Carregadores de Crianças (ou Cadeirinhas)

             Este post surgiu por uma dúvida de um leitor do Ecoviagem onde somos colaboradores (um tanto quanto relapsos, mas que já está sendo corrigido) num post sobre Trilha com crianças . Uma dúvida simples: -“Onde ele poderia adquirir o equipamento para fazer caminhada com criança de 3 anos”.

            Pergunta simples, nada como uma googlada para encontrar o equipamento…. Será???

             Leia mais, como escolher, quais as características importantes para escolher o carregador da criança (ou cadeirinha), como ajustar, sugestões de marcas e onde comprar.

             Na nossa época, quinze anos atrás, pegamos a primeira que nos apareceu na frente, da Kelty, numa das primeiras edições da Adventure Sports Fair, básica, sem sofisticação nenhuma e hoje vendo o avanço da tecnologia dá até vontade de comprar algumas para testar (com o filho dos outros, que fique bem claro!!!)

            Achamos primordial e a pergunta que todos fazem é se o investimento vale a pena… somos absolutamente suspeitos, mas foi este equipamento que nos permitiu continuar com as caminhadas e trilhas, pois caminhar com a criança solta, dependendo do terreno onde você está coloca em risco a sua segurança e principalmente a da criança. Digo hoje que não nos arrependemos em nenhum momento, pois além de utilizarmos nas trilhas, usamos no dia a dia, no mercado, em grandes feiras (não em feira livre gente, feiras como a Bienal do Livro por exemplo), na cidade, passeando no parque…

Júlia desmaiada, na Serra da Bocaina 2002

Júlia desmaiada, na Serra da Bocaina 2002

            A criança fica confortável, segura, pode até tirar um cochilinho e o carregador fica com as mãos livres e oferece uma dinâmica maior para o caminhar.

            E o melhor: ele foi sendo rodado,dentro da família, passando para primas, amigos, amigos de amigos e até hoje roda por aí…

          Achei um post legal da REI, uma marca americana que simplesmente adoramos, de artigos esportivos, sobre como escolher um “carregador de crianças”…

             Vou elencar aqui os pontos principais, que o site coloca, misturado com algumas observações nossas

A cadeirinha passando de geração. A 1ª geração está morrendo de ciúmes abraçada com o pai...

A cadeirinha passando de geração. A 1ª geração está morrendo de ciúmes abraçada com o pai…

    Como Escolher 

 Itens Básicos para Cadeirinhas de Crianças 

             Para usar uma cadeirinha, a criança têm que conseguir sentar sozinha, sem assistência e que tenha controle do pescoço e da cabeça. Isso ocorre a partir de 6 a 8 meses. Consulte seu pediatra e observe-a, antes de começar sua incursão pelo uso do equipamento. Vi uma vez uma família com um carregador, mas o bebê tinha uns 3~4 meses e ainda não estava firme para sentar. Achei bem perigoso e logo pensei nos danos em sua coluna quando crescesse…

            A Júlia começou beeem mais tarde, com 1 ano e meio.

Ilha do Cardoso 2004

Ilha do Cardoso 2004

           Preste atenção também para o máximo que a cadeirinha pode suportar, cada equipamento tem a sua própria especificação e por segurança, não ultrapasse o peso recomendado. Além do que, depois de um certo tempo, nem o carregador consegue aguentar o peso. No nosso caso, o desmame da Júlia aconteceu com 4 anos de idade, numa trilha horrorosa na Ilha do Cardoso, onde o João não aguentou mais carregá-la.

            Lembre-se também que os carregadores são ótimos para viagens, hiking e outros usos como eu já falei acima, mas deve-se ter muita precaução e não é recomendado usá-lo em escalada, esqui, biking, somente ANDANDO, por motivos óbvios

            A maioria das cadeirinhas dividem características básicas como ajuste de ombros, as tiras de ajuste da criança, a barra lateral, compartimentos externos, tecidos, etc…

            Algumas características:

Sistema de suspensão: Não sei se seria a tradução mais apropriada aqui, mas eles querem dizer algo como um ajuste que existe nas mochilas mais atuais (e mais técnicas), de um ajuste de altura. Não da sua altura em si, mas da altura do seu tronco, ajustando a mochila (no caso o carregador) perfeitamente às suas costas. O ajuste das alças neste caso, oferece uma redução no peso carregado.

Kickstand: Não há uma tradução literal, mas são aquelas barras que permitem que a cadeirinha fique em pé para que você possa carregar e descarregar a criança. Só não vale largar a criança dentro do carregador, como já aconteceu uma vez com meu sobrinho, que tombou preso, dentro da cadeira… 

Accessórios: Uma infinidade de acessórios existem e podem fazer a diferença na sua escolha, desde:

-obrigatórios: fitas que ajustem e fazem a segurança da criança tanto pelos ombros como pelo peito;

-verifique se existe sistema que permite abaixar e levantar o assento considerando o tamanho da criança para melhor ajuste das fitas de segurança mencionadas acima;

-tecido das tiras e do material que reveste o carregador. Deve ser resistente, de fácil lavagem e secagem.

-se existe acolchoamento tanto para a parte do assento da criança, na parte frontal, onde certamente a criança irá adormecer durante a caminhada, como nas alças de segurança e ainda para o carregador;

-bolsos extras, zíperes com pequenas bolsinhas para carregar pequenas coisinhas e acessórios da própria criança até uma mochilinha pequena removível

-sistema de hidratação compatível

-capas de chuva e sol compatível

Dr. Pedrinho 2003

Dr. Pedrinho 2003

 Ajustando o carregador

            Não existe muito segredo aqui. Se houver sistema de suspensão, ajuste sua altura e as fitas de ajuste, inclusive das alças que compõem o ajuste na barrigueira, como qualquer mochila.

 Ajustando a criança

            -Coloque a criança no carregador e certifique que as perninhas da criança estão para fora da barra, para que as barras não fechem os pés ou pernas.

            -Ajuste o assento para a altura da criança, em seguida afivele a região do peito e depois as alças que vão por cima dos ombros, uma de cada vez.

            -Uma rechecagem é bem vinda, para se certificar que estão todas bem ajustadas.

            Vi algumas dicas de como subir a cadeirinha até o carregador, como se fosse uma mochila pesada de trekking, mas no nosso caso sempre fizemos isso em dois. Eu subia a cadeirinha até o João conseguir colocar uma alça de cada vez. E para descer, mesmo processo, eu carregava pelas alças de sustentação que vinham na cadeirinha e descia a Júlia.

S.Fco.Xavier 2001

S.Fco.Xavier 2001

            Neste processo, também já começávamos a aclimatar a Júlia ao equipamento, dizendo que agora ela iria “subir”, como um aviãozinho e depois ia “andar de cavalinho” com o pai e sempre foi como uma diversão.

            Porque convenhamos, não é uma coisa muito “natural” uma criança ir sendo “amarrada” e depois começar a andar, como dizia um guia na Chapada dos Guimarães, com todo o tipo de agonia para a criança: sol, bicho e calor…

            Jamais, em tempo algum, (sim, já fomos testemunhas disso….) enfie seu filho na cadeirinha NA HORA que você resolveu encarar aquela trilha com seu filho na garupa. Depois de ameaças de que se a criança começasse a chorar ou reclamar, iria apanhar, imagina o “amor” que esta criança tomou pelo equipamento. Modéstia à parte, conseguimos eu e o João, com o método do avião e do cavalinho colocar a criança de volta na cadeirinha nas outras viagens. O ônus de tudo isso foi que esta criança só queria andar na garupa do João mas na dos pais, nunca mais…

A nossa fatídica cadeirinha em Cunha, 05

A nossa fatídica cadeirinha em Cunha, 05

                     A primeira marca que me veio na cabeça, claro, foi da Kelty, nossa primeira e única cadeirinha. Não sei nem o modelo e você pode ver pela foto abaixo, que ela é o básico do básico…

           Sites:

http://www.kelty.com/c-kids.aspx

 http://www.kelty.com/p-528-mijo.aspx?category=kids

 Other Views

 MIJO

Item Number: 20652511

 $139.95 

Description

The Mijo is designed for parents looking for a simple, hands-free, safe and comfortable child carrier.  This carrier is perfect for on-the-go parents running to the grocery store, going for a quick walk in the park or even wearing around the house.

 Kelty was the first company to introduce backpack-style child carriers to the outdoor world.  Since the first KIDS carriers hit the market, Kelty has refined their original designs to create the most comfortable, easy to use, and safe child carriers available.

            Logo em seguida, uma das marcas mais tops que me veio na cabeça foi da Deuter e olhem o que eu achei: (já falei, deu até vontade de comprar para testar!)

 http://www.deuter.com.br/linha-familia

Mochila Kid Confort III

Mochila Kid Confort III

 Copiando do site: 

Se você quer fazer uma caminhada, mas não tem com quem deixar seu filho, resolvemos o problema. A linha Kid Comfort é composta por mochilas para transporte de bebês que já sabem sentar e possuem até 22 kg. O assento possui altura ajustável e cinto de segurança de cinco pontos, alças confortáveis, bolso fechado grande sob o assento, bolso traseiro para artigos de valor e um bolso lateral de tela, com um ursinho de pelúcia (Kid Comfort II III). Possui uma armação retrátil que faz com que a mochila fique em pé quando colocada no chão.

 Kid Comfort III

Peso: 3450 g
Capacidade: 20 litros
Material: Deuter-HexLite-210 / Deuter-Ballistic
Dimensões: 88 x 38 x 34 cm
Cores:    black/gray
Detalhes:  
Detalhes: A mochila possui tira peitoral, bolsos laterais e costas acolchoadas com sistema que permite rápida evaporação do suor, além do sistema Vari-Quick. Compatível com o Streamer de 2 litros (Kid Comfort II & III). Fivelas feitas em Poliamida 6.6. Revestida internamente com Poliuretano (PU) para conferir resistência a água.
Mantenha seu bebê seguro em todos os climas. Com o Sun Roof & Rain Cover, faça chuva ou faça sol, você mantém seu filho protegido! Teto solar e capa de chuva para serem acoplados ao Kid Comfort. Usado para proteger o bebê de chuva e da exposição ao sol. Não elimina a necessidade do uso de protetor solar.

Deuter-Onde Comprar

             Numa pesquisa basiquinha linkando aí no site da própria Deuter, Onde comprar achei esses exemplos:

 http://www.casadepedra.com.br/carregador-de-bebe-deuter-kid-confort-iii-959.aspx/p

 Carregador de Bebe DEUTER Kid Confort III

por R$ 1.324,006x de R$ 220,67 sem juros no cartão

 http://www.arcoeflecha.com.br/marca-123-Deuter.html

Mochila Kid Comfort III Deuter

Preço R$ 1.236,90ou em até 6x deR$ 206,15 sem juros.

http://www.penatrilha.com.br/catalogsearch/result/index/?p=4&q=deuter

Carregador Bebe Deuter Kid Confort III

R$1.124,00

        Parece uma super novidade mas o pessoal lá fora já é bem acostumado com o uso do equipamento, pois o hiking e o trekking são bastante normais para eles. Achei esse link bem interessante também, um review de cadeirinhas para hiking, como eles chamam.

 http://www.outsideonline.com/blog/outdoor-adventure/hiking-carriers-for-kids-.html

 http://www.consumerreports.org/cro/backpack-carriers/buying-guide.htm

Serra da Cantareira 2003

Serra da Cantareira 2003

            Leia também um post do Éder Rezende, do Quatro Cantos do Mundo, pode te ajudar na sua escolha.

http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2013/04/21/como-carregar-seu-filho-em-uma-viagem/

             E para complementar o processo de aclimatação do seu filho em trilhas, também leia aqui como aconteceu o nosso.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

10 Comments on “Carregadores de Crianças (ou Cadeirinhas)

  1. Excelente post!!! Pra quem gosta de caminhar esta é uma aquisição que vale muito a pena. Compramos uma Kid Comfort Deuter II (achamos que a diferença de $$ era muita pra pouca coisa), nós utilizamos quando viajamos mas também para ir ao supermercado, feira e qualquer outro lugar que precisemos andar um pouquinho mais 🙂

    • Olá Daniella,
      Obrigada pela leitura e pelo comentário.
      Esqueci de escrever no post, mas não é matéria paga ou publipost.
      Achamos a cadeirinha realmente útil e foi o equipamento que fez a diferença em nossas vidas de recém-pais.
      Um grande abraço!!!
      Marcia

    • Oi Éder,
      Imagina, não poderia deixar de citar vocês, que também adoram carregar seus filhos nas viagens!
      Espero também que continuemos um tempão trilhando por aí!
      Um grande abraço!
      Marcia

  2. Adorei o post. Mas minha dúvida é se existe mochila deste tipo pra crianças maiores, no meu caso o interesse é para uma criança de uns 19 ou 20 kg, pretendo fazer um passeio em outubro com ele e meu marido. Ele caminha bem e já está familiarizado com trilhas mas este passeio é um pouco mais longo, ele vai cansar. Vc tem alguma sugestão? A Deuter kid confort iii está em falta na casa de pedra e naõ sei se esta atenderia. Obrigada.

  3. Ótimo post! Eu e minha esposa somos adeptos do trekking, e estamos esperando nosso primeiro filho (quase 9 meses). Sempre víamos esses carregadores e achávamos o máximo, quando descobrimos a gravidez foi umas das primeiras aquisições…mesmo ele ainda não tendo nascido já planejamos as adaptações para continuar o estilo de vida. Obrigado pelas dicas e experiências compartilhadas!

    • Olá Rodrigo!
      Obrigada pela leitura e pelo comentário!!!
      Que bom, mais uma família caminhante se formando!!!
      Que seu filho venha forte e saudável e sejam muito felizes compartilhando esses momentos, como nós fomos durante o crescimento da Júlia!
      Um grande abraço!
      Marcia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *