Blogs de Viagem- Eu Leio

Campanha- Valorização dos Blogs de Viagem

No dia 29 de maio, a ABBV, da qual orgulhosamente fazemos parte completa um ano. E para comemorar, vamos fazer barulho para que este dia seja conhecido como o dia de mobilização e de campanha para a valorização dos blogs de viagem.

Como é que planejávamos viagens antes da popularização da internet?

Como diz o grande guru, Ricardo Freire, o grande Comandante, precursor dos blogs de viagem, com o seu Viaje na Viagem , viajar (e só pensar nisso) era uma coisa de maluco, parecia quase uma “seita” e seus seguidores fanáticos, discorrendo só sobre viagens…

Nesta época (gente, milênio passado!), ficávamos bem reféns de:

-agências de viagens. A impressão que passava era que seria impossível planejar alguma viagem sem a bênção das agências. Mas então, onde buscar informações a contento para planejarmos sozinhos uma viagem??? Passávamos então para:

-guias escritos e revistas. Informação estática, mas as principais fontes de informação. Mas para ficar um pouco mais atualizado, era obrigatório comprar a mais nova edição do ano. E se você quisesse algo mais focado, então tinha que comprar (como eu fiz de montão), alguns tipos diferenciados: Viajar Bem e Barato, Guia de Ecoturismo, Guias Regionais, com detalhes talvez mais específicos e ainda assim, faltava alguma coisa… então, nova busca em:

-comentários e dicas de alguém que já tivesse visitado o lugar.

Mas… (esse mas é de matar!), e se você pergunta para alguém acostumado com um resort e você quer ir para um camping, e se de repente para quem você perguntou é um chato de galocha e acha tudo muito ruim, ou se é uma Pollyana e tudo é cor de rosa??  Difícil não???

E então dá-lhe gastar interurbano (a conta do telefone ficava uma coisa depois), passar Fax e tentar “adivinhar” o que nos aguardava. Quantas vezes aquela voz simpática ao telefone foi sim, uma maravilha de anfitrião, a ponto de você se tornar amigo do sujeito depois ou aquela Pousadinha reservada, isolada e exclusiva, que você reservou parecia mais um calabouço de sequestrador…

Hoje, três anos e meio desde que começamos a blogar, posso relatar aqui, o que mudou na vida aqui de casa:

-primeiro, vejo que não somos os únicos fanáticos que pensamos, comemos e vivemos em função das viagens. Vemos que as prioridades dessa turminha são semelhantes às nossas, então não ficamos mais nos sentindo os mais “excluídos” ou fora do padrão se não estamos com a bolsa, sapato, celular, carro ou casa último tipo para sair exibindo por aí.

– quando sentamos para escrever, colocar fotos, responder aos leitores, pesquisar sobre as dúvidas destes, viajamos um pouquinho nesses instantes e deixamos os problemas dos nossos trabalhos e do mundo lá fora; é uma ótima terapia!

-a amizade e a troca de energia que vêm desse contato, é inexplicável.

Você ouvir um comentário de um leitor :”Puxa, visitar este lugar era o meu sonho de vida, que não consegui realizar ainda”- no caso um post do Glaciar Perito Moreno, a gente dar as dicas, conversar e depois de um ano a pessoa falar que visitou o lugar; Ouvir de uma colega de trabalho (gente, eu trabalho em Guarulhos!) que foi passar umas férias visitando toda a região de Minas, como Inhotim, Tiradentes e Bichinho e perguntada como foi o planejamento, falar para você: “Silvia Oliveira- Matraqueando”-  é tudo o que você precisa seguir! (Precisava contar isso!!) É incrível!

E como eu já falei uma vez, (guardadas algumas poucas e pequenas laranjinhas podres), toda a comunidade de blogueiros de viagem parece assim, uma comunidade de fiéis mosqueteiros. Nós vibramos, de verdade, com cada sucesso, cada realização, cada palestra e cada menção de um dos colegas na mídia, porque isso só valoriza este trabalho árduo, voluntário e gratuito, na grande maioria dos casos. E também ficamos muito brabos quando um de nós é plagiado, insultado e saímos quase em luta armada para defender o nobre colega.

E toda a turma de amigos (ainda que virtuais) que acabamos ganhando e conhecendo, é um presente! E mais emocionante ainda, é quando passamos do status “entidade”, pois todos são contatos virtuais e finalmente podemos nos materializar fisicamente, rola um sorriso aberto, um abraço fraterno, um encontro do que eu costumo chamar de “almas irmãs viajantes”. Podemos sentir muito estes contatos físicos este ano e te digo que foram as melhores coisas que nos aconteceram este ano!

Com as lindas Janaina Calaça e Clarissa Donda

Com as lindas Janaina Calaça e Clarissa Donda

Com o Pompeo, do Viajar Comer e Fotografar, e sua filha Walkiria

Com o Pompeo, do Viajar Comer e Fotografar, e sua filha Walkiria

E agora, na grande era da globalização e da informação, das Redes Sociais bombando, das informações a jato, ainda continuamos sim, a usar algumas das ferramentas ancestrais para os nossos planejamentos, mas antes de ser  blogueiro de viagem, somos consumidores assíduos e vorazes de blogs de viagem.

E qual a vantagem de consultar um blog de viagem???

A informação fresquinha, de quem acabou de voltar do lugar, as dicas de um “nativo”, que frequenta a região e sabe dar informações detalhadas de determinadas atrações, ou do sujeito que foi pela primeira vez e se encantou com coisas que o local nem perceberia e principalmente o tipo e o nível de interação que o blog possibilita não existe em outra ferramenta de pesquisa.

A informação num blog é pessoal, tem a marca e tem todas as pitadas da visão do blogueiro, que é gente como a gente. Não é um grupo específico, ou um profissional, ou uma matéria paga que o hotel/cidade está fazendo para promover o lugar. Lógico que existem posts que são patrocinados, mas se isso estiver bem sinalizado é mais um sinal da idoneidade de quem lhe escreve. E isso, posso afirmar como leitora, que é possível perceber quando é jabá ou não.

Esta é uma campanha lançada pela ABBV, mas não é exclusiva dela ou dos Associados. Se você também é blogueiro de viagem, é leitor de blogs de viagem participe ou simpatizante, tá valendo!

Para aderir, troque seu Avatar no Facebook, no Twitter e em todas as outras Redes Sociais pelo logo aí em cima!!

 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

2 Comments on “Blogs de Viagem- Eu Leio

  1. É isso ai, os blogs de viagem estão mudando a maneira de muita gente viajar e, acho que isso veio para ficar, pois cada vez mais esse meio de comunicanção está entrando nas casas e escritórios do leitoros. Que maravilha, pois é excelente para nós blogueiros e viajnates. Valeu pelo post!

    • Olá João Lucena!
      Obrigada pela leitura e comentário aqui no nosso cantinho!
      Também concordo, achamos ótimo que os blogs já tomaram este espaço e a tendência é cada vez mais se consolidar como seguimento.
      Acabei de visitar o seu blog e achei fantástico!
      Volte sempre!
      Um abraço!
      Marcia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *