Chapada Diamantina- Ibicoara- Cachoeira do Buracão

Retirando daqui

          …”O município de Ibicoara, no sudoeste da Chapada Diamantina e a 1.700 m de altitude, vem ganhando espaço no turismo local. Os seus principais atrativos ficam localizados no Parque Municipal do Espalhado, uma unidade de conservação com uma área de 611 hectares, a 30 km da sede do município. Sua principal atração é a Cachoeira do Buracão, com cerca de 85 m de altura e considerada uma das mais bonitas de toda a região. Outras belezas naturais, como a Cachoeira da Fumacinha, do Lucuri e do Rio Preto também fazem muito sucesso entre os turistas e atraem, principalmente, os adeptos de esportes de aventura como o rapel, o cascading, a escalada e o trekking”…

             Passamos por aqui entre a travessia do Capão/Guiné saindo de Mucugê e indo para  Igatu, nosso próximo destino, então o guia nos reservou um passeio mais tranquilo neste dia.

            Ibicoara fica mais ao sul de toda a Chapada, e as agências recomendam conjugar o passeio com as cidades Mucugê/Igatu ou uma pernoite em Ibicoara.

Cachoeira do Buracão

Cachoeira do Buracão

Cachoeira do Buracão

            Uma caminhada de cerca de 5 km, tranquila no começo e depois com uma descida um pouco mais pesada, mas fácil de transpor.

caminho para a Cachoeira do Buracão

caminho para a Cachoeira do Buracão

            Existe a opção de ir margeando o cânion à pé ou colocar o colete e alcançar o poço. Nadar por entre os cânios foi uma das experiências mais legais que eu já tive. Nós fomos de colete e no final, ainda fizeram a ousadia (lógico só os 4, eu não) de pular do cânion para o poço que forma a Cachoeira do Buracão.

             Você tem uma idéia olhando a Cachoeira por cima, mas não é possível se avistar a queda até chegar nela literalmente e se assustar com o barulho e a força da água caindo de 80 m.

            

 

            A imagem entre os cânions, a coloração da água, das pedras e principalmente, a visão que se têm da queda após a travessia a nado pelo cânion é digno de um “Óóoohhh!!!” de admiração. Acredito que é um dos lugares mais bonitos e inesquecíveis que já visitamos

 

Só visitamos esta atração em Ibicoara, nem pernoitamos, mas achei alguns outros roteiros bem interessantes aqui:

http://ecobicho.blogspot.com.br/p/ecoturismo.html

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

3 Comments on “Chapada Diamantina- Ibicoara- Cachoeira do Buracão

  1. Belas fotos! Mais um local para acrescentar aos 3.698.754 que preciso conhecer antes de partir.
    Parabéns e um grande abraço a todos.
    Pompeo

    • Olá Pompeo!!!
      Bom, as fotos precisam de um fotógrafo profissional como você para retratar a verdadeira beleza do local!
      Este é um local que vale mesmo a visita!!
      Um grande abraço!

  2. Pingback: Descobrindo o Brasil com crianças | Os caminhantes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *