/

 

13  – Brasileiros Mundo Afora – Família Bömmels – http://www.brasileiros-mundo-afora.com/2015/02/as-melhores-viagens-em-familia.html

 

14 – Minha pele é melhor que a sua –  http://minhapeleemelhorqueasua.blogspot.com.br/2015/02/blogagem-coletiva-nossas-5-melhores.html

 

15 – Ir, ver e viver o mundo – Cláudia Cruz – http://irvereviver.blogspot.com/2015/02/6-blogagem-coletiva-as-3-melhores.html

 

16 – Eu viajo com Meus Filhos – Patricia Papphttp://viajocomfilhos.com.br/2015/02/nossas-5-melhores-viagens-em-familia-blogagem-coletiva/

 

17 – It Babies– Valeria Beirouth http://itbabies.net/2015/02/22/blogagem-coletiva-top-4-das-melhores-viagens-da-nossa-familia/

 

18 – Viagem Simplesmente – Susana Spotti – http://viagemsimplesmente.blogspot.com.br/2015/02/5-melhores-viagens-em-familia.html

 

19 – Registros de uma Mãe Carioca – Claudia Cosentino – http://registrosdeumamaecarioca.blogspot.com.br/2015/02/nossas-5-melhores-viagens-em-familia.html

 

20 – Mala Inquieta – Renata Luppi http://www.malainquieta.com.br/blogagem-coletiva-nossas-melhores-viagens-em-familia/

 

21 – Baianos no Polo Norte – Livi Souza http://baianosnopolonorte.com/blogosfera/5-melhores-viagens-da-nossa-familia/

 

22- Andreza Dica & Indica Disney – Andreza Trivillin – http://www.andrezadicaeindicadisney.com.br/2015/02/blogagem-coletiva-melhores-viagens-em-familia.html

 

23- Ases a Bordo – Ana Luiza Ogg Strauss & André Strauss – http://www.asesabordo.com.br/top5/

 

24 – Lala on the road – Manuela Andrade –http://www.lalaontheroad.com/?p=591

 

25 – Para a Disney e Além! – Carlos e Isabel Monteiro – http://www.paraadisneyealem.com.br/2015/02/blogagem-coletiva-as-cinco-melhores.html

 

26 – Rascunhos de Fotografia – Jamille Andrade – http://www.rascunhosdefotografia.com.br/blogagem-coletiva/

 

27 – Batendo perna pelo mundo – Amanda Lago – http://www.batendopernapelomundo.com/2015/02/viajando-em-familia-nossas-5-melhores.html

 

28 – Colagem – Luciana Misura

http://luciana.misura.org/2015/02/22/5-melhores-viagens-com-criancas-blogagem-coletiva/

 

29 – Do RS para o Mundo – Andrea Almeida Barros

http://dorsparaomundo.blogspot.com.br/2015/02/as-5-melhores-viagens-em-familia-6.html

 

30- Viajar hei – Patricia Longo Tayão.

http://www.viajarhei.com/2015/02/nossas-melhores-viagens-em-familia.html

 

31 – Familia Viagem – Simone Hara & Mônica Souza

http://www.familiaviagem.com.br/2015/02/22/blogagem-coletiva-nossas-5-melhores-viagens-em-familia/

 

32 – Cantinho de Ná – Cynara Vianna

http://cantinhodena.com.br/nossas-5-melhores-viagens-em-familia/

33 – Bora com a Gente – Andréa Lopes

http://boracomagente.blogspot.com.br/2015/02/blogagem-coletiva-as-nossas-5-melhores.html

 

34- A Próxima Parada-  Aressa Baffi

http://aproximaparada.blogspot.com.br/2015/02/postagem-coletiva-melhores-viagens-em.html

35- Viajando de Carro – Rosângela LVS

http://viajandodecarro.com.br/?p=6127&preview=true

36 – Espelho de si – Trícia Ferreira http://www.espelhodesi.com.br/2015/02/bc-as-5-melhores-viagens-em-familia.html

37- Roteiro Renatours – Renata Ungier

http://roteirorenatours.com/2015/02/22/blogagem-coletiva-nossas-5-melhores-viagens-em-familia/

38 – E aí, Férias! – Camila Faria http://www.eaiferias.com/2015/02/blogagem-coletiva-as-nossas-melhores-viagens-em-familia.html

39 – Guaciara Rhein – Guaciara Rhein http://guaciara.blogspot.com.br/2015/02/blogagem-coletiva-as-5-melhores-viagens.html

40 – Vou Viajar – Lu Aquino – http://vouviajar.blogspot.com.br/2015/02/blogagem-coletiva-3-viagens-classicas.html

41 – Viagem com Gêmeos – Erica Piros Kovacs: http://viagemcomgemeos.com/2015/02/25/blogagem-coletiva-nossas-melhores-viagens/

42 – Desempilhados – Tati Rosa Domingues

http://www.desempilhados.com/2015/02/uskudar-turquia-lakeridge-orlando-florida-portorico-shark-encounter-gansbaai-mergulho-tubarao.html

43 – Malas e Panelas – Andrea Martins http://malasepanelas.com/viagens-em-familia-nossas-5-melhores/

44 – Inventando com a Mamãe – Chris Ferreira – http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2015/02/nossas-5-melhores-viagens-em-familia.html

45 – O Mundo Disney – Daniele Dias

http://omundodisney.com/2015/02/28/blogagem-coletiva-as-5-melhores-viagens-em-familia/

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

41 Comments on “Blogagem coletiva- As nossas 5 melhores viagens em família

  1. Pingback: Blogagem coletiva: Nossas 5 melhores viagens em família | Familia Viagem

  2. Pingback: [Blogagem Coletiva] As nossas cinco melhores viagens em família | Viajando de Carro

  3. Pingback: As Nossas 5 Melhores Viagens em Família - Gosto e ProntoGosto e Pronto

  4. Pingback: Blogagem coletiva: nossas 5 melhores viagens em família | Roteiro Renatours

  5. Pingback: As Melhores Viagens de Pititico - Mamãe Tagarela

  6. Pingback: 5 melhores viagens com crianças: nossa lista

  7. Pingback: Blogagem coletiva – Nossas 5 melhores viagens em família – Pezinho na Estrada

  8. Nossa! Muita coragem! Gosto de trilhas, mas não tenho muita cia por aqui… Apesar disso, a Chapada Diamantina, assim como a dos Veadeiros e Jalapão, habitam meus sonhos.

    • Oi Andréa,
      Tô super atrasada, não consegui ler quase nenhum post, mas já vou resolver isso!
      Aqui, apesar de termos ido à Disney 2 vezes, são as trilhas mesmo que nos marcaram…
      Acho que vale muito a pena conhecer as Chapadas e o Jalapão ainda não fomos, mas está na lista!
      Bjs!

  9. Pingback: Blogagem coletiva: As nossas 5 melhores viagens em famílialalaontheroad | lalaontheroad

  10. Pingback: Blogagem coletiva: As nossas 5 melhores viagens em família! | Viajando com Pimpolhos

  11. Pingback: Nossas 5 melhores viagens em família -

  12. Pingback: Blogagem coletiva: nossas melhores viagens em família. - Rascunhos de Fotografia

  13. U-A-U!!!!! Amei o post….. Cada lugar lindo de morrer!!! A Patagônia já estava na lista e a Chapada entrando!!! Parabéns pelas imagens! Lindas mesmo!!!! Um beijo

  14. Olá!
    Nossa, adorei as viagens e especialmente as trilhas em Torres del Paine e Salkantay. Na de Salkantay, que idade a Julia tinha? Adoramos este estilo de viagem, mas nossos filhos ainda são muito pequenos para encarar estas trilhas. Vamos aguardar eles crescerem… Vai demorar um pouco e tomara que até lá exista fôlego para podermos realizar estas aventuras.
    Parabéns pelas viagens realizadas e pelas lindas fotos!
    Grande abraço, Rosângela.

    • Oi Rosângela!
      Na trilha de Salkantay, a Júlia tinha 13 anos de idade.
      Acredito realmente, que com criança pequena é bem difícil mesmo, ainda mais pela questão da altitude.
      Obrigada pelo comentário.
      Estou atualizando aos poucos essa lista enoooorme de postagens!
      Beijos!

  15. Admiro as viagens de vocês!!!
    Eu não tenho esse “desprendimento”todo, kkkkk

    Quem sabe um dia, não é?
    Estamos sonhando com a patagônia!!!!!

    Beijão,
    Fran@ViagensqueSonhamos

    • Oi Francine,
      É, a gente sempre foi meio maluco mesmo, mas, como diz o Eder Rezende, é questão de gosto..rsrs..
      A Patagônia (as duas, Argentina e Chile) são lindas!!!
      Beijos!!!

  16. Que máximo suas viagens. Plagiando a Fran, “não tenho esse desprendimento todo” kkk Mas acho o maior barato (ao menos de acompanhar a viagens dos outros rsrs). Parabéns! Muito legal seu post. Quem sabe não me inspiro e me aventuro mais. :) Bjs

  17. Pingback: Blogagem coletiva: top 4 das melhores viagens da nossa família! | It Babies

  18. Amei os as trilhas nos parques. Estou querendo levar as minhas filhas pra fazerem as trilhas de Ibitipoca e as suas fotos me lembraram um pouco das minhas idas a Ibitipoca quando ainda não tinha filhas. Eu amei a Chapada da Diamantina, mas fo outra viagem que eu fiz antes de ter as minhas filhas. Nossa, esse mundo é tão grande e eu cheia de destinos que eu quero voltar para apresentar pras filhas. O Peru está na nossa lista e o seu post me inspirou mais ainda.
    Finalmente eu consegui chegar nessa BC e já linkei o seu post lá no meu.
    beijos
    Chris
    5 Melhores Viagens

    • Oi Chris!
      Também conhecemos Ibitipoca em nossa época de solteiros, e a Chapada Diamantina também, mas gostamos tanto, tanto que “tivemos” que voltar para a Chapada Diaamantina para apresentar para a Júlia. Ainda estou super atrasada na leitura, mas vou tentar tirar o atraso este final de semana.
      Beijos!
      Marcia

  19. Olá, muito legal seu post, parabéns! Já fiz muitas trilhas, incluindo o W e Machu Picchu (não foi Salcantay) e simplesmente amo! Fiz também o Monte Roraima e foi maravilhoso. A ultima trilha longa foi justamente o W, que lugar fantástico! Marido também gosta, mas ainda não encaramos levar a filhota, preciso começar por algo bem simples pra ver como ela vai encarar. Mas antes de tudo preciso recuperar o meu condicionamento físico. hehehe
    Abraços

    • Oi Kelly!
      O Monte Roraima ainda está na nossa lista, temos muita vontade de conhecer o lugar, deve ser fantástico!
      Tudo tem seu tempo, assim que sua filha for crescendo, vá acostumando-a às trilhas bem devagar, aos pouquinhos e quando você menos perceber ela já estará fazendo as trilhas com vocês. E caminhar com ela, será o seu melhor estímulo para recuperar o condicionametno!
      Abraços!!

  20. Um relato Simples e emocionante! Talvez por ser Simples é que se torna emocionante…
    As palavras da Julia para o Ogro na difícil subida encheram meus olhos de lágrimas.
    São momentos como este que realmente marcam uma viagem…marcam uma Vida!
    Grande abraço a todos.

    • Olá amigo!!!
      E foi mesmo bem difícil mas até hoje ele fala que pensou em desistir um milhão de vezes e só terminou por causa do incentivo da Júlia e porque ele não podia ficar sem acompanhá-la (ou será o contrário?)
      É isso que eu falo, e você entende bem isso, são esses momentos juntos realmente que fazem a vida valer a pena e guardar na memória para sempre.
      Um grande abraço à família!!!

  21. Adorei! Vcs tem um estilo bem particular e imediatamente passam vontade de entrar em contato com a natureza! É isso que eu sinto toda vez que leio um post de vcs: fico com vontade de correr pro mato e cachoeiras!
    Essa trilha e experiência em família em Torres del Paine é absolutamente fantástica! Vc me inspirar para o futuro!
    Bj grande

    • Oi Sut-Mie!!!
      Que prazer você por aqui!!
      Puxa, estou tão atrapalhada que nem consegui passar em todas as postagens da blogagem ainda…
      Vocês é que são referência para incentivar a todos com crianças pequenas para sair pelo mundo!!
      Uma inspiração todos os dias!!
      Grande beijo!!!

    • Olá Wagner,
      Nós ficamos na Pousada Alto do Cajueiro.
      http://www.altodocajueiro.com.br/
      Não fica no burburinho do centro de Lençóis, mas o pessoal que estava com a gente reclamava um pouquinho de ter que subir a ladeira do centro até a Pousada.
      Nós gostamos justamente por ser mais afastada, o café da manhã era bom, os quartos agradáveis e o dono da pousada tinha uma visão de administração, coletividade e de sustentabilidade bem grande já há quase 10 anos atrás.
      Um abraço!
      Marcia

  22. Pingback: Top 5. Viagens em Família | Ases a Bordo

  23. Pingback: Blogagem Coletiva - As Nossas 5 Melhores Viagens em Família - Mezzo Mondo

  24. Pingback: Viajando em família – nossas 5 melhores viagens | Batendo Perna pelo mundo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *