Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Alimentos liofilizados

   *Este não é um publipost.

   Não parece importante, no momento do planejamento, puxando pela lista de prioridades, a alimentação no seu acampamento parece?
      Você lembra da barraca, do sleeping bag e pad, dos cantis, mas da comida? Qualquer coisa serve e …. a gente se vira lá não e? Vamos pegar uns ovos, salsichas, macarrão, enlatados e tudo certo…

            Até que no primeiro quilometro de subida, cada grama a mais na sua mochila parece virar um quilo, no segundo, dois quilos e você se amaldiçoa por ter trazido aquela porcaria de latas de sardinha e salsicha (e feijoada).
            Muitos já escreveram sobre andar leve,o trekking lightweight, o ultralight, ou o going light. Achei esse link com algumas indicações, para você que quer entender um pouco mais sobre isso.

              Não vou repetir tudo de novo aqui, só contar dos nossos testes com comida liofilizada, que diminuem (e muito!!!) a carga na sua mochila. E se o seu caso for como o daqui de casa, que podem passar tudo, frio, sede, sono, mas fome é o fim do mundo, é a sua saída.

            Se você quiser entender e saber mais um pouquinho sobre comida liofilizada:

https://metacolher.wordpress.com/2013/05/03/alimentos-liofilizados-o-que-sao-eles

http://www.sublimar.com.br/curiosidades/

http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2013/09/empresa-de-comida-liofilizada-vende-12-mil-pratos-desidratados-por-mes.html

       No planejamento para El Chaltén, estávamos preocupados em diminuir o peso da mochila pelo fato de ser o primeiro acampamento com a minha sobrinha, então os equipamentos mais leves que havíamos adquirido nos Estados Unidos já seriam emprestados a ela e em seguida, a alimentação seguia na lista de prioridades para diminuir o peso a ser carregado.

            Nossa pesquisa começou no ano anterior, em meados de setembro, quando encontramos nosso amigo Samuel Taets, da Pousada Gameleira  em uma edição do Adventure Sports Fair e comentamos da nossa viagem para El Chaltén e justamente, sobre nossa preocupação com o tamanho da carga e ele nos levou até o stand do Guilherme Cavallari, que já fez várias vezes estas trilhas e a Adriana Braga, diretora da Kalapalo Editora, gentilmente conversou conosco e contou sobre a sua experiência com os alimentos liofilizados.

            Começamos nossa pesquisa, encaminhando e-mails para quem conseguimos rastrear no mercado brasileiro.

            As perguntas foram as mesmas para todas, considerando que faríamos um pedido um pouco grande, pois estávamos em 6 pessoas, para 3 dias de acampamento e ninguém queria passar fome. Avaliamos que um pedido coletivo talvez barateasse o preço. 
            Encaminhamos para três empresas: a Liofoods, a Sublimar e a Militar Brasil.

 Comunicação

Nosso contato com a Liofoods só posso descrever como exemplar, e-mail respondido de bate e pronto, uma lista de preços atualizada, as amostras entregues no dia seguinte ao pedido, na minha casa!!!!! Ficamos impressionados!                       Eu sei que é chato o que eu vou descrever, mas sempre acho que nossa dúvida pode ser a de outro trilheiro, então as perguntas basicamente foram: (as perguntas estão em preto e as respostas em vermelho).

 

DSC04594

Nosso pedido da Liofoods

Liofoods

.Qual a resistência do produto a intempéries e temperaturas baixas/negativas? Nossos produtos são vendidos em sua maioria para alpinistas, excursões para Patagônia, Monte Everest, etc… não apresentando nenhum problema, desde que mantidos em sua embalagem. Eles são preparados em agua quente, então por mais que Gelem ou congelem, depois da agua quente ficarão prontinhos…

. Qual o período que o produtos pode ficar armazenado e se existe uma condição apropriada do mesmo ? A Data de Validade é 2 anos da Fabricação. Muitas vezes voce vai encontrar produtos no Mercado com 1 ano, ou até 6 meses, por estarem nos estoques das lojas. Os Liofilizados não precisam de Geladeira, é só ficar na própria embalagem…por isso são muito utilizados por aventureiros de diferentes tipos.

. Onde posso encontrar os produtos Liofoods para degustação ? Se for apenas uma amostra podemos enviar. Caso contrario, forem mais produtos, basta procurar um de nossos lojistas na Internet. Digite Refeições Liofilizadas no Google e encontrará varios pontos de venda. Caso tenha alguma dificuldade em adquirir, volte o contato para a gente.

.Qual a quantidade mínima para pedido ? Varia de Lojista para Lojista. Se o produto esta em estoque, o prazo é imediato.

. Qual o prazo de entrega ? Depende dos produtos escolhidos,

Nosso pedido da Sublimar

 

Nosso contato no início com a Sublimar foi um pouco mais complicado… Mas no final, deu certo.

Sublimar:

 Conforme solicitado, segue em anexo nossa lista de Janeiro de produtos e preços.  

Informamos que estes produtos permanecem crocantes desde que sejam armazenados adequadamente, em lugar fresco e protegidos da luz solar.

Todo produto aberto deverá ser consumido no máximo em 20 minutos, pois a umidade do ar retorna o produto ao seu estado natural, ou seja, reidratado.

Caso consuma apenas parte do produto deve ser fechado e levado à geladeira por no máximo 24 horas.

 

       A Ração Militar nos indicou um endereço na Av. Tiradentes, fomos ate lá num sábado, só para buscar e depois descobrimos que deveria ter sido comunicado antes, só que nos e-mails que trocamos, nada disso foi mencionado.

Por favor, solicito informações sobre ração militar:. Os mesmos estão disponíveis para compra por civis?

. Caso afirmativo, onde posso encontrá-los para degustação ?

. Qual a quantidade mínima do pedido, caso seja permitida a compra ?

Qual a resistência do produto para temperaturas baixas e/ou negativas ?

A resposta:

Civis também podem estar adquirindo rações militares.
Em nosso site, pode estar realizando o pedido a partir de uma unidade. 
Não temos um serviço para degustação das rações.

 

  Pedido

 As condições de pedido da Liofoods, conforme resposta em email:

Temos duas situações: 

1 – é Possível vc me pedir direto… eu consegueria eliminar o frete se tivermos tempo, pois sempre tem alguem indo e voltando de la´…como vc é nosso vizinho…eu deixo para vc aí sem custo…se der tempo de esperar nossa logistica.

2 – Comprar nos lojistas (o preço vai ser praticamente o mesmo…veja no anexo). A questão é quem vai ter os 30 itens que vc quer….pode ser que eu tenha tudo e o lojista não, ou  o inverso…para isso preciso ver o pedido e depois daremos as orientações…..

         Nosso pedido da Liofoods:

            -arroz branco

            -feijão carioquinha

            -strogonoff de frango e carne

            -macarrão integral com molho de tomate, parmesão e maionese

            -purê de batatas

            -maçã liofilizada

            -açaí com banana liofilizada em pó

            -maçã liofilizada

            -salada de frutas

 

As condições de pedido da Sublimar, também conforme a resposta em email:

Valor mínimo do pedido: R$ 200,00.

Favor enviar dados cadastrais para emissão de NFe e cálculo do frete (CPF/CNPJ, endereço completo, nome completo)

Prazo entrega de mercadoria: 5 dias úteis após confirmação de depósito.

Forma de pagamento via depósito em conta.         

Nosso pedido foi pequeno, mais a título de degustação, para justamente podermos comparar:

 P22- macarrão a bolonhesa

P51-strogonoff de frango com arroz e batata

P67- escondidinho de charque

F09- cereal matinal de granola

F10- cereal matinal de chocolate

F07- manga tommy

            No final, o pessoal da Sublimar abriu uma exceção para nós, deixou que o pedido fosse menor que o valor mínimo e depois nos encaminhou algumas amostras de cortesia, para degustação.

O preço acho melhor você mandar um e-mail e eles mandam os preços atualizados bem rapidinho.

Sabor

             Nossa preocupação com o sabor, vinha também pelo fato da minha sobrinha ter um gosto seletivo para comida, razão pela qual pedimos que as empresa encaminhassem algumas amostras antes de efetivarmos pedidos.

            As amostras que conseguimos testar foram as da Liofoods, (sim, aquelas que chegaram em casa).
            Confesso que há uns 10 anos, na ocasião do lançamento dos liofilizados, experimentamos sim, em alguma feira, mas fiquei com uma impressão tão ruim que prometi que não comeria aquela gororoba nunca mais na vida, mas a vida sempre dá um jeito de mudar nossas certezas (ainda bem!)
            Mas, apesar da apresentação não ficar daquelas coisas foto de capa de revista gourmet, o gosto melhorou e muito!

            No geral, escolha pratos que são já uma refeição, como o strogonoff ou o macarrão. Ambas as marcas são bem saborosas.

            O arroz e feijão, porque é o básico, e é bom para quando bate aquela saudadezinha do sabor brasileiro.

            As frutas deram aquela “quebrada”, não ficamos com aquela sensação de comida de acampamento e sair do esquema “vontade de doce= chocolate”.

            Mas o que mais nos surpreendeu: o cereal matinal de granola e a manga da Sublimar. O cereal, vêm com leite (eu odeio leite, para quem não sabe) e estava divino, e a manga tinha por incrível que pareça aquela “suculência” (sei lá se é assim que se escreve) natural.

Estou degustando aqui o cereal matinal da Sublimar em El Chaltén

             Até aqui, falei dos liofilizados brasileiros, mas já falei em outra ocasião, que experimentamos a linha de breakfast da Mountain House, que o Thiago levou: , e dá um upgrade fantástico no seu prosaico pão amanhecido…

            Não preciso dizer que quando visitamos a REI , para o nosso acampamento em Ocala National Forest, compramos um monte e trouxemos um pequeno contrabando para uso futuro…

O idealizado versus o mundo real

            Aquela figura idílica, de você preparando sua comidinha no acampamento, sentando no gramado verde, acendendo a fogueira (vai, para nós é o fogareiro), conversando com os seus companheiros de viagem pode existir???Levar aquela sua frigideira perfeita para um omelete quentinho… hummmm….

            Claro que pode!!!

            Num camping organizado, com banheiro, pias com torneiras, ok…

            Ano passado, quando acampamos no Pico da Bandeira , fiz tudo direitinho, levei alho para dourar no azeite para refogar o feijão, levei siiim, latinhas de atum, batata cozida semi pronta, banquete!!! Comemos com várias panelinhas com três tipos de comidas, cada um na sua tigelinha, seu copinho, seu garfinho, maior gracinha…mas, lembre-se, cheguei no acampamento de… carro… covardia pura!!!

Jantando no acampamento Casa Queimada

            Mas, na Patagônia por exemplo, isso não acontece…lembra, do caminhar leve???

            No primeiro dia, tentamos fazer como gente normal, até tinha pedido escondidinho lembra? E o máximo, compramos um maçarico na doce ilusão de colocar um queijo ralado por cima do purê e gratinar, ia ficar delicioso!!! Nossa, a gente ia abafar!!!

            Aí, voltando para o mundo real: aquela chama do maçarico não é assim, tãaao fácil de controlar para marinheiros de primeira viagem, o vento patagônico não ajudava neeem um pouco. Resultado: derretemos quase o bico do maçarico, enquanto o Thiago e a Lizanda já praticamente terminavam seu jantar, as bestas ainda lidavam com o maçarico pegando fogo, fizemos mais o strogonoff (que metade caiu da panela num descuido meu) e mais um macarrão.

            Ainda, no frio de lascar, quase anoitecendo, lavar cada tigelinha, enquanto um segurava o saco com a água gelada que as crianças haviam buscado no riozinho láa embaixo do acampamento, então não poderíamos desperdiçar, outro segurando a lanterna e outro secando a louça. Cena ridícula gente!

            Resultado: dia seguinte, usamos o JetBoil do Thiago, começamos mais cedo um pouquinho, colocar água no saquinho e rodar o mesmo saquinho entre os seis!!! Ok, vários saquinhos no caso, vários tipos de comida. Nessa hora, não tem nojinho nem frescura. Depois, só lavar 6 colheres e 6 copos e jogar os saquinhos. Super prático!!!

            Faltou aqui o depoimento sobre a Ração Militar, que assim que tivermos um tempinho vamos fazer o pedido, buscar na loja,  faremos o test drive e atualizamos o post.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

3 Comments on “Alimentos liofilizados

  1. Pingback: Ocala National Forest | Os caminhantes

  2. Em 2013 fiz uma aventura na Bolivia e subi o Huayna Potosi…. ja prevendo a dificuldade de comer na Bolívia sem passar mal resolvi comprar comida liofilizada pra experimentar… A Sublimar não gostei nenhum pouco, comprei um macarrão ao molho se não me engano e veio um molho muito forte e o macarrão tipo miojo, rsrsr tinha que cozinhar… não aprovei…. acabei levando da liofoods e deu tudo certo, o ruim dessas comidas e que se comer 2 ou 3 dias seguidos parece que o gosto é o mesmo não importando se esta comendo massa ou strogonof…

    • Olá Anderson,
      Obrigada pela leitura e pelo comentário.
      Também preferimos a Liofoods, pelo gosto, pela logística é a melhor empresa nacional neste segmento mesmo.
      Mas você tem razão, depois de 3 dias, tudo passa a ter o mesmo gosto.
      Nada como uma comida fresquinha, mas são os ônus das caminhadas…rsrs..
      Um abraço!
      Marcia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *