Bairro da Liberdade- Nossas dicas

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 Nossas dicas do que ver, do que comprar e do que comer no Bairro da Liberdade
  O bairro da Liberdade, conhecido como o bairro mais oriental da cidade de São Paulo é uma festa para os olhos, ouvidos e boca (principalmente).
   Listamos aqui os lugares que costumamos frequentar para guiar você nesta visita:

Para abastecimento:
Marukai ou Casa Bueno: uma do lado da outra, quase impossível entrar aos domingos. Aqui você encontra: obentôs, doces japoneses diversos, temos que trazer sempre, entre outros, doces como o yakimanju e sembei,  salgadinhos japoneses diversos, como um salgadinho de ervilha com cobertura de wasabi (ardido que dói!)  e biscoitos de arroz, balas de algas (compre, é super diferente!), balas com sabores inusitados (o de flores é o que a gente mais gosta). Depois, a comida de verdade, temperos, (aji no moto, missô, hondashi) furikake, macarrão para yakissoba, shimeji e shiitake desidratado, macarrão para udon, wasabi para comer com sushi e sashimi e banchá.
-Marukai: www.marukai.com.br, Rua Galvão Bueno, 34
-Casa Bueno: www.casabueno.com.br, Rua Galvão Bueno, 48
Mercado Kaisen: um mercadinho pequeno, com hortifrútis orientais, mas as dicas aqui: na frente, têm uma barraquinha que vende o takoyaki e depois das 14:00 hs, os obentôs recebem um desconto de aproximadamente 20% .
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 Coleção de miniaturas do Ultraman, Ultraseven e similares no  Shinozaki

Para bater perna:

Himeyá e Tenman-yá: São lojas distintas, mas bastante semelhantes nos produtos que vendem: utensílios domésticos japoneses, panelas e aparelhos elétricos específicos, como as panelas para arroz ou fritadeiras, potinhos diversos, desde os plásticos, até os de melanina, acessórios para decoração, como luminárias e lanternas e biombos mas o que eu mais gosto são as cerâmicas japonesas, principalmente da Tenman-yá, aqueles conjuntos para chá, um mais lindo que o outro. Se eu pudesse, trazia um de cada…
.Himeyá:  http://himeya.com.br, Rua Galvão Bueno, 54
.Tenman-yá: www.tenmanya.com.br, Rua dos Estudantes, 19
Bronca: não me deixaram tirar nenhuma foto, em nenhum dos estabelecimentos!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Coleção de miniaturas no Shinozaki

Sogo Plaza Shopping: uma grande galeria, como inúmeras de São Paulo, mas aqui… lojinhas especializadas lógico. O que a gente gosta aqui: entrar nas inúmeras lojinhas que vendem animês, games, camisetas e brinquedos e acessórios para cosplay.
.Shinozaki: nem que seja para comprar um chaveirinho, vale a visita. A gente se perde com tanta coisa: os brinquedos, os chaveiros, as miniaturas diversas…
.Clássicos e animes: cada vez que a gente passa nesse box, nossa coleção do Miyazaki vai aumentando…
.Sogo Plaza Shopping: http://www.sogoplazashopping.com.br/, R. Galvão Bueno, 40.
.Shinozaki: www.lojashinozaki.com.br, 2º andar, loja 231
.Clássicos e animes: www.classicoseanimes.com,  Lj.13, Térreo
DSC01184

pertences da Júlia da Fancy Goods

Bronca de novo: não pude tirar foto. O jeito foi tirar foto das traquitanas da Júlia, velhas mesmo.
Fancy Goods: uma lojinha que as meninas de todas as idades irão amar! Tem tanta traquitana bonitinha, que não dá para sair de lá sem comprar pelo menos uma borrachinha. Bolsinhas, estojos, canetas, borrachas, lápis, cadernetas, todas importadas que sua filha (e você) irão se derreter, de tanta fofice!
Rua Galvão Bueno, 224
Ikesaki Cosméticos: revoada das peruadas aqui… não lembro direito, mas são 3 ou 4 andares de cosméticos, setor de cabelos, setor de unhas, e assim vai…
www.ikesaki.com.br, R. Galvão Bueno, 37
Tsuruya no Futon e Futon Shop: o japonês não consegue dormir com edredon fininho… nós “precisamos” do futon, para dormir. Além disto, veja os shikifuton, almofadas, tatames, esteiras e pufes.
. Tsuruya no Futon: www.tsuruya.com.br  R. dos Estudantes, 49
. Futon Shop: www.futonshop.com.br, R. dos Estudantes, 55 e 73
Livraria Sol: tradicionalíssima, funciona desde 1949. Lembro que ia buscar livros para o meu avô, desde bem pequena ali, com ele.
www.livrariasol.com.br, Pça. Da Liberdade, 153.
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo)
Também lembro de frequentar o local com o meu avô, que vinha para as exposições de orquídeas que a entidade fazia.
No 1º andar fica o Museu de Arte Nipo-Brasileiro, e do 7º ao 9º andar, está a exposição permanente do museu.
www.bunkyo.org.br,  R. São Joaquim, 381
20150425_183046

Prato do Udon Nakamura

Para comer

-Bakery Itiriki: uma padaria onde você escolhe o que vai comer no vasto bufê, entre pães de todos os tipos, doces, salgados e com especialidades japonesas, como o kare-pan, recheado com legumes ao curry e ainda os tradicionais salgados. A vitrine você enxerga da rua, e sempre é uma tentação passar ao seu lado.A sensação do momento é o suco de pobá, com umas bolinhas no fundo. Mas… não querendo esnobar (odeio isso, como faz um certo parente meu) mas esperava mais do afamado suco… achamos muito doce e as bolinhas do fundo no final vão dando enjôo. Além de custar os olhos da cara!

R. dos Estudantes, 24  Fone: 3277-4939
Food Center: é um prédio inteiro com restaurantes, na Rua da Glória. Fui no Sukiyaki House, especializado no prato que leva carnes, legumes e verduras diversas e macarrão,  e a diferença aqui, é que você mesmo vai preparando o prato na mesa que está embutido a panela, e os ingredientes vão sendo cozidos lentamente, cobertos com o molho.

No prédio também, além das casas especializadas em Sukiyaki,, outras especialidades, como sushi e udon.

Fazem parte do Food Center: O Mugui, Restaurante Ueda, Sukiyaki House e Udon Nakamura, listados abaixo:

.Mugui restaurante:

Yakissoba frito

.Restaurante Ueda:

Grelhados (carne e legumes)

11329578_774760449289943_1022878080_n

Sukiyaki no Sukiyaki House

.Sukiyaki House:

Especializada em Sukiyaki

.Udon Nakamura:

Um dos melhores udons que eu já comi

  1. da Glória, 111. Fone: 3115-6369

Restaurante Korea House: a casa mais tradicional de comida coreana na Liberdade

Itiriki: Um bufê por quilo, com especialidades brasileiras, japonesas e chinesas.
Praça da Liberdade, 159. Fone: 3341-7528
11256482_623558421111895_100503519_n

Doces na Kanazawa

Kanazawa: casa de doces tradicionais japoneses. Frequento a região há muito tempo e só esta semana é que entrei. É bem pequenininho, já no finzinho da Galvão Bueno.

Doces japoneses fresquinhos e namagashis que mais parecem esculturas.

 R. Galvão Bueno, 379.
Para alguns, um horror, para outros, um paraíso. Um horror, devido às características “ambientais” do lugar: um enorme galpão, com capacidade para 400 pessoas, que acreditem, completamente lotado aos domingos, não há privacidade nenhuma, nem cantinho aconchegante, nem clima romântico e intimista que nada! Parece na verdade, um refeitório de uma fábrica. Some-se ao fato que aos finais de semana tem sempre música ao vivo, e às vezes, não é da melhor qualidade…
Agora, o paraíso: um self service com tudo fresquinho, reposto a toda hora, com sushis  que fogem ao padrão california roll, ou aquelas misturanças com manga e maionese dentro do sushi, que pelo amor!! Sushis com tako (polvo), ovas de peixe fresquinhas, temakis, e sashimis de atum e salmão bem frescos. Não é “o” japonês, com estrelas e tudo o mais, mas é honesto e a variedade chega a deixar a gente atrapalhado naquelas curvas do bufê. Missoshiru e uma sobremesa free.
R. Américo de Campos, 9. Fone: 3208-8604
13576513_1299157880096972_1418928572_n

Lámen no Hinodê

Hinodê: o restaurante japonês mais antigo em funcionamento na Liberdade. Nós fomos e aprovamos. Leia o nosso review.
DSC01839
Pastelaria Yoka: bem famosa, cheia de indicações, dos Guias (Veja, Quatro Rodas, etc), fomos experimentar esta semana. É bem pequeninha, impenetrável aos finais de semana, então aproveitamos a semana, que estava bem mais tranquilo. O tão aclamado pastel realmente tem a massa bem fina, crocante e o recheio bem farto. São 33 sabores, e o preço varia de R$ 3,80 a R$ 9,80, o de camarão e o de bacalhau.

Eu fico no tradicional de carne, mas a Júlia e o João não deixam passar o japonês, com  tofu, shiitake e cebolinha.

 

 Para você se insipirar e conhecer mais a cidade de São Paulo
Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *