Tapiraí- SP

Cachoeira do Chá

Cachoeira do Chá

Classificação: descobertas

Descobrimos Tapiraí em uma reportagem do Ecoviagem, que falava na verdade, de um outro lugar, o Salve Floresta, que depois de visitarmos a cidade duas vezes ainda não visitamos.
É bem pertinho de São Paulo, cerca de 150 km pela SP 270, e o próprio caminho já é gostoso de fazer.Tem um visual bonito, e pegamos nas duas vezes, a neblina, que oferece um encanto a mais ao local.
Pousada do Professor

Pousada do Professor

Ficamos na Pousada do Professor , do Seu Evaldo e da Heloísa, uma pousada familiar, com chalés e duas casas aconchegantes, em número pequeno, seguindo a filosofia dos proprietários de não “lotar” o local e permanecer num ambiente o mais familiar e sossegado possível.
Trilha dentro da Pousada do Professor

Trilha dentro da Pousada do Professor

Os chalés e as casas são equipados com todos os apetrechos de cozinha. Aconselhamos aqui, leve seus dotes culinários junto com você nesta viagem, pois a cidade (se é que a gente pode chamar assim, na verdade é um vilarejo, daqueles de beiradinha de estrada, e quando você percebeu, já passou por ela) possui sim, locais para refeição, mas não nos aventuramos a comer ainda por lá.
A cama elástica na Pousada do Professor

A cama elástica na Pousada do Professor

Para quem tem crianças, elas irão gostar da trilha com uma ponte suspensa dentro da Pousada, vão se sentir a própria Lara Croft (bom, a Júlia pelo menos dizia isso na época).
A Pousada oferece na sua diária o café da manhã, bem gostoso. Peça os ovos que a Heloísa prepara, que são uma delícia!
Seguimos aqui, nossa rotina de viagem, café da manhã bem reforçado e ir para as cachoeiras do lugar. O professor faz um mapinha e você consegue chegar aos locais.
A cidade ainda não tem infra-estrutura nos locais turísticos. Não nos entenda mal, todos sabem que odiamos aqueles locais com restaurante no pé da cachoeira, é a coisa mais odiosa que existe, mas umas plaquinhas não cairia mal…
Cachoeira do Rio Belchior

Cachoeira do Rio Belchior

A mais famosa, é a Cachoeira do Chá, com queda de 30 m, acesso pelo km 164,5 da SP 079, sentido Juquiá. São cerca de 3 km em estrada de terra e depois, a trilha mais ou menos 1 km.
Existe também a Cachoeira do Rio Belchior, que possui duas quedas em um paredão de 15 m de altura, mas nós penamos para conseguir achar o local.
Cachoeira do Limoeiro

Cachoeira do Limoeiro

Visitamos também a Cachoeira do Rio Alecrim, que fica meio escondidinha, mas o acesso até a Cachoeira é bem fácil.
A Cachoeira do Rio Limoeiro também é perto, e a trilha é bem curtinha.
Pousada do Professor

Pousada do Professor

Dicas gastronômicas: a cidade é o maior exportador brasileiro de gengibre.
Existe uma casinha na estrada, a Sweet’n Simple, se você perguntar assim, ninguém vai saber, pergunte pela Dona Lourdes, que vende doces de gengibre , com chocolate e também lasquinhas de casca de laranja ou limão com açúcar ou chocolate. Achamos o preço um pouquinho salgado na segunda vez que passamos lá, mas vale a pena experimentar.
Na cidade, uma casinha mais simples também, que faz outros tipos de doce com gengibre e um xarope que o proprietário fala que cura desde tosse até dor de cotovelo, brincadeira…
Viagens em família, com crianças e adolescentes voltadas principalmente ao Ecoturismo
Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

3 Comments on “Tapiraí- SP

  1. Moro aqui neste paraiso e se quer saber a comida aqui é muito boa sim!
    Somos uma cidade com muito orgulho temos tudo o que é preciso e o que é melhor a natureza ao nosso lado.
    Obrigada pela visita e volte sempre para poder conhecer melhor este paraiso que é uma cidade tão perto de tudo que o ser humano diz precisar para viver. Adriana

  2. Adriana,
    Obrigada pelo seu comentário e voltaremos mais vezes para explorar mais o lado gastronômico da cidade e conhecer melhor este paraíso!
    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *